Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Comprei usada, o vendedor anunciou com defeito, cilindro bom, só fica piscando o botão de ligar, precisa enviar ao conserto e não sabe qual o problema. Ele pediu 220 eu ofereci 100 e fechamos em 145 mais o frete de 21, total de R$ 166,00.

Meu objetivo é inicialmente tentar identificar o defeito e aproveitar para ver quais peças são compatíveis com a versão posterior, a HL1202.

Quando chegou tinha um forte cheiro de óleo desengripante e a parte de baixo melada de óleo, a etiqueta interior do lado esquerdo manchada de óleo também. A tomada é de 20A. Pelo número de série foi fabricada em setembro de 2013 e as marcações dos plásticos também indicam setembro de 2013.

O toner e o cilindro parecem ser originais, o cilindro tem o que eu chamo de sinal de manutenção:

3.jpg.e509ea8736ade3c873159a520c8e4215.jpg

Arranhões e parte do anel elástico fora do lugar, testados em outra impressora a impressão saiu bem falha, apenas um fantasma, testado o cilindro com outro toner o fantasma se repetiu e testado o toner com outro cilindro a impressão saiu perfeita, apenas com o inconveniente de estar vazando pó, provavelmente foi recarregado.

O defeito do DRUM é algo a ser estudado, visualmente não encontrei nada fora do normal, havia o fio corona e a superfície do cilindro parecia estar nova, minha suspeita é que não está tendo contato elétrico no cilindro.

Ao ligar na tomada a impressora dá o estalo característico, acendeu o led laranja e já puxou uma folha de papel travando logo em seguida com a folha inteira dentro da impressora, o LED laranja de erro fica piscando direto e não achei no site da Brother a indicação do que significa, depois de remover a folha, tentei combinações de toques diferentes e não consegui imprimir a página de diagnóstico nem a de teste.

Fiz a instalação dos drivers no computador e pela primeira vez a impressora me disse o que está acontecendo com ela:

1.jpg.c5cc4222a6e78aa096466ec87ef05cab.jpg

A solução de problemas sugeriu desligar e ligar no botão ou tirar da tomada e recolocar, nada resolveu e indicou a página da Brother:

2.jpg.15b137fcef361dfbf43fa1f04d36b93b.jpg

O que parece ser problema mecânico, o que me levou a desmontar a impressora e suspeitar de algo na lateral esquerda:

4.jpg.1608e08510080a9409e90311f754ce63.jpg

Porém, girando com a mão, todas as engrenagens parecem estar em funcionamento normal. O cheiro do óleo desengripante é mais forte nesta parte, o que indica que alguém fez a mesma análise inicial e chegou na mesma conclusão e tentou lubrificar as engrenagens na esperança da impressora voltar a funcionar.

Eu imagino que não haja qualquer problema nas peças da parte direita nem na parte de baixo e direciono minhas suspeitas para o fusor, o qual ainda vou desmontar quando tiver um tempo.

• Membro VIP
Postado

Eu removi o fusor e iria testar ele em outra impressora HL1202 mas vi que o fusor da 1112 só tem um par de fio que entra na placa principal enquanto que o fusor da 1202 tem dois pares:

plugs.jpg.db3008d83849135e19d4e95bbf2fa247.jpg

Achei por bem não forçar o teste porque a falta do outro par de fios pode ser algo que venha a danificar a impressora boa, remontei e no final do serviço apareceu uma molinha solta na mesa:

mola.jpg.82d24677689d02b0d3f8ebf98cd4e4df.jpg

Pelo que me lembro, esta mola fica no sensor de papel da unidade fusora, olhei nos dois fusores e ambos estavam com as molas.

Por suposição, ou esta mola está faltando, tipo caiu de algum lugar que eu ainda não sei qual é ou está sobrando, tipo caiu dentro da impressora durante uma manutenção e o técnico colocou outra no lugar.

Reli o manual de serviços e não achei nada sobre este problema mecânico; eu imagino que seria algo em alguma engrenagem e descarto a possibilidade de ser em algum sensor, já que cada um deles vai dar uma mensagem de erro especifica.

O fusor também estava melado de óleo, inclusive isso explica porque saiu fumaça da impressora quando liguei ela. Mecanicamente o fusor está girando sem travamentos.

A única maneira que conheço para se chegar na peça com defeito é ter uma impressora funcionando normalmente, ai vai trocando as peças até chegar na peça que gera a mensagem de erro.

Como eu não tenho outra HL1112, o diagnóstico preciso fica prejudicado.

Nessa hora bateu a dúvida do porque ficar comprando problemas sem saber se pode resolver e a melhor coisa a fazer é dar uma parada no serviço, partir para fazer outra coisa e quando estiver com a cabeça fria retoma a linha de pensamento, por exemplo: ao invés de primeiro diagnosticar o defeito, partir direto para a comparação de peças que podem ser usadas na HL1202.

