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Existe diferença entre motor de indução e motor de corrente alternada?


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A corrente alternada cria um campo magnético através do estator entre os polos e induz o rotor a girar, logo são basicamente a mesma coisa, variando em alguns aspectos, podendo ser síncronos, operando em sincronia com a frequência da corrente de alimentação onde rotor gira à mesma velocidade do campo magnético rotativo ou assíncronos, onde a velocidade do rotor é ligeiramente inferior à velocidade do campo magnético. São os mais comuns e podem ser de rotor bobinado ou de gaiola de esquilo. Bem simplificado a grosso modo, mas basicamente é isso. Depois vem os de corrente contínua, que já são diferentes, usando escovas (carvão/grafite) ou ímãs permanentes podendo ser também geradores de energia se forem girados por uma força externa (alternador, por exemplo).

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... portanto...

11 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

motor de indução e motor de corrente alternada

...há conexão entre eles:

10 horas atrás, Mega Blaster disse:

A corrente alternada

induz um campo magnético giratório. 🙃

Um motor de passo ou motor brushless pode ser considerado um motor de "indução" só não deve ser chamado de. O mesmo pra um motor dc ou motor universal: apesar de ter um campo magnético (eletroímã) giratório 'induzido' por uma tensão dc, não deve ser chamado de 'motor de indução' .. A ideia não é fazer você refletir mas sim te induzir a reflexão... ou à confusão 😁

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Vamos buscar uma síntese. Nomes de tipos de motores elétricos:

 

a) Motor DC escovado

b) Motor DC brushless

c) Motor AC

d) Motor de indução

e) Motor universal

f) Motor com inverter

 

"f" sendo, por exemplo, motor de lava e seca. Ele seria diferente do "b" usado em drones? Sabemos que um equipamento é DC e outro é AC.

 

O "a" de uma furadeira simples é sempre o mesmo "e" de uma máquina de costura que também funciona AC?

 

A propósito, o motor "a" de uma parafusadeira a bateria pode ser o mesmo da parafusadeira com fio e são "e"?

 

Mas um motorzinho "a"  de brinquedo 3V parece diferente ou apenas tem uma capa protetora que o motor "e" (acima) não tem. Notem que alguns motores elétricos não são fechados; são montados na estrutura da máquina: furadeira, ventilador.

 

Há "c" que não é como o "d" de um ventilador? Ambos tem capacitor de partida?

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20 horas atrás, .if disse:

... portanto...

...há conexão entre eles:

induz um campo magnético giratório. 🙃

Um motor de passo ou motor brushless pode ser considerado um motor de "indução" só não deve ser chamado de. O mesmo pra um motor dc ou motor universal: apesar de ter um campo magnético (eletroímã) giratório 'induzido' por uma tensão dc, não deve ser chamado de 'motor de indução' .. A ideia não é fazer você refletir mas sim te induzir a reflexão... ou à confusão 😁

 

O motor de indução realmente funciona por indução, semelhante a um transformador.

O estator pode ser comparado ao enrolamento primário de um transformador.

O rotor é como o enrolamento secundário, que está em curto-circuito. Quando o secundário recebe a indução, a corrente circula em curto-circuito, fazendo o rotor girar, pois essa é a única forma de liberar a energia.

 

Já o motor BLDC (motor de corrente contínua sem escovas) não utiliza indução. Ele funciona através da repulsão e atração de ímãs permanentes.

 

Os motores síncronos também operam por repulsão e atração, mas usam eletroímãs no rotor, que são alimentados por escovas.

 

O motor de indução é o único que realmente utiliza a indução de maneira semelhante a um transformador.

Curiosamente, os motores de indução também podem funcionar como geradores se forem girados por uma força externa. Um motor de indução trifásico de 1CV é capaz de gerar cerca de 200W por fase.

No entanto, para que gerem energia, eles precisam atingir uma velocidade próxima à nominal e necessitam de capacitores em paralelo com as bobinas de saída. Esses capacitores fornecem a energia reativa necessária para excitar o campo no rotor e magnetizá-lo, permitindo a geração de energia.

 

Se o motor de indução estiver conectado à rede elétrica e for forçado a girar mais rápido que a sua velocidade nominal, ele começará a injetar energia na rede, funcionando de maneira semelhante a um inversor on-grid.

 

 

A questão do motor de indução é que, antes do rotor começar a girar por repulsão e atração, a energia é transferida para o rotor por meio de indução. Uma vez que essa energia é transferida, o rotor utiliza essa energia induzida para gerar forças de repulsão e atração, o que resulta no movimento de rotação.

 

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12 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

@Renato.88 os motores de indução trifásicos precisam ser alimentados no estator e no rotor para funcionarem ou basta alimentar o estator?

 

 

Por se tratar de um motor de indução, a energia do estator é transferida para o rotor através do princípio da indução.

Já viu carregadores de celular por indução?

Já viu fogões por indução?

O funcionamento é baseado no mesmo princípio que rege o motor de indução.

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@Ygor Ferreira Campos de Sá

 

Se parar e pensar, o motor de Corrente contínua não existe. Motores precisam que os campos magnéticos se alternem para ele girar. Portanto, o motor de Corrente contínua tem uma forma de transformar sua alimentação em corrente alternada.

 

E aí entra a resposta da sua dúvida, veja....

5 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

os rotores bobinados têm escovas que dão acesso às suas bobinas

Esse é o motor que pode ser alimentado com corrente contínua, pense comigo:

Em uma escova colocamos o polo positivo da bateria, e na outra o polo negativo. Eles vão entrar em contato com o induzido em uma peça de cobre chamada de armadura.

Num motor desses, temos dois imãs e no mínimo três bobinas. Que estão sempre dispostos a ter duas bobinas com o campo coberto pelo imã e a terceira de fora.

