Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5600 superaquecimento

Posts recomendados

Montei um PC peça por peça. Faz um mês que tô usando o PC, e desde o primeiro dia tô sofrendo com queda de FPS em todos os jogos que jogo. Fiquei bastante preocupado pensando que é algum defeito de fábrica, mas até hoje tô tentando identificar o problema. Eu mesmo que instalei tudo, mas na hora que fui instalar o processador não consegui instalar direito. Fiz o teste de stress com o FurMark na placa de vídeo e o máximo foi 75 graus, e não vi nenhuma queda de FPS. Fiz no processador com o CPU Z, e em menos de 5 minutos chega a 87 ~ 88 graus, deixei por 10 minutos e bateu 90 graus. Pelo que vi, tô tendo problemas de superaquecimento. Vou trocar a pasta térmica. Qual pasta vocês me recomendam? E qual water cooler? No momento, uso o cooler box que veio junto com o processador. Todos os jogos ficam entre 75 graus e 80+ graus, sempre passa de 80, e detalhe, eu nem tô jogando em full HD porque tô usando uma TV como monitor e a resolução só fica em 720p. Obs: Pelo q eu vi, a temperatura máxima desse processador é 90 graus

Ryzen 5 5600

RTX 4060

Gabinete: MANCER WARD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, HnZZ disse:

Eu mesmo que instalei tudo, mas na hora que fui instalar o processador não consegui instalar direito

Poderia detalhar mais um pouco?

Você ficou bem o cooler box? Ele pode não ser a melhor coisa do mundo mas deveria dar para o gasto, já que o 5600 nem é tão exigente. Remova o painel frontal de vidro e veja se as temperaturas melhoram.

Estás tendo temperaturas altas na GPU também?

Link para o comentário

23 minutos atrás, HnZZ disse:

Gabinete: MANCER WARD

Gabinete totalmente fechado, só tem estética, não fornece boa refrigeração. As ventoinhas frontais estão ali apenas como aparato visual. É muito comum o hardware do PC aquecer além do normal em gabinetes desse tipo.

Porém 90ºC para full load no cooler box da AMD não é tão alto assim, em condições melhores de refrigeração talvez você ganharia uns 5ºC ou talvez um pouco mais.

Link para o comentário

14 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Poderia detalhar mais um pouco?

Você ficou bem o cooler box? Ele pode não ser a melhor coisa do mundo mas deveria dar para o gasto, já que o 5600 nem é tão exigente. Remova o painel frontal de vidro e veja se as temperaturas melhoram.

Estás tendo temperaturas altas na GPU também?

Eu não soube instalar o processador. Eu usei tanta força para poder encaixar o cooler, eu encaixava um parafuso, mas o outro não encaixava, aí eu tirava o cooler que já estava colado no processador. Aí eu olhei para ver como estava a pasta térmica e não ficou totalmente preenchido no processador. Acho que o problema foi esse, a ********** que eu fiz na instalação do processador. Quanto à temperatura da GPU, eu nem olho para elas kkkkk, mas quando eu olhava, ficavam em torno de 70 e poucos graus. O máximo que eu já vi dela foi 77 graus, não lembro qual foi o jogo

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Gabinete totalmente fechado, só tem estética, não fornece boa refrigeração. As ventoinhas frontais estão ali apenas como aparato visual. É muito comum o hardware do PC aquecer além do normal em gabinetes desse tipo.

Porém 90ºC para full load no cooler box da AMD não é tão alto assim, em condições melhores de refrigeração talvez você ganharia uns 5ºC ou talvez um pouco mais.

Pois é, aqui onde eu moro é muito quente. Sou de Teresina e moro num apartamento que também é muito quente. Mas essas quedas de fps são por causa da temperatura?

Link para o comentário

8 minutos atrás, HnZZ disse:

Pois é, aqui onde eu moro é muito quente. Sou de Teresina e moro num apartamento que também é muito quente. Mas essas quedas de fps são por causa da temperatura?

