Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

preciso fazer oc nele porque ele da muito gargalo na minha placa de Vídeo tipo mesmo mesmo ela so usa 30% e o processador fica entre 30-20% também... o fps cai muito ele bate 200 300 ai dunada ele cai pra 150 isso não e ruim mas incomoda bastante porque meu monitor e 180hz e bla bla bla queria saber como q faz, eu não sei de nada eu tentei fazer sozinho mas não deu muito certo so consegui fazer ele ficar sempre em 4.2 mas eu preciso de + o que vcs acham q eu deveria mudar pra tentar pegar 4.3 4.4 ou ate mais quem sabe ne?

obs: sempre coloco esse tal de dram voltage no 1.3v porque as minhas memórias ja estão com oc para 3200mhz porque elas sao diferentes não sei se isso muda alguma coisa no processador 

1:2666

2:3200

coloquei essas configs

20240609_022613.jpg

20240609_022539.jpg

20240609_022557.jpg

• Confuso 1
  • Membro VIP
Postado

@Paocombatatafrita Tarde

Qual a configuração do PC por completo principalmente fonte e tipo de refrigeração do cooler e qual gabinete.

Se a placa de vídeo está em 100% de uso e o processador em 30%, perfeito isso é o cenário ideal.

Se tiver menos de 16Gb de memória RAM também vai dar gargalo.

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, J.Augusto F disse:

Sem a configuração é impossível ajudar.

Com ou sem configuração é impossível ajudar. O cara acha que a CPU tá dando gargalo (trabalhando a 30%) e que OC vai resolver isso. 

• Haha 3
  • Membro VIP
Postado

Bom dia senhores.

@Hisoka_ @J.Augusto F @Nito

Eu só descobri que o processador do colega é Ryzen 5 3600 e a placa-mãe é da gigabyte, agora vendo esse tópico o colega falou que o processador está chegando a 90°C com essa temperatura o desempenho vai despencar mesmo. 🤦🏿‍♂️

@Paocombatatafrita cara sem informações completa fica impossível ajudar.

Primeiro você resolve o problema dessa temperatura e depois você pensa em fazer overclock.

• Curtir 1
Postado

Sei que o post já foi "resolvido", foi descoberto que o motivo da queda de FPS era por temperatura, mas como o relato aí é de um jogo que está rodando a 200-300 FPS, então com certeza é jogo competitivo simples. É completamente normal o jogo não usar a placa de vídeo, são jogos graficamente leves, são feito justamente pra "qualquer" computador pegar boa taxa de FPS. Claro que a limitação do sistema está sendo imposta pelo processador, mas overclock não melhoraria quase nada, como já foi dito pelos colegas, a margem de overclock para CPUs Ryzen é bem baixa. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Sei que o post já foi "resolvido", foi descoberto que o motivo da queda de FPS era por temperatura, mas como o relato aí é de um jogo que está rodando a 200-300 FPS, então com certeza é jogo competitivo simples. É completamente normal o jogo não usar a placa de vídeo, são jogos graficamente leves, são feito justamente pra "qualquer" computador pegar boa taxa de FPS. Claro que a limitação do sistema está sendo imposta pelo processador, mas overclock não melhoraria quase nada, como já foi dito pelos colegas, a margem de overclock para CPUs Ryzen é bem baixa. 

Boa tarde

Eu estou supondo que o problema do colega é temperatura, o usuário passou informações tudo por menos da metade.

Essa informação abaixo creio eu que seja o perfil do XMP no meu ver não ajudou em nada.

Em 09/06/2024 às 02:51, Paocombatatafrita disse:

1:2666

2:3200

Tudo o que você quer fazer no PC ou qualquer outro equipamento é necessário uma base para poder dar andamento na solução, que nesse caso seria pelo menos o modelo da placa-mãe, processador, fonte de alimentação, qual sistema de refrigeração, qual temperatura está o processador em stress, como está o uso do processador, uso de placa de vídeo.

Não foi passado nada, uma boa parte do usuários do fórum tem um ótimo conhecimento, porém "informações" é primordial.

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico Boa tarde! Pelo que entendi o usuário tem uma memória 3200MHz e outra 2666MHz, mas está forçando 3200MHz para as duas. Talvez até isso esteja causando problema, visto que até a tensão que está usando é de 1.3V em vez de 1.35V, que seria o padrão para o perfil XMP dessa RAM de 3200MHz. Mesmo que estivesse em 1.35V, não sabemos se a RAM de 2666MHz ficaria estável nas mesmas especificações da RAM que é classificada para 3200MHz.

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico fonte:cx550

cooler do processador:S11PRO

gabinete:hx aquario não sei qual e mas e ótimo

não os dois fica meio meio a gpu tipo entre 30-50

e o processador a mesma coisa

tenho 16gb sim em dual channel

@Edvaldo J. Frederico nesse tempo eu tava usando o cooler dele ainda agora eu ja troquei e a temp fica 60

@Edvaldo J. Frederico ela e uma a320 bem basica mesmo mas ela por algum motivo suporta overclock quando eu tinha 3200g eu tinha feito ele a ficar 4.1 ou 4.2 não lembro exatamente

ela ta com dissipador no vrms eu acho q ta bem d boa

• Obrigado 1
  • Confuso 1
  • Membro VIP
Postado
35 minutos atrás, Paocombatatafrita disse:

@Edvaldo J. Frederico fonte:cx550

cooler do processador:S11PRO

gabinete:hx aquario não sei qual e mas e ótimo

não os dois fica meio meio a gpu tipo entre 30-50

e o processador a mesma coisa

tenho 16gb sim em dual channel

@Edvaldo J. Frederico nesse tempo eu tava usando o cooler dele ainda agora eu ja troquei e a temp fica 60

@Edvaldo J. Frederico ela e uma a320 bem basica mesmo mas ela por algum motivo suporta overclock quando eu tinha 3200g eu tinha feito ele a ficar 4.1 ou 4.2 não lembro exatamente

ela ta com dissipador no vrms eu acho q ta bem d boa

Postado

@Paocombatatafrita Como já havia dito, você não vai ter um ganho nem de 4%, seu processador já esta no limite em jogos. Mais clock pode ter uma melhora em programas tipo Blender, Cinebench entre outros, mas jogos não.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, Hisoka_ disse:

@Paocombatatafrita Como já havia dito, você não vai ter um ganho nem de 4%, seu processador já esta no limite em jogos. Mais clock pode ter uma melhora em programas tipo Blender, Cinebench entre outros, mas jogos não.

Tarde

Correto 👍🏿

Se a placa de vídeo estiver em 100% de uso e o processador estiver abaixo dos 50% fazer overclock no processador vai gerar um ganho pequeno dentro do jogos e gerar calor excessivo.

Esse overclock só vai dar diferença em Benchmark.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!