A intenção disso é que ao colocar a alimentação, as duas que estão dentro vão repelir os imãs e a de fora vai atrair;

Como o induzido gira, a polaridade das bobinas vai sempre se invertendo mantendo o mesmo ciclo. Em uma volta a bobina pode ser atraída pelo imã e na outra essa mesma bobina pode ser repelida.

 

5 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

os gaiola de esquilo não têm escovas?

Esse tipo de motor foi desenvolvido junto com a invenção da corrente alternada, foi feito já pensado nisso.]

Portanto, como a corrente aplicada nele já vem se invertendo de fora, ela pode ser aplicada diretamente no estator, aliás. palavra que vem de estático, ou seja, parado.

 

Aí acontece quase o mesmo que no outro motor, como os campos magnéticos das bobinas ficam se invertendo elas fazem o rotor girar. Pois é criado o campo girante.

 

Nesse caso, o rotor não precisa de imãs, basta que seja de materiais que conduzem eletricidade (como o alumínio) e de ferro para transferir melhor o campo magnético.

Pois dessa forma, as bobinas do estator conseguem criar no rotor uma carga elétrica, assim como acontece nas bobinas dos transformadores. Esse é o fenômeno da indução, que não acontece em outros tipos de motores.]

Outro motor desse tipo que é bem usado, mas sempre esquecido, é o motor de polo sombreado:

3c9o_KPTnZvzrUsQ_Q_VGHWEi_ISGZKcxVqVA9zV

Ainda é muito utilizado em diversos eletrodomésticos por ser compacto e silencioso. Seus contras são o baixo torque e rendimento, pois esquenta bastante.

As aplicações dele são em pequenas bombas d'agua para maquinas de lavar e ventiladores usados em geladeiras, freezers, qualquer máquina que precise de refrigeração.

No passado, foi usado em toca discos.

6 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

@Renato.88 os motores de indução trifásicos precisam ser alimentados no estator e no rotor para funcionarem ou basta alimentar o estator?

Não. Se recebe alimentação somente no estator, pois esse tipo é mais comum e barato.

 

 

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7 horas atrás, Renato.88 disse:

@Ygor Ferreira Campos de Sá

 

Se parar e pensar, o motor de Corrente contínua não existe. Motores precisam que os campos magnéticos se alternem para ele girar. Portanto, o motor de Corrente contínua tem uma forma de transformar sua alimentação em corrente alternada.

 

Existe sim. O motor homopolar funciona com a corrente contínua sem comutar ou sem inverter polos magnéticos.. 

Só não é um motor prático, pois é fraco demais. Só que existe.

HomopolarMotor-motor.png

 

 

 

 

 

Quando a bateria está conectada, a corrente elétrica flui através do fio. Essa corrente cria um campo magnético ao redor do fio de acordo com a Lei de Ampère.

 

O campo magnético gerado pela corrente no fio interage com o campo magnético do ímã permanente.

 

De acordo com a Lei de Lorentz, uma força é gerada perpendicularmente tanto à direção do campo magnético quanto à direção da corrente elétrica. Essa força faz com que o condutor se mova, causando a rotação.

 

Como o campo magnético e a corrente estão em ângulos retos, a força resultante faz com que o fio gire ao redor do ímã, criando um movimento rotacional contínuo enquanto a corrente estiver fluindo.

13 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

@albert_emule por quê os rotores bobinados têm escovas que dão acesso às suas bobinas e os gaiola de esquilo não têm escovas?

Esse sistema permite a inserção de resistências externas nas bobinas do rotor para controlar o torque e a corrente de partida do motor. Tem essa vantagem em relação ao gaiola de esquilo.

 

 Vantagens: 

Controle de Torque: A adição de resistências externas ajuda a controlar o torque e a corrente de partida, tornando os motores com rotores bobinados ideais para aplicações que requerem altos torques de partida e controle de velocidade.

 

Menor Corrente de Partida: A resistência externa pode limitar a corrente de partida, protegendo a rede elétrica e o motor.

 

Desvantagens:

Complexidade: A presença de escovas e anéis coletores adiciona complexidade e requisitos de manutenção.

Desgaste: As escovas e os anéis coletores estão sujeitos a desgaste, exigindo inspeção e substituição periódicas.

 

 

Rotor Gaiola de Esquilo:

 

Barras de Alumínio ou Cobre: O rotor do tipo gaiola de esquilo é composto por barras de alumínio ou cobre que estão interconectadas por anéis condutores nas extremidades, formando uma estrutura semelhante a uma gaiola.

Sem Escovas: Não há necessidade de escovas ou anéis coletores porque as barras do rotor são permanentemente conectadas e em curto-circuito.

Indução Direta: A corrente induzida nas barras do rotor cria um campo magnético que interage com o campo magnético do estator, gerando o torque necessário para girar o rotor.

 

Vantagens:

Simplicidade e Robustez: A ausência de escovas e anéis coletores torna os motores de gaiola de esquilo mais simples, robustos e de baixa manutenção.

Custo Menor: São geralmente mais baratos de fabricar e manter.

 

Desvantagens:

Controle de Torque e Corrente de Partida: Não é possível controlar diretamente o torque e a corrente de partida como nos motores com rotor bobinado, embora isso possa ser gerido com métodos externos, como o uso de inversores de frequência.

 

 

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34 minutos atrás, albert_emule disse:

Existe sim. O motor homopolar funciona com a corrente contínua sem comutar ou sem inverter polos magnéticos.. 

Só não é um motor prático, pois é fraco demais. Só que existe.

Sim, conheço esse tipo de motor. Mas estava falando especificamente do tipo que ele perguntou. 

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  • mês depois...

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