Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos, irei tentar relatar um serviço que peguei durante a semana que me levou a pior frustação e nível de ansiedade altíssimo na carreira de técnico. 

Recebi um notebook da Dell com um HD de 1tb, o serviço era bem simples, adicionar um SSD M.2 NVMe para melhorar o desempenho. 

Primeira coisa que fiz foi gravar um pendrive bootavel e inserir junto com o SSD M.2 no notebook. Feito isso chegou na parte de configuração das partições do windows, eu sempre faço a seguinte configuração.

1 - apaguei a partição de arranque do HD 

2 - criei o novo disco no SSD onde automaticamente o windows cria a partição de arranque "efi".

3 - windows instalado no SSD perfeitamente, fui acessar o disco antigo e me deparei com a unidade trancada com o cadeado.

4 - bateu o desespero ao ver que estava com bitlocker ativado.

infelizmente creio que não haverá metodos de descriptografar o bitlocker pois não temos a senha.

então gostaria de ideias para refazer a partição de arranque do windows pelo HD, já que a unica coisa que impede do windows iniciar pelo HD é a partição de arranque.

tentativa efetuadas até o momento.

1 - refazer a partição efi através do cmd, porém não consigo pois em determinado momento vou ter que acessar a partição de disco c, lembrem-se que não tenho acesso pois esta com bitlocker ativado.

2- clonei a partição de arranque do SSD para o HD, infelizmente recebi a tela azul informando que a partição não achava o disco de origem que seria o SSD, pensei que deixando somente o HD com a partição de arranque do SSD iria funcioar, tentativa frustrada.

me ajudem, pois o cliente já fez uma pressão psicologica extrema... sujeito a recompensa!!!

• Triste 1
Postado

Sem chance amigo. Ou a senha ou a perda. O bitlocker criptografou e só descriptografa com o logon. Esse assunto já foi discutido aqui à exaustão e não tenho conhecimento de que alguém que tenha conseguido. Qual é a dificuldade com a senha? O proprietário não a tem?

Postado
agora, Mega Blaster disse:

Sem chance amigo. Ou a senha ou a perda. O bitlocker criptografou e só descriptografa com o logon. Esse assunto já foi discutido aqui à exaustão e não tenho conhecimento de que alguém tenha conseguido. Qual é a dificuldade com a senha? O proprietário não a tem?

O proprietário não sabe o que é bitlocker, essa função estava ativa em seu HD e infelizmente não tem email da Microsoft. Nesse caso eu só preciso iniciar o windows que estava em seu HD para desabilitar o bitlocker, para coseguir iniciar o windows novamente preciso criar a partição EFI do HD.

Postado

que situacao hein

para de mexer nesse disco e entra em contato com empresa de recuperacao hospital do HD, hosco recuperacao de dados.

no passado de uma hora para outra um note dell começou a pedir a chave do bitlocker para iniciar, provavel que veio de fabrica e a pessoa como no seu caso não tinha a chave de recuperacao.

comecei a fucar na BIOS, desativei o secure boot e mudei o boot de uefi para legacy (faz anos não lembro bem o que fiz) talvez so tenha desativado o secure boot. voltei a ter acesso, porém o seu caso é completamente diferente, mas quem sabe você consegue desativaro secre boot, etc . inicia com hirens boot ou algo parecido e tenta acessar

Postado
3 minutos atrás, thiago.jj disse:

que situacao hein

para de mexer nesse disco e entra em contato com empresa de recuperacao hospital do HD, hosco recuperacao de dados.

no passado de uma hora para outra um note dell começou a pedir a chave do bitlocker para iniciar, provavel que veio de fabrica e a pessoa como no seu caso não tinha a chave de recuperacao.

comecei a fucar na BIOS, desativei o secure boot e mudei o boot de uefi para legacy (faz anos não lembro bem o que fiz) talvez so tenha desativado o secure boot. voltei a ter acesso, porém o seu caso é completamente diferente, mas quem sabe você consegue desativaro secre boot, etc . inicia com hirens boot ou algo parecido e tenta acessar

vou entrar em contato com essas empresas, pois já tentei a maioria dos programas que vem junto com o hirensboot.

