Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Código de Gray ou expandir o atmega 328p?


Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Não se preocupe com o dimensionamento do motor a não ser que tal estudo seja exigido no TCC. Qualquer motorzinho DC que tenha uma redutora na saída do tipo rosca sem fim (o que se usa nas máquinas de vidro automotivo, limpador de parabrisa) te resolve 2 problemas: tem torque de sobra e é um freio natural (rosca sem fim não transmite rotação da carga para o motor, é unidirecional). Sobre o dimensionamento das coroas, primeiro tem que achar a corrente ou pensar em impressão 3D dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo @Sérgio Lembo eita, acho que o senhor ajudou um pouco. Eu fico em dúvida a respeito do dimensionamento entre as duas coroas e correntes na estrutura, assim para calcular o torque do motor e entre outros. Corrente de transmissão o nome desse processo, tava lendo elementos de máquina.

@Sérgio Lembo Não vai ser exigido no TCC 🙏, as correntes eu tava vendo da norma Asa, tô tentando achar projetos que utilizam essa corrente de transmissão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure por corrente K1, é o modelo com asas. Na asa é que fixará o varão. A partir de $100,00 o metro. Sobre a engrenagem: terá que ter um diâmetro um pouco maior que a largura de cada módulo de transporte. Se o diâmetro nominal for 5cm maior, a bandeja que sobe passará a 5cm da que desce, simples assim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tamanho da corrente é dependente da distância entre as bandejas de transporte. A distância entre as bandejas de transporte forçosamente é múltiplo da distãncia entre as abas de fixação da corrente. Exemplo: uma corrente com 5,08mm de passo com abas a cada 5 elementos, teremos uma oportunidade de fixar o varão a cada polegada, ou seja, a distância entre bandejas será em múltiplos de polegada. Definida a distância entre as bandejas, multiplique pelo número de bandejas para saber o tamanho da corrente. Regra de 3, ensino fundamental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

12 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

esteira se usa em movimentos lineares,

Não havia visto o carro do outro lado.. achei que era um simples sobe e desce

 

9 horas atrás, Dan Henrique disse:

dúvida a respeito do dimensionamento entre as duas coroas e correntes na estrutura, assim para calcular o torque do motor e entre outros. 

O amigo pareceu que está muito vinculado ainda na parte teórica.. Talvez pra compor seu relatório ou algo assim. Mas suponho tudo ser muito leve e simples correntes, discos, catraca de bike deve dar conta com folga. Ou até mesmo polias, correias e do gênero é quase fácil de adaptar. P.ex. polia pra tanquinho você pode até achar em sucatas ou comprar. De novo, imaginação e criatividade são bem vindos. Na falta deles, de novo, youtube...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 24/06/2024 às 10:53, aphawk disse:

nem quis entender a geração do sinal SH_CP,

Bicho preguiçoso viu.😁.. Já que você foi o único que se interessou 😒, veja a parte que te toca:

 

#define DS595 PORTA0

struct l_b0
{
unsigned _dummy:2;
unsigned l_rs:1;
unsigned l_en:1;
unsigned l_dt:4;
};

union 
{
struct l_b0 sb;
unsigned char lcd8;
} lcd_bus;

#define LCD_DATA lcd_bus.sb.LCD_DATA //4 bits: dados pro display
#define LCD_RS lcd_bus.sb.l_rs //1 bit : comando/dado
#define LCD_EN lcd_bus.sb.l_en //1 bit : enable


void delay(unsigned int dl)
{
while(dl--); //alguns uSegs
}

void shift(unsigned char dd)
{
unsigned char s,ps;
for (s=0; s<8; s++) //desloca 8 bits
	{
	ps=30;
	DS595=!(dd&1);
	delay(30);//pra manter nível durante os...
	while (ps--) DS595^=1; //...pulsos
	dd>>=1; //próximo bit
	}
DS595=1;
delay(250);//tempo maior=pulso de latch
DS595=0;
delay(250);//tempo maior=pulso de latch
DS595=1;
}

void lcd_strobe(void)
{
LCD_EN=0;
shift(PORT8);
LCD_EN=1;
shift(PORT8);
LCD_EN=0;
shift(PORT8);
}

void lcd_write(unsigned char c)
{
PORT8 = (PORT8 & 0x0f) | (c & 0xf0);
//LCD_STROBE;
lcd_strobe();
shift(PORT8);
//delay(50);
c <<= 4;
PORT8 = (PORT8 & 0x0f) | (c & 0xf0);
shift(PORT8);
//LCD_STROBE;
lcd_strobe();
//delay(50);
}

/**********************************************************************/
void display(unsigned char pos,const char * s)
{
LCD_RS=0;
lcd_write(pos);  //posiciona cursor
LCD_RS=1;
while(*s)
lcd_write(*s++);
}
  
display(0x80," ----Ola---- ");
display(0xc0," ----CDH---- ");

A ideia do SH_CP é que ele é gerado por pulsos rápidos que o 1nF em série deixa passar que faz um filtro passa alta e/ou diferenciador - o que mais lhe agradar . Diodos são para carga/descarga ou melhor dizendo, para acoplamento ac/dc.. algo como expliquei pro amigo @alexandre.mbm agora há pouco.  Neste momento o dado DS estava mantido pela carga 1 ou descarga 0 do 10nF previamente carregado [ou des] e mantido o nível pelo delay(30). Já o ST_CP que chuta os dados pra fora é gerado pela manutenção do pulso por mais tempo delay(250) pra carregar o 100nF até nível 1.

