Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptação de um disco Piezoeletrico por alto falante


Ir à solução Resolvido por vtrx,

Posts recomendados

Eu queria alterar o circuito do esquema postado,e no lugar de um disco piezoelétrico utilizar um alto falante ,tipo os usados em interfone ou parecido,para ter um som mais alto.

No artigo de referencia,a tensão que chega ao piezo é de 39v,não sei se algum tipo de alto falante suporta isso,alto falante pequeno.

Quero aproveitar o não uso de trafo na fonte,alguma observação?

AMP.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse circuito foi feito justamente pra tocar muito alto, mas precisa de um piezo adequado, do tipo em que se usa em sirene de automóveis. 

Eles são maiores e tem uma espécie de corneta de plástico colada neles. 

 

Um alto falante pequeno ali não funciona, ele pode queimar se for pequeno, e se for grande vai roubar a carga do circuito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... poizé... e o que faz tocar alto é a alta tensão 45V e baixa corrente da baixa impedância/capacitância do piezzo de alguns supostos nF's. Uma alternativa 1/2 lôka é você colocar um trafo trafinho de fonte ac + um R em série chute 100R pra cima com primario no lugar do piezzo e sua saída o a.f. que tiver na reta. A ideia é casar impedâncias. Também vale a pena você colocar um bd139 no lugar deste bc'zinho daí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, vtrx disse:

reproduzir 'áudio',e não 'ruído'.

Audio "hi-fi"? Sendo assim, suponho que o piezzo com sua

1 hora atrás, .if disse:

impedância/capacitância

está casado com o projeto, frequência do pwm e afins. Uma outra alternativa é extrair o audio do pwm com filtro rc comum e aplicar num amplificador de verdade.

 

1 hora atrás, vtrx disse:

adaptar não sendo grande?

Um trafinho de carregador shing - ling até que é bem pequeno. No entanto devido ao complicador ...

1 hora atrás, vtrx disse:

'áudio',e não 'ruído'.

...há de se ter noções ligeiramente mais avançadas do sistema. Algo como a adição de um C pra recompor o áudio... Mas eu (eu) colocaria o trafinho mesmo assim pra ver que merdadá... Um ligeira vantagem é a da isolação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, vtrx disse:

Só lembrando que ele vai reproduzir 'áudio',e não 'ruído'.

O que da para adaptar não sendo grande?

Que tipo de áudio? 

A fonte em si já não é adequada pra isso, é meia onda com pouca filtragem. 

A intenção original do circuito é somente produzir barulho mesmo, como fazer uma sirene. 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai reproduzir 'voz' a 19.000hz.

Ja reproduz,falta tentar utilizar apenas dois fios AC 'pendurado' na parede.

Obs:Não montei o circuito da imagem,apenas teste no protoboard mas com alimentação 'normal' 5v e não montei a parte que alimenta o piezo.

Comprei este:

Buzzer Passivo Piezoelétrico Alta Potência -at3040

 

Não testei com o circuito mas da para perceber que não é grande coisa.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
58 minutos atrás, vtrx disse:

'voz' a 19.000hz.

Só bebê/criança consegue ouvir esta 'voz' com qualidade. E se trocar pra a.f. (comum), ele sequer vai responder.

Enfim, estou recebendo sinais confusos sobre este projeto. Se achar que deve, fala + sobre ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Só bebê/criança consegue ouvir esta 'voz' com qualidade. E se trocar pra a.f. (comum), ele sequer vai responder.

Enfim, estou recebendo sinais confusos sobre este projeto. Se achar que deve, fala + sobre ele.

Na verdade,voz foi um exemplo,mas não passa de uma campainha eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

15 horas atrás, vtrx disse:

não passa de uma campainha eletrônica.

Então vá de piezzo mesmo. Não é caro e acho que até tem em antigo telefone - na base. O pulo do gato pra "amplificar" o som é a caixa acústica (ou de ressonância) dele. Mas se for insistir em colocar um a.f., sinta o que me apareceu na cabeça agora: mantenha o piezzo pra formar o áudio: um opto isolador com entrada em "paralelo" com ele: capte o sinal audível e aplique na saída numa caixinha de som bluetooth com entrada line-in p.ex. Ou até mesmo com o trafinho [isolador] que mencionei lém cima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que dá para usar aqueles trafinhos que tem dentro dessas lâmpadas de led comuns, queimadas, no lugar do piezo?

