Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Para contextualizar um pouco as coisas, meu PC foi montado em 2020 e atualmente vejo que o mesmo está sofrendo com alguns jogos mais recentes, não jogo no ultra, mas jogando em 2560x1440 espero que mantenha 60 FPS em jogos no high, coisa que não tem mais conseguido fazer. Paralelamente a isso o PC do meu pai estragou (config é i5-3450 / ASUS P8B75-V  / 6 GB DDR3  / XFX HD 5770 1GB  / Corsair 450 VX) então pensei em fazer meu UP e usar parte das peças do meu PC atual para montar o velho.

Possuo a configuração abaixo:

AMD Ryzen 5 1600AF

Gygabyte B450M AORUS

16 GB RAM

AMD Radeon RX 5700 8 GB

Fonte PCYes Electro V2 (não tenho certeza mas acho que é 550W)

Minha dúvida é, ainda vale a pena investir em AM4 sabendo que a AMD já trabalha com novo soquete?

Vejo duas possibilidades no momento, gastar entre 2 e 3 mil e trocar o processor atual por um 5700X3D ou 5800X3D e talvez a fonte. Assim poderia usar parte do hardware para montar um PC simples para o uso dele. Ou... Passar o PC atual para ele e montar um novo do zero, com arquitetura AMD ou Intel mais nova, aí não tenho nem ideia do custo para montar um PC desses. Em ambos os casos manteria a RX5700 comigo pois quero ver a nova geração das GeForce para ver se compensa comprar uma ou não ( o PC secundário ficaria com a HD5770).

Ajuda, dicas e orientações serão muito bem vindas.

Postado

Você tendo já a plataforma AM4, vale a pena pegar alguns processadores ainda, se for pra montar do zero, em alguns casos específicos ainda é interessante também. No seu caso, como você meio que vai montar uma configuração nova pra você e usar as peças atuais para o outro PC, dependendo valeria mais a pena você pegar logo uma configuração AM5.

Mas falando de AM4, o 5800X3D é péssimo custo-benefício, o 5700X3D custa R$1.000 a menos e rende só 4% menos em jogos, então a melhor alternativa de upgrade para AM4 é o 5700X3D.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!