Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, ontem adquiri uma Alexa e já configurei o wake on lan, verifiquei todas funções, todas configurações e fiz tudo correto.

Porém alexa não está ligando meu PC via comando de voz ( quando eu desligo o PC totalmente), mas eu fiz um teste deixando em modo suspensão e funcionou.

Mas pelo que sei , é pra ligar também enquanto o PC tiver totalmente desligado, certo ? alguém pode me ajudar ?
O que eu já fiz:
- Configurei as opções na placa de rede

- verifiquei as opções de energia do windows

- Já habilitei as opções Wake on Lan na BIOS ( até mesmo que em modo suspensão está funcionando perfeitamente)
- A inicialização rápida na BIOS está desativado já

( a configuração entre o wake on lan e alexa está correto, se não , creio que nem iria funcionar em modo suspensão, creio que seja algo do PC, da placa de rede, BIOS ou algo de função energia)

Mas tudo que pesquisei até agora e sei, eu já fiz.

• Curtir 1
Postado

Olá

Isso é meio complicado, porque nem toda placa-mãe se comporta igual. depende muito do fabricante tanto da MB quanto do chip de rede.

Como o nome diz, Wake on LAN serve para acordar o PC que já está ligado, porém dormindo (Em espera ou hibernado, depende da placa-mãe). Minha placa que é genérica desses kit xeon da China, por exemplo, só funciona o WOL se estiver em estado de espera ou hibernado. Se o PC estiver desligado não funciona.

Mas olha que coisa interessante que eu acabei descobrindo ao fazer esses testes. Na minha placa em específico, quando eu desconecto a fonte da tomada e religo na tomada mas não ligo o PC, deixo ele apenas energizado. o WOL não funciona.
Mas se eu ligar o PC pelo botão e depois desligá-lo normalmente, aí o WOL funciona. Ou seja, tenho que ligar o PC pelo botão pelo menos uma vez para que o WOL fique "habilitado". Se por acaso ocorrer de faltar energia e após voltar, fico sem poder ligar via WOL. 😠

Penso eu que a forma mais simples seria usar alguma tomada inteligente (IoT) compatível com Alexa e configurar a placa-mãe para sempre ligar ao energizar (AC recovery = Aways ON), assim terá um controle mais confiável.

The Ultimate Guide to Wake on LAN for Windows, MacOS, and Linux

• Curtir 1
Postado

@claudineybm Isso nem só com placa-mãe genérica, se cai a luz e sua placa-mãe não tem configurado para subir sozinha novamente, o WOL deixa de funcionar, trabalho com máquinas de 4k pra mais e é a mesma coisa... 

Mas minha dica é configurar pra subir sozinho quando cair a energia, não lembro o nome da função na BIOS

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, J. Flavio Melo disse:

se cai a luz e sua placa-mãe não tem configurado para subir sozinha novamente, o WOL deixa de funcionar, trabalho com máquinas de 4k pra mais e é a mesma coisa... 

Mas minha dica é configurar pra subir sozinho quando cair a energia, não lembro o nome da função na BIOS

Sim... WOL não sobrevive a uma queda de energia. Na BIOS normalmente dá para configurar ação em caso de "Power loss", o problema é que o comum é ter a opção da maquina ligar assim que volta a energia, e não ficar em StandBy. Dependendo da aplicação isso pode ou não ser interessante.

@WilliamReis10, quando você desliga a maquina completamente, os leds da placa de rede seguem com atividade? Isso é o mínimo para que o WOL funcione quando a maquina está totalmente desligada.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, WilliamReis10 disse:

Porém alexa não está ligando meu PC via comando de voz ( quando eu desligo o PC totalmente), mas eu fiz um teste deixando em modo suspensão e funcionou.

Pode ser que sua fonte não esteja mantendo o mínimo de corrente necessário em S0 --- no popular, desligado --- e assim não liga a máquina. Mas nos estados de suspensão a máquina não está de fato desligada e então a corrente nem foi desligada... Acho que são 800mA. Algumas placas tem um jumper para controlar isso e precisa verificar.

5 horas atrás, W46n3r disse:

Sim... WOL não sobrevive a uma queda de energia

WOL foi criado para isso e funciona normalmente. O complicado mesmo é o que o progresso trouxe: mais uns 4 estados de suspensão e hibernação em que a máquina não está de fato desligada.