Quem sabe aí daria para colocar daqueles falantes de 2 pol, 4~8Ω/10w, 5w que tem aos quilos aí, pela Internet...

 

Em tempo: Não entendi... a frequência vem desse PWM, aí? E é constante ou vem música ou alguma outra alteração de lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, vtrx disse:

Alguém pode me dizer qual a função dos três diodos zener(13v) no esquema do inicio do post?

Criar um zener de 39V, um valor que não se acha fácil pra comprar. 

A ideia dele foi fazer uma fonte com duas tensões, de um lado dos diodos se tem 44V e do outro 5V.

 

Esse outro circuito é pra uma tensão só. 

Com vários valores de tensão opcionais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Renato.88 disse:

Criar um zener de 39V, um valor que não se acha fácil pra comprar. 

A ideia dele foi fazer uma fonte com duas tensões, de um lado dos diodos se tem 44V e do outro 5V.

 

Esse outro circuito é pra uma tensão só. 

Com vários valores de tensão opcionais. 

Que interessante,uma fonte 'dupla'.

Neste mesmo esquema,sabe me dizer se o capacitor de 560nf,pode ter um valor menor,tipo o capacitor do outro esquema?

E no primeiro esquema,caso o capacitor de 560nf entre em curto,o fusível queima ou ele é utilizado para outra situação crítica?

A segunda fone parece melhor,mas não conseguiria adaptar a parte da alimentação de 39v para o piezo?

 

9 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@vtrx , de onde você tirou o esquemático? Ele está completo? O que comunica (fio) a chave de tocar? Originalmente a legenda "PWM" está indicando uma onda quadrada característica do toque?

 

Com a intenção dos 19 kHz você quer um toque tipo tim-dom?

É parte de um esquema que utiliza um microcontrolador,a saída PWM vem de áudio gravado numa flash ou eeprom,pode ser entre 8khz até 19 que é o máximo que o PIC que vou usar alcança,não é a dúvida aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
40 minutos atrás, vtrx disse:

o capacitor de 560nf,pode ter um valor menor,tipo o capacitor do outro esquema?

Sim pode. Quanto menor, "melhor" pro quesito segurança, consumo e etc. Teste a partir de 100nF pra ver.

Permita-me registrar que fonte não isolada como esta tem suas 'peculiaridades' inseguras. Opte por um carregador de celular que você tem um monte aí + 1 barato dc dc stepup (clique) p.ex.

E ndv a questão da tensão. Passou de 20v o apito é bem alto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vtrx

Aproveitando o seu diagrama...

  • Use o capacitor (100nF), o transistor (qualquer NPN para pequenos sinais) e o resistor de realimentação/polarização (2M2). Os três componentes à esquerda e abaixo do circuito.
  • Coloque um dos terminais do falante de 300 ohms, das cápsulas de telefone, no coletor do transistor.
  • Conecte o outro terminal do falante na fonte de 5V. 

Observações:

  1. Se o seu sinal for PWM, talvez você possa retirar o resistor de realimentação (2M2) e colocar um resistor de 47k entre a base e o terra.
  2. Sua fonte apresentada (sem trafo) não é isolada galvanicamente da rede. Talvez a fonte (de 5V?) que alimenta o seu circuito, caso tenha sobra de corrente (talvez 20mA), possa ser utilizada nesta adaptação.
  3. Você vai ter que testar o circuito da minha proposta, antes de concluir, pois eu não testei.

MOR_AL

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, MOR_AL disse:

@vtrx

Aproveitando o seu diagrama...

  • Use o capacitor (100nF), o transistor (qualquer NPN para pequenos sinais) e o resistor de realimentação/polarização (2M2). Os três componentes à esquerda e abaixo do circuito.
  • Coloque um dos terminais do falante de 300 ohms, das cápsulas de telefone, no coletor do transistor.
  • Conecte o outro terminal do falante na fonte de 5V. 

Observações:

  1. Se o seu sinal for PWM, talvez você possa retirar o resistor de realimentação (2M2) e colocar um resistor de 47k entre a base e o terra.
  2. Sua fonte apresentada (sem trafo) não é isolada galvanicamente da rede. Talvez a fonte (de 5V?) que alimenta o seu circuito, caso tenha sobra de corrente (talvez 20mA), possa ser utilizada nesta adaptação.
  3. Você vai ter que testar o circuito da minha proposta, antes de concluir, pois eu não testei.

MOR_AL

 

Vou começar a montar,para teste,esta semana.