Postado

Se o proprietário nem sequer sabe o que é bitlocker, então ele não utilizava senha e, sim, apenas TPM.

As chaves continuam na máquina, "só" resta recriar a partição efi.

Como uso apenas legacy o @Marcos FRM poderia explicar melhor se há como recuperar a partição efi do final do disco ou se há alguma forma de recuperação da partição.

No caso do CMD, você usou esse comando?

bootrec.exe /fixboot

Caso dê acesso negado, use o seguinte comando

bootsect /nt60 all

Então refaça o comando anterior.

Você também pode tentar seguir o passo a passo desse seguinte vídeo:

1 hora atrás, LorenzoCioffi disse:

1 - apaguei a partição de arranque do HD 

2 - criei o novo disco no SSD onde automaticamente o windows cria a partição de arranque "efi".

Por que você simplesmente não desconectou o HD do cliente antes de formatar?

De qualquer forma, acho que não tem jeito. Você poderia ter clonado essa partição que ela iria bootar até se fosse por um CD, mas reconstruir assim do zero...

Nota:

Pelas minhas pesquisas, a única forma oficial seria utilizando a função "reparar meu computador" direto pela ISO do Winows 10 no pendrive. De qualquer forma, você teria que ter a senha do volume ou a chave de recuperação. Como o volume não tem senha, reze para dar certo, porque senão, vai precisar da chave de recuperação que é impossível de ter sem backup. Pergunte a seu cliente se ele tem conta microsoft/outlook e se o Windows dele está logado. Caso esteja, a chave de recuperação estará direto no e-mail e será possível recuperar.

Siga o passo a passo da própria Dell sobre recuperação de partição EFI:

https://www.dell.com/support/kbdoc/en-us/000124331/how-to-repair-the-efi-bootloader-on-a-gpt-hdd-for-windows-7-8-8-1-and-10-on-your-dell-pc

Postado

Isso, ao repensar eu poderia ter feito de várias maneiras, porém fui seguir os procedimentos que sempre faço tentando poupar tempo, nunca imaginaria que o cliente estaria com o bitlocker ativo. Isso serve de lição. O cliente não tem contas da microsoft, o método de recuperação através das conta é inviável. Esse vídeo me deu uma esperança de 10% rsrs, pois no programa que ele utiliza ainda é obrigado a selecionar a partição do sistema C, coisa que não tenho acesso pois essa partição está criptografada. 

Postado
1 hora atrás, LorenzoCioffi disse:

vou entrar em contato com essas empresas, pois já tentei a maioria dos programas que vem junto com o hirensboot.

so para você ficar ciente que nem sempre os arquivos recuperados virao com o mesmo nome, podem vir como file1, file2, etc

aos que entendem do assunto.

digamos que o HD seja sata e a cript fique na placa do HD

poderia pegar um HD do mesmo modelo, abre, inverte os discos de "case" e tenta ligar.

sera que daria certo? rs

• Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, LorenzoCioffi disse:

O cliente não tem contas da microsoft, o método de recuperação através das conta é inviável.

Sempre usem conta da Microsoft com o BitLocker. Ou façam backup da chave num pendrive:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/fazer-backup-da-chave-de-recuperação-do-bitlocker-e63607b4-77fb-4ad3-8022-d6dc428fbd0d

---

A partição EFI não é criptografada; afinal, o BIOS não conseguiria acessá-la caso fosse.

2 horas atrás, LorenzoCioffi disse:

2- clonei a partição de arranque do SSD para o HD, infelizmente recebi a tela azul informando que a partição não achava o disco de origem que seria o SSD

Isso é esperado, pois os GUIDs das partições todos mudaram, visto que é outra instalação. Tente clonar novamente a partição EFI, remover o SSD M.2, iniciar com a mídia de instalação e usar o Windows RE, rodando Bootrec /rebuildbcd. Isso talvez acerte o BCD. Ou não, por causa do BitLocker. Na pior das hipóteses, tem que descobrir como definir os GUIDs manualmente no BCD para ressuscitar a instalação antiga -- esses identificadores são uma característica do particionamento; portanto, não precisa ter acesso ao sistema de arquivos.