• Membro VIP
Postado

Lista de peças compatíveis:

LT2431001 Placa fonte baixa é a mesma para a série 11XX e 12XX, também é a mesma para a DCP1512 e 1617, fica a observação que nesta aqui veio com tomada de 20A, pode ser original ou então foi trocada. Testei a fonte da HL1212W e ligou ok mantendo a mensagem de erro.

LV1040001 Placa fonte alta é a mesma para a HL1202. Quando coloquei a da 1202 na 1112 os dois LEDs passaram a piscar junto mostrando a mesma mensagem de problema mecânico e não respondendo a mais nenhum comando porém, ao ligar sem o cilindro, a mensagem muda para sem cilindro e se colocar só com o cilindro sem o toner volta na mensagem de mecânica. Falta testar a placa da 1112 na 1202, eu imagino que esta placa também está com defeito, parece ser o caso clássico em que colocaram todas as peças ruins na impressora para então vender.

LY8121 Fusor, em ambas tem o mesmo código porém o fusor da 1202 (VK82) tem dois pares de fio entrando na placa principal e o fusor da 1112 (VK11) tem apenas um par. Acredito que as demais partes internas, carcaça, rolos e lâmpada são iguais.

LV0974 é a placa principal da HL1112 com apenas uma entrada de fios do fusor e a LV1404 é a placa principal da HL1202 com dois pares de fios entrando do fusor. Aqui não tem jeito, as placas são diferentes.

Estas são as peças da lateral direita e acredito eu que tirando a tampa superior, todo o resto da carcaça é idêntico, exceto pelo suporte dianteiro que vem escrito o modelo da impressora e pela tampa traseira que vem com a etiqueta do modelo da impressora e número de série. Os encaixes e funcionalidades são as mesmas só mudam pequenos detalhes de ranhuras no plástico ou não.

Com base no que observei, meu plano de diagnóstico é trocar a unidade fusora junto com a placa principal e as fontes alta e baixa, tudo da 1202 que está funcionando bem e colocar no lugar das peças da 1112 e vice versa.

Se as peças da 1112 funcionarem bem na 1202 sem o aviso de mecânica  e as da 1112 na 1202 derem o aviso de mecânica, significa que é algo ali na carcaça, sensores engrenagens e laser. Se o resultado for diferente, pode ser que o problema esteja na placa principal da 1112.

Agora sim eu tenho um plano que pode dar certo.

• Membro VIP
Postado

Seguindo o plano: transplantei da 1112 para a 1202 as seguintes peças; Unidade fusora, placa principal, fonte alta e fonte baixa, a impressora ligou normalmente sem mensagem de erro ou piscar de LED entretanto, o LED verde não acende, o que me direciona a suspeita para a placa fonte alta.

Imprimi a página de settings:

Print1.jpg.6fc234792159b4f2b8a62ba2bb26fe09.jpg

O número de série confere, o contador de páginas está em 4913, pelo histórico de erros o ERROR E54 deve ser o que identifica a tal mecanica.

O contador de toner está em 10 e portanto deve ter imprimido cerca de mil páginas por toner, sem contar o toner inicial que é zero.

Depois imprimi a folha de manutenção:

Print2.jpg.bed2aab6a8db1b4aa0306659af0fc127.jpg

Ela está com 37.884 horas de funcionamento, foi ligada 563 vezes sendo que pela primeira vez em 01 de fevereiro de 2014.

Tentei montar a tampa da 1112 na carcaça da 1202 e não consegui fechar, nem tão pouco identificar o que tem de diferente à ponto de impedir o fechamento, depois volto neste ponto.

Outra conclusão lógica é que o rolo fusor está perfeito, com exceção de que as unhas estão um pouco sujas ou com poeira ou alguma espécie de resíduos acumulados nas pontas, exatamente onde tocam no rolo fusor, o qual está sem marcas de atrito com as unhas, pela minha experiência pessoal, o rolo fusor começa a ficar marcado quando a proteção das unhas se desgasta.

Diante desta nova situação todo um novo horizonte de possibilidades se abriu para mim, acho que vou começar trocando a placa fonte alta para ver se o LED verde acende, depois, vou colocar o laser original para ver se não está nele a origem da falha mecânica, na sequência vou ver se tem como trocar um a um os sensores e se nenhuma destas partes for identificada como a origem do erro, vou partir para o mecanismo do lado esquerdo, inicialmente tentar colocar uma micro câmera por dentro para tentar achar algo errado e se não conseguir, partir para a desmontagem do mecanismo que ao meu ver vai se tornar algo impossível de ser remontado e voltar ater condições de funcionamento.

Viva a brother!

• Membro VIP
Postado

Teste da placa fonte alta, com outra o LED verde acendeu. (abri um novo post só sobre a placa fonte alta que não acende o LED verde)

Teste da unidade Laser, está ok funcionando normalmente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...