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

 

Isso lembra-me muito uma campainha sem fio com várias melodias.

A diferença é que vai usar fio,e de preferência somente o da rede elétrica.

 

Estava lendo artigos na internet sobre fonte sem transformador,'Transformerless Power Supply', e achei muito interessante em um artigo onde o autor especifica que o capacitor de redução,o que fica na entrada AC,deve se do tipo X2,para evitar que entre em curto ou exploda o circuito,pois segundo conta a especificação X2 ou X1 o isolamento interno é feito para não entrar em curto caso algo errado aconteça.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2024 às 18:10, vtrx disse:

não passa de uma campainha eletrônica

 

22 horas atrás, vtrx disse:

entre 8khz até 19

 

Ainda não entendi o porquê de uma frequência tão alta para uma campainha. Esse som é pouco audível pelo ouvido humano. 

A não ser que o objetivo seja outro, como por exemplo espantar animais, insetos.... 

 

22 horas atrás, vtrx disse:

Neste mesmo esquema,sabe me dizer se o capacitor de 560nf,pode ter um valor menor,tipo o capacitor do outro esquema?

O capacitor é quem controla a corrente no circuito, ele age como um resistor. 

Porém tem a ver com a tensão de entrada.

Por exemplo, para uma mesma capacidade de corrente, em 110V se usa um valor e se a rede for 220V metade do valor. 

Existe uma matemática um pouco complicada pra determinar essas coisas. 

 

No segundo esquema, o capacitor é um 225. Na verdade se lê 2,2uF um valor bem maior que a fonte do primeiro esquema. 

13 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

Isso lembra-me muito uma campainha sem fio com várias melodias.

É exatamente isso que o autor do primeiro esquema fez. Mas o projeto dele é com fio. 

22 horas atrás, vtrx disse:

E no primeiro esquema,caso o capacitor de 560nf entre em curto,o fusível queima ou ele é utilizado para outra situação crítica?

É praticamente impossível um capacitor desse entrar em curto. 

O fusível ali é um pouco inútil, protege a instalação elétrica do local. Porém o restante do circuito, tirando o capacitor é mais frágil do que ele. 

22 horas atrás, vtrx disse:

A segunda fone parece melhor,mas não conseguiria adaptar a parte da alimentação de 39v para o piezo?

Verdade. A segunda fonte é de onda completa, é melhor sim. 

É fácil misturar ela com a outra. 

Só colocar o que tem a partir do diodo 1N4007 na saída da outra. 

Retira o zener que está sozinho. 

Aumenta a tensão do 470uF pra 50V no mínimo. 

Retira aquele 10/250V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Ainda não entendi o porquê de uma frequência tão alta para uma campainha. Esse som é pouco audível pelo ouvido humano. 

A não ser que o objetivo seja outro, como por exemplo espantar animais, insetos...

É uma campainha temática,vários efeitos a escolher,apitos,ruídos,sinos etc.

 

Citação

É praticamente impossível um capacitor desse entrar em curto. 

Vários artigos em Inglês,citam que ele pode aquecer e 'explodir' em algum momento,principalmente em 220v,caso não seja tipo X.

 

Citação

Só colocar o que tem a partir do diodo 1N4007 na saída da outra. 

Retira o zener que está sozinho. 

Aumenta a tensão do 470uF pra 50V no mínimo. 

Retira aquele 10/250V. 

poderia 'desenhar' esta ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 26/06/2024 às 06:19, Renato.88 disse:

Ainda não entendi o porquê de uma frequência tão alta para uma campainha. Esse som é pouco audível pelo ouvido humano. 

 

Eu lembro dos 44.1 kHz de arquivos de áudio MP3. Algumas campainhas tem som de melodia muito limpo, agradável. Exigência na "força" do toque em alto volume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Solução

Olá a todos.

Voltando ao tópico só para encerrar.

Fiz o circuito para teste e o resultado final foi péssimo.

Não vale a pena usar o circuito,grande e áudio baixo e a carga também,não ativa um micro rele se precisar.

A alternativa para deixar o circuito pequeno e não usar um TRAFO,pois os componentes não ficarão acessível ao toque,foi utilizar uma fonte sem trafo eficiente,usando o LNK306.

Usando este esquema pude alimentar um TDA7052 e um falante de 3w com volume muito alto,a ponto de ter a opção de diminuir o volume.

Muito interessante usar a linha LNK30X.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!