Suspeito que, se a instalação antiga subir, vai descriptografar, pois o TPM deve estar intacto.

Postado
1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Sempre usem conta da Microsoft com o BitLocker. Ou façam backup da chave num pendrive:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/fazer-backup-da-chave-de-recuperação-do-bitlocker-e63607b4-77fb-4ad3-8022-d6dc428fbd0d

---

A partição EFI não é criptografada; afinal, o BIOS não conseguiria acessá-la caso fosse.

Isso é esperado, pois os GUIDs das partições todos mudaram, visto que é outra instalação. Tente clonar novamente a partição EFI, remover o SSD M.2, iniciar com a mídia de instalação e usar o Windows RE, rodando Bootrec /rebuildbcd. Isso talvez acerte o BCD. Ou não, por causa do BitLocker. Na pior das hipóteses, tem que descobrir como definir os GUIDs manualmente no BCD para ressuscitar a instalação antiga -- esses identificadores são uma característica do particionamento; portanto, não precisa ter acesso ao sistema de arquivos.

Suspeito que, se a instalação antiga subir, vai descriptografar, pois o TPM deve estar intacto.

Isso mesmo, fiquei confuso nessa parte "Windows RE, rodando Bootrec /rebuildbcd. Isso talvez acerte o BCD. Ou não, por causa do BitLocker. Na pior das hipóteses, tem que descobrir como definir os GUIDs manualmente no BCD para ressuscitar a instalação antiga -- esses identificadores são uma característica do particionamento; portanto, não precisa ter acesso ao sistema de arquivos", existe algum tutorial?

• Membro VIP
Postado

O Windows RE é aquele ambiente da mídia de instalação selecionado com "Reparar o computador" logo no início. Depois, "Solução de Problemas", depois "Prompt de Comando". Antes de rodar o comando mencionado, você pode tentar "Reparo de Inicialização", vá que faça o que for preciso automaticamente...

Postado
21 minutos atrás, Marcos FRM disse:

O Windows RE é aquele ambiente da mídia de instalação selecionado com "Reparar o computador" logo no início. Depois, "Solução de Problemas", depois "Prompt de Comando". Antes de rodar o comando mencionado, você pode tentar "Reparo de Inicialização", vá que faça o que for preciso automaticamente...

tive uma ideia, a unidade 0 é o HD que to tendo problema, partição 2 e 3 estão criptografadas. Se eu apagar partição 1,4 e 5  e efetuar uma nova instalação automaticamente dentro do HD vai criar uma pequena partição efi, será que dá certo, vai ser diferente da tentativa de clonagem do SSD porque a efi vai ser do proprio HD. O que você acha?

boooooooooooooooooo.jpg

Postado

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Por que você não tenta o que eu sugeri? Ficar apagando mais partições desse disco só piora a situação.

creio que ele não reconheceu, como podemos alterar manualmente os arquivos bcd?

tentativa.jpg

• Membro VIP
Postado
diskpart

list disk

select disk 0
detail disk
list partition

select partition 1
assign letter=s
select partition 2
assign letter=k

exit

Considerando disco 0 como o disco rígido onde está a instalação defunta (preferencialmente, remova o SSD M.2 temporariamente). As saídas de "list ..." e "detail ..." são informativas apenas. Usei a partição 2 como sendo onde o Windows está; mude para 3 se for o caso. Então rode:

Bcdedit /set {bootmgr} device partition=s:

Bcdedit /set {default} device partition=k:
Bcdedit /set {default} osdevice partition=k:

Tire uma foto da saída informativa de:

Bcdedit

Feche o prompt, remova a mídia de instalação e reinicie ("Continuar").

• KairanD alterou o título para Bitlocker ativo: criar partição EFI, sem acesso ao disco C:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!