Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conexão 5v (ARGB) de GPU pega em 5v (ARGB) de Kit de fan ?

Ir à solução Resolvido por Kashalicov,

Posts recomendados

Opa, boa noite! Recentemente comprei um uma placa de vídeo que vem com um conector ARGB de 5V, porém minha placa-mãe possui 2 conectores ARGB, um deles está conectado com 5FANS (3 do water cooler e 2 normais). 
Minha dúvida é a seguinte: Posso ligar esse conector da placa de vídeo em um conector 5V do meu outro kit de FAN? ficando ao total 5(fan)+1(placa de vídeo) no ARGB da placa-mãe?

Placa de vídeo: https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-galax-GeForce-RTX-4060-ti-ex-1-click-oc-8gb-gddr6-128-bit-46isl8md8aex

Kit de FAN que quero conectar junto com o ARGB da placa de vídeo: https://pt.aliexpress.com/item/1005006312278478.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.10.60e3caa4BgNqnt&gatewayAdapt=glo2bra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite! Sim, você pode ligar o conector ARGB de 5V da sua placa de vídeo em um dos conectores ARGB de 5V da sua placa-mãe, mesmo que já esteja usando outros dispositivos ARGB. No entanto, há algumas considerações importantes a serem feitas para garantir que tudo funcione corretamente e de maneira segura.

Considerações Importantes:

Limite de Corrente:

• Certifique-se de que o conector ARGB da placa-mãe pode fornecer corrente suficiente para todos os dispositivos conectados. Cada conector ARGB tem um limite de corrente que pode suportar. Se você exceder esse limite, pode causar problemas de funcionamento ou até mesmo danificar o conector ou os dispositivos conectados.
  • Verifique o manual da sua placa-mãe para saber o limite de corrente suportado pelo conector ARGB. Em geral, cada dispositivo ARGB, como fãs ou tiras de LED, consome uma quantidade específica de corrente que deve ser somada para garantir que não exceda o limite.

Cabo Splitter:

Se você não tem um splitter ARGB, você precisará de um cabo splitter para conectar a placa de vídeo e o kit de fãs ao mesmo conector ARGB da placa-mãe. Existem cabos splitters ARGB disponíveis no mercado que permitem conectar vários dispositivos a um único conector ARGB.

Compatibilidade:

Assegure-se de que todos os dispositivos ARGB são compatíveis entre si e com a placa-mãe. Dispositivos ARGB de 5V não devem ser misturados com dispositivos RGB de 12V, pois isso pode causar danos aos componentes.

Procedimento:

• Verificação do Manual:

Verifique no manual da placa-mãe o limite de corrente para os conectores ARGB. Normalmente, essa informação está na seção de especificações técnicas ou na parte de conectores.

Calcular o Consumo:

Calcule o consumo total de corrente dos dispositivos ARGB que você deseja conectar. O consumo é geralmente especificado em amperes (A) ou miliamperes (mA). Somando o consumo dos 5 fãs e da placa de vídeo, compare com o limite suportado pelo conector da placa-mãe.

• Uso de Splitter:

Use um cabo splitter ARGB para conectar todos os dispositivos ao mesmo conector ARGB da placa-mãe, garantindo que a soma dos consumos não ultrapasse o limite permitido.

Exemplo:

Suponha que cada fã consome 0,3A e a placa de vídeo consome 0,5A.

5 fãs x 0,3A = 1,5A

Placa de vídeo = 0,5A

Total = 1,5A + 0,5A = 2A

Se o conector ARGB da placa-mãe suportar, por exemplo, 3A, você estará dentro do limite e poderá conectar todos os dispositivos usando um splitter ARGB.

Resumo:

Sim, você pode ligar o conector ARGB da sua placa de vídeo em um dos conectores ARGB de 5V da sua placa-mãe, mesmo que já esteja utilizando outros dispositivos ARGB, desde que não exceda o limite de corrente suportado pelo conector ARGB da placa-mãe. Verifique o manual da placa-mãe para obter as especificações exatas e use um splitter ARGB adequado, se necessário.

- Kasha

Link para o comentário

@Kashalicov Opa, adorei sua explicação!! Pelo que entendi a minha pode receber até 3A de corrente. 

image.png.f8ab000dffc0bced1aef9325a14654f2.png

Fui ver a corrente das ventoinhas e vi a seguinte imagem:

image.thumb.png.64773b77bec7889245aedf9d26062603.png

Usei a seguinte fórmula para calcular a corrente > 3W / 12V = 0,25A    > Então multipliquei 0,25A * 5 = 1,25A

Não achei a corrente nem potência do ARGB da minha placa de vídeo mas ela é esse modelo aqui:

https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-galax-GeForce-RTX-4060-ti-ex-1-click-oc-8gb-gddr6-128-bit-46isl8md8aex

Então da para conectar tranquilamente com cabo spliter das propria fans + Placa de vídeo no 5V ARGB da placa?

(Modelo das fans) https://pt.aliexpress.com/item/1005006312278478.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.11.5c99caa41l28K4&gatewayAdapt=glo2bra

Link para o comentário

@Kashalicov Opa, vou pegar sim! Mas no momento não to com essa opção 😕 . Então o que eu fiz ali em cima ta certo? Ou fiz tudo errado ?

E uma outra dúvida se você souber, a controladora ela regula a corrente e posso conectar tudo no ARGB 5V? ou ela só facilita evitando o splitter?

image.png.fa614a64cc42a0fdef8fa3b9e22800f8.png

E vou ter que por 4 fans em um Sys Fan e uma só em outro Sys fan, porque  senão estoura a corrente, né isso ?

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!