80ºC não causa queda de FPS, o thermal throttling da CPU só começa a ocorrer acima dos 90ºC. Seu problema de queda de FPS pode estar relacionado com outro problema. Inclusive você não citou qual seria o modelo da sua placa-mãe, se for aquela bomba da A520 Mancer, ela pode causar problemas de desempenho com esse processador devido ao VRM vergonhoso que ela tem.

Link para o comentário

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

80ºC não causa queda de FPS, o thermal throttling da CPU só começa a ocorrer acima dos 90ºC. Seu problema de queda de FPS pode estar relacionado com outro problema. Inclusive você não citou qual seria o modelo da sua placa-mãe, se for aquela bomba da A520 Mancer, ela pode causar problemas de desempenho com esse processador devido ao VRM vergonhoso que ela tem.

placa-mãe: B550M Pro-VDH WiFi  MSI

Ram: 2X8GB 3200MHZ ASGARD         

Fonte: NIDUS 550L  PICHAU     

Link para o comentário

5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Então não é problema de placa-mãe.

Quais as especificações completas da RAM? Está com XMP ativado? Instalou as RAMs nos slots 2 e 4?

Comprei aqui: https://www.amazon.com.br/gp/aw/d/B0B7CHG1MQ?psc=1&ref=ppx_pop_mob_b_asin_image

Ativei o XMP e coloquei nos slots 2 e 4

Link para o comentário

@HnZZ o anúncio é genérico, você só vai saber as especificações olhando direto no CPU-Z. Mas desde que esteja funcionando nos 3200MHz com uma boa latência, não haverá impacto direto no desempenho.

Consegue descrever melhor os problemas que está enfrentando? Citar alguns jogos, configuração usada, taxa de FPS que está conseguindo, etc.

Link para o comentário

2 horas atrás, HnZZ disse:

Aí eu olhei para ver como estava a pasta térmica e não ficou totalmente preenchido no processador.

Pega uma sacola plástica de supermercado e "vista" na ponta do dedo indicador, esticando bem, e com ele espalhe a pasta térmica até "rebocar" toda a base o cooler e o die do CPU, assim quando juntar os dois vão grudar um no outro. 😉 

Como esse gabinete Ward é ruim de airflow, os fans frontais - que já são fracos;* estão praticamente colados no acrílico frontal com pouco espaço para puxar ar, compre um Air Cooler melhor, ex. o DeepCool AG400 PLUS (2 fans push-pull), bonus: é fácil de instalar.

* Baixo CFM e pressão:

• Fluxo de ar: 39,6 CFM
  • Pressão de ar: 0,74 mmH2O
  • Curtir 1
Link para o comentário

@1lokos só tirando uma duvida meio off-topic, já que você mencionou o AG400 Plus. Eu sei que na prática a segunda fan não muda muita coisa na temperatura, mas com relação ao ruído, tem diferença significativa?

Estava estudando a ideia de mudar as ventoinhas do meu gabinete, colocar fans PWM pra trabalhar em menor rotação (as minhas são 3 pino sem PWM, Corsair AF120, só posso abaixar até 1100-1200 RPM) e adicionar mais uma no meu Gammaxx 400 V2 com o objetivo de deixar o PC o mais silencioso possível.

Link para o comentário

• Membro VIP
19 minutos atrás, 1lokos disse:

Pega uma sacola plástica de supermercado e "vista" na ponta do dedo indicador, esticando bem, e com ele espalhe a pasta térmica até "rebocar" toda a base o cooler e o die do CPU, assim quando juntar os dois vão grudar um no outro. 😉 

Como esse gabinete Ward é ruim de airflow, os fans frontais - que já são fracos;* estão praticamente colados no acrílico frontal com pouco espaço para puxar ar, compre um Air Cooler melhor, ex. o DeepCool AG400 PLUS (2 fans push-pull), bonus: é fácil de instalar.

* Baixo CFM e pressão:

• Fluxo de ar: 39,6 CFM
  • Pressão de ar: 0,74 mmH2O

Boa tarde

Sem sombra de dúvida pelo menos eu acho que usando o dedo envolvido por um saquinho de supermercado é a melhor forma de se espalhar a pasta térmica.

Usando dessa forma você consegui deixar mais uniforme, nada contra quem usa aquela colherzinha de plástico  🤣

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!