Pelo fonte acima, perceba que pra cada sinal deve-se fazer um shift() 🤪

 

Já falei recentemente pro amigo @alexandre.mbm que o capacitor é uma entidade mágica e transcendental  que faz coisas de outro mundo. 👻 😁...

E também faço uso das mais sinistras e perturbadoras entidades do c : struct e union com seus campos de bit 😬

 

Bem. a essência taí... se alguém mais além de Paulão quiser + info, torça pra que eu esteja por estas bandas por + tempo 🤪........👻..😁

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Sobre a construção das bandejas, ett deve ser a primeira coisa que eu devo fazer, eu acho. O problema é achar ou criar um do zero, não faço a mínima ideia.. 

@.if isso mesmo, o que importa é o TCC funcionar, mas tem q ter a parte teórica direito lá, ou mais ou menos. O problema é q estou muito perdido, nunca fui bom em criar, somente copiar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 minutos atrás, Dan Henrique disse:

nunca fui bom em criar, somente copiar

Entendo amigo. Mas eis que surge uma boa oportunidade pra tentar melhorar a parte criativa: a motivação pra concluir bem o curso. Pena que é pequena e talvez momentânea mas tenta manter a chama acesa no restante de sua existência. Pois neste ramo da eletrônica é um belo diferencial. Ou, uma dica que prefiro que não leias, procure outro ramo que lhe atrai+ .. sem ofensa, claro. 😁

 

23 minutos atrás, Dan Henrique disse:

achar ou criar um do zero, não faço a mínima ideia.. 

Nada é feito do zero, amigo. E achar.. pfff .. até Paulão achou pra você . No caso o desafio principal parece que você ainda não superou: a motivação. E parece que você está criando auto-obstáculos (inventei isso agora).. Trabalhe isso primeiro 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, .if disse:

Bicho preguiçoso viu.😁.. Já que você foi o único que se interessou 😒, veja a parte que te toca:

 

 

Eita bicho malicioso kkkkkk ! 

Ficou boa a explicação com o código fonte ! Espero que sirva como motivação para os iniciantes, ver que a criatividade supera muitas limitações do hardware !

O que um único pino de I/O pode fazer, né ?

 

2 horas atrás, Dan Henrique disse:

O problema é q estou muito perdido, nunca fui bom em criar, somente copiar

 

Oras, você está se formando, então deve ter algum conhecimento, certo ?????

O TCC é o seu primeiro desafio em sua nova profissão. A maneira que você o concluir vai te mostrar a maneira que você enfrentará os problemas que estão por vir na sua vida !

A escolha é bem clara, e todos nós tivemos de passar por ela também !

Aqueles que não quiseram enfrentar e aprender, logo desistiram da profissão e hoje trabalham em outras coisas.

Aqueles que resolveram enfrentar, e aprenderam muito com isso, são aqueles que estão aqui hoje ajudando a muitos igual a você !

Por mais que algo te assuste, siga a orientação da nossa turma aqui no CDH, todos torcem por você, e todos irão te ajudar a ir solucionando.

A mecânica é a parte mais chatinha mesmo, e essa parte eu sugiro que você encha bem o saco de seu professor para ele te ajudar a resolver. E claro, o @Sérgio Lembo conhece bem o assunto e está te ajudando bastante com isso !

O resto, da parte eletrônica, não é difícil, até o leitor de digitais é relativamente simples se você resolver fazer isso na linguagem do Arduino, tem bibliotecas prontas para usar.

O RFID também tem exemplos de monte e bibliotecas também ....

Acredite em você, mas você também vai ter de estudar e aprender, sem sacrifícios não conseguimos nada na vida !

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo @Sérgio Lembo Olá, acabei de ver direitinho aqui e pretendo usar um carro que 6cm de altura e 15 de comprimento. Aí vi uma engrenagem boa de bicicleta de 46d, qual distância você recomenda para cada vaga. Minhas vagas vão ser 8, aí quero ver o tamanho da corrente 

5 horas atrás, aphawk disse:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Durante todo o tempo estou vendo esse tópico, porém a parte eletrônica mencionada não me tocou, então não opinei.

 

Então vamos a mecânica... 

Estive pensando nisso como se fosse um sistema industrial, o mesmo usado para transporte do material na empresa onde trabalho. 