WOL foi desenvolvido nos anos 80 como um sucessor normal de WOR --- a mesma coisa, mas via telefone --- e nessa época a máquina estava ligada ou desligada só. Depois foram aparecendo vários estágios de suspensão e hibernação.

5 horas atrás, J. Flavio Melo disse:

se cai a luz e sua placa-mãe não tem configurado para subir sozinha novamente, o WOL deixa de funcionar, trabalho com máquinas de 4k pra mais e é a mesma coisa... 

Isso (WOL,WOR) foi crado para servidores em ambientes sem operadores nos 80 e é o normal religar após uma queda de força. Estranho dizer isso.

5 horas atrás, J. Flavio Melo disse:

Isso nada tem a ver com WOL, mas um nome possível é "Restore AC on Power Loss" (AMI) . E faz mesmo parte do que se quer configurar no uso "sério"  de uma máquina que precise de WOL. As opções são 

ON -   quando  a energia volta: sempre liga

OFF - sempre desligado. Não faz nada.

MEMORY ou "last state" -  liga de novo se estava ligada quando caiu a força. E em geral é o que se precisa.

Note que BIOS é masculino (system é masculino em português).

Postado
20 minutos atrás, J. Flavio Melo disse:

Entendi seus pontos em relação a criação do WOL, mas nunca vi funcionar na prática pós queda de energia.

Meu servidor de mídia (Plex, Windows) usa WOL e volta depois de uma queda de energia. E religa via WOL. WOL serve exatamente para isso. Meu PABX VOIP (asterisk Linux) também. Não sei o que dizer. WOL foi criado para isso há mais de 40 anos. Basta que tenha tensão mínima da fonte alimentando a placa de rede. O resto é a coreografia de sw e os drivers. 

Como eu disse, era mais simples antes desses S0, S1, S2, S3, S4. O caso S0, DESLIGADO, é o mais simples. /se fosse para funcionar em um só estado de shutdown seria esse: quando o protocolo foi criado não havia hibernação, suspensão, suspend-to-RAM e tal. E é por isso que em geral se desliga a reinicialização rápida em Windows (versões consumidor) para evitar problemas com WOL: estados que não DESLIGADO --- S0 ---  teriam que monitorar os magic packets e isso nem sempre acontece.

Você fala A sistema ou O sistema? porque pelo que sei é Sistema Integrado de Entrada e Saídaporém usamos a sigla em inglês, mas de qualquer forma, estamos aqui para ajudar o camarada do post em questão, não discutir português.

Sim, o sistema, o BIOS.  off-topic, mas assim é.

Ainda bato na tecla que é muito mais fácil você comprar uma tomada inteligente e linkar com a alexa.

Isso nada tem a ver com Wake On LAN. Mas pode ser visto como mais fácil. 😄 

• mês depois...
Postado
Em 20/06/2024 às 10:25, claudineybm disse:

Olá

Isso é meio complicado, porque nem toda placa-mãe se comporta igual. depende muito do fabricante tanto da MB quanto do chip de rede.

Como o nome diz, Wake on LAN serve para acordar o PC que já está ligado, porém dormindo (Em espera ou hibernado, depende da placa-mãe). Minha placa que é genérica desses kit xeon da China, por exemplo, só funciona o WOL se estiver em estado de espera ou hibernado. Se o PC estiver desligado não funciona.

Mas olha que coisa interessante que eu acabei descobrindo ao fazer esses testes. Na minha placa em específico, quando eu desconecto a fonte da tomada e religo na tomada mas não ligo o PC, deixo ele apenas energizado. o WOL não funciona.
Mas se eu ligar o PC pelo botão e depois desligá-lo normalmente, aí o WOL funciona. Ou seja, tenho que ligar o PC pelo botão pelo menos uma vez para que o WOL fique "habilitado". Se por acaso ocorrer de faltar energia e após voltar, fico sem poder ligar via WOL. 😠

Penso eu que a forma mais simples seria usar alguma tomada inteligente (IoT) compatível com Alexa e configurar a placa-mãe para sempre ligar ao energizar (AC recovery = Aways ON), assim terá um controle mais confiável.

The Ultimate Guide to Wake on LAN for Windows, MacOS, and Linux

Estranho, muitas vezes o que acontece é o contrário, sendo que se desligar pelo W10 eu não permite religar pelo WOL, e se o computador tiver um hard reset ele consegue ligar novamente, isso devido à algumas configuração de economia de elegia que o W10 aplica no adaptador ao desligar (que pode ser mudado em avançados dentro do adaptador no gerenciador de dispositivos). 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!