Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

placa-mãe MSI B450M PRO-VDH MAX AM4 CHIPSET B450: 474,99
https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-b450m-pro-vdh-max-am4-chipset-b450?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjw4MSzBhC8ARIsAPFOuyXf3qsYpqczEWR9n7ySueLnPf_hZn7Z3bkgeJBH8lccLYI9aAMyNoAaArPEEALw_wcB

placa-mãe MSI B450M-A Pro Max, AMD AM4, Micro-ATX, DDR4: 359,99 (Acho que tá em promoção)
https://www.kabum.com.br/produto/458886/placa-mãe-msi-b450m-a-pro-max-amd-am4-micro-atx-DDR4

Config para as placas
Ryzen 5500
16gb de ram
1TB SSD
Placa de vídeo RX 6600

Postado

A segunda opção, já que é bastante superior.

Caso queira economizar ainda mais vá com a A520 A PRO.

10 minutos atrás, Lucas Augusto_rs disse:

Config para as placas
Ryzen 5500
16gb de ram
1TB SSD
Placa de vídeo RX 6600

Aproveitando, quanto pode gastar nesta máquina?

• TheDemonLena alterou o título para Qual destas placas mãe é melhor sendo custo-benefício?
Postado

B450M PRO-VDH Max > A520M-A PRO > B450M-A PRO Max

Lembrando que o VRM da B450M PRO-VDH Max e da A520M-A PRO é basicamenteo mesmo, só muda que a B450 tem o dissipador. Mas a B450M-A PRO tem um VRM mais fraco, com uma fase a menos.

Postado
2 minutos atrás, Katorzzu disse:

a B450M-A PRO Max é superior a VDH?

Troquei as bolas, PRO VDH MAX é a melhor das duas. Agradeço por apontar meu erro!

E a A520M é ideal, A Pro Max é uma versão piorada da Pro VDH MAX, então não a considere uma opção.

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

B450M PRO-VDH Max > A520M-A PRO

Não diria que são equivalentes, tanto em questão de construção quanto VRMs? A B450 tem os features do chipset mas duvido que valha a pena pagar 100 reais a mais, já que em sua maioria acabam não sendo úteis para o gamer médio.

• Curtir 2
Postado
21 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

A segunda opção, já que é bastante superior.

14 minutos atrás, Katorzzu disse:

@RonaldoXbox a B450M-A PRO Max é superior a VDH??

A B450M PRO-VDH MAX é mais elaborada, VRM de 6 fases (4+2) com dissipador - na B450M-A PRO MAX é 5 fases sem dissipador; reforço ("blindagem") no PCIe, dois slots PCIe x1.

O VRM da A520M-A PRO é mais elaborado - tem 6 fases (4+2) que o da B450M_A PRO MAX, pois é uma placa mais recente.

Postado
2 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Não diria que são equivalentes, tanto em questão de construção quanto VRMs? A B450 tem os features do chipset mas duvido que valha a pena pagar 100 reais a mais, já que em sua maioria acabam não sendo úteis para o gamer médio.

Só coloquei que é superior devido ao dissipador que já vem na placa, o que em teoria ajudaria a manter o VRM mais frio com CPUs mais exigentes.

Só que eu estava analisando os vídeos do Guiga Games e notei algo estranho. Apesar das duas placas terem a exata mesma configuração de VRM (mesmos MOSFETs, mesma quantidade de fases), no teste da B450 com o dissipador removido, o VRM aqueceu bem mais do que a A520 sem dissipador (padrão). Não sei o que poderia ter impactado nesse resultado.

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

no teste da B450 com o dissipador removido, o VRM aqueceu bem mais do que a A520 sem dissipador (padrão). Não sei o que poderia ter impactado nesse resultado.

Estranho, acredito que hajam duas possibilidades desse resultado:

1) Ele posicionou o dissipador de forma errada

2) A Pro VDH MAX não têm o dissipador por beleza, e sim porquê necessita dele. A520 A PRO então é melhor construída, já que mesmo sem dissipadores mantém boas temperaturas.

A520M A Pro já estará mais que perfeita para você, além de bem construída é barata.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Lucas Augusto_rs disse:

@GuilhermeGB Nesse sentido, qual seria a melhor opção para um custo beneficio? To montando esse PC pra jogar e mexer com edições

Usando o Ryzen 5 5500 não teria diferença na prática entre as duas opções citadas, mas para futuros upgrades a PRO-VDH Max é melhor.

• Pedroou alterou o título para Qual destas placas-mãe AM4 é melhor custo-benefício?
Postado

A520M A Pro, já que têm o preço da A-Pro Max com a construção da Pro VDH MAX. A Pro Max é uma placa bastante básica, mínimo que eu recomendo para começar no AM4 é este modelo A520.

Postado
3 minutos atrás, Lucas Augusto_rs disse:

@RonaldoXbox Faz sentido!! Aí que vem o X da questão, se a A520M-A PRO sai o mesmo preço da B450M-A Pro Max, qual eu deveria pegar?

@GuilhermeGB Você diz futuros upgrades em relação a processador e placa de vídeo?

A A520M, tem uma construção superior, como o @RonaldoXboxdisse

Postado
34 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

2) A Pro VDH MAX não têm o dissipador por beleza, e sim porquê necessita dele. A520 A PRO então é melhor construída, já que mesmo sem dissipadores mantém boas temperaturas.

No caso o VRM das duas é exatamente igual, como foi mostrado no vídeo dele. O VRM principal das duas tem 4 fases, sendo uma configuração com 1x MOSFET de alta SM4337 e 2x de baixa SM4503 (EDIT: essa configuração seria por fase). Ele não diz quais são os usuados na B450, mas eu pausei o vídeo e li nas fotos, mas essa lista aqui também confirma as especificações dessa B450:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1d9_E3h8bLp-TXr-0zTJFqqVxdCR9daIVNyMatydkpFA/edit?gid=611478281#gid=611478281

Só se as duas placas operam de forma diferente, o que faz o VRM da A520 trabalhar de forma mais eficiente que da A520, vai saber...um dia ainda quero ter a oportunidade de testar algum Ryzen 7 aqui na minha B450 pra ver como se comporta, o máximo que eu fiz foi alguns overclocks mais pesados no meu 3600, onde o consumo dele em stock passou dos 100W com cerca de 67A, mas só vi a temperatura chega nos 71ºC (segundo sensor da placa-mãe, não tenho camera térmica pra confirmar).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...