Se usa muito elevador e esteiras. 

As esteiras são acopladas na plataforma do elevador. Nos elevadores mais antigos, os cabos elétricos ficam até pendurados.

 

Indo para o projeto do nosso colega... 

De um lado temos as vagas, uma em cima da outra. 

Ao lado temos um elevador que passa por todas as vagas e chega até o chão. 

 

A ideia é colocar o carro nesse elevador e apertar o botão de qual vaga queremos colocar. 

Quando chegar lá, a esteira do elevador empurra o carro e em seguida uma segunda esteira continua puxando o carro até ele sair completamente do elevador e ocupar a vaga. 

 

É uma coisa mais complicada dado a ter mais motores e sensores, mas achei legal compartilhar. Pode servir pra outra coisa, ou aperfeiçoar a ideia principal. 

 

Porém se isso fosse real, acho que seria mais vantajoso e seguro. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O funcionamento é mais automatizado do que você citou.

O sistema tem a inteligência para encontrar a vaga de maneira automática tanto na chegada como na saída, usando o RFID para saber qual é o carro a ser descarregado.

Quando você chega e deixa o carro, recebe o seu RFID. Quando você volta para pegar o seu carro, o seu RFID é usado tanto para saber onde ele estä, como calcular o tempo de armazenamento. E temos os sensores de uso das vagas também.

 

Nesta maquete até o momento não foi citado que tem de ter um sistema que movimenta o carro para dentro ou fora do elevador para a vaga, creio que se tivesse mudaria completamente o tipo de TCC, pois a mecânica seria muito complicada para se justificar um simples projeto de Eletrônica.

 

As maquetes que eu vi na Internet possuem uma mecânica bem simplificada, e serviam apenas para ilustrar a ideia, não sendo viävel na vida real.

 

Lembro a todos que este é um TCC de Eletrônica, não de Mecatrônica ou Robótica, tem de ter uma mecânica bem simples apenas para ilustrar o conceito movimentando uma plataforma com um carrinho de plästico entre o chåo e as vagas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, aphawk disse:

A mecânica é a parte mais chatinha mesmo, e essa parte eu sugiro que você encha bem o saco de seu professor para ele te ajudar a resolver. E claro, o @Sérgio Lembo conhece bem o assunto e está te ajudando bastante com isso !

Caro Paulo, agradeço o elogio mas nesta você errou. Não sou mecânico, soluções mecânicas são a minha maior limitação. Áudio, imagens e telecomunicações são áreas 100% eletrônicas. Na área industrial a mecânica, química, geração de calor e outros processos se misturam para a geração do produto e a elétrica e eletrônica se adaptam para auxiliar no controle, ou seja, somos a última parte a ser desenhada. Em cada nova experiência o profissional da automação deve olhar o processo com muita atenção e não se omitir por vergonha de fazer perguntas quando não entender algo. O amigo @Mega Blaster passa por isso na rotina dele, conhece muito de automação mas quem conhece o processo é o cliente.

 

@Dan Henrique , se tiver acesso a uma impressora 3D na faculdade isso irá facilitar e muito, seu TCC só irá funcionar com a existência de uma maquete com  movimentos, bem diferente de algo estático. A ideia é bonita, cara e será utilizada uma única vez. O custo-benefício é duvidoso. Quais os suportes oferecidos pela sua faculdade? Uma pequena marcenaria, estações de usinagem e soldagem, impressora 3D, tem alguma coisa de suporte ou é escola de giz e cuspe? Além dos materiais é necessário algum ferramental, nos faz lembrar a montagem de uma cozinha (os casados conhecem bem isso). O preço da geladeira é o que mais chama atenção mas os pertences que irão nas prateleiras e gavetas é que custam, nada muito caro, mas são em grande quantidade, se morre na soma dos itens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Caro Paulo, agradeço o elogio mas nesta você errou. Não sou mecânico, soluções mecânicas são a minha maior limitação.

Eu tenho exatamente essa mesma limitação..... mas você foi o que mais ajudou nessa parte até agora ! 

Mas como você disse, a faculdade ( ou escola ) é que tem de ajudar nessa parte mecânica, senão não aprovaria esse TCC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Uma coisa que irá necessitar: a identificação de cada uma das plataformas. Vi, numa máquina do tempo da 2º Guerra, uma máquina de montagem tipográfica. São várias as letras, caixa baixa e alta e ainda se tem as vogais acentuadas. Na parte traseira de cada tipo existem 6 pinos, a combinação lógica entre eles identifica o tipo. Pura lógica digital em um equipamento 100% mecânico. Indo para o desafio: ter, em cada bandeja 4 pinos mais um de validação (explico ele depois). A combinação desses 4 pinos ou barra de alto relevo (coisa simples) dirá qual plataforma se encontra no térreo. A posição das demais se dá por dedução. O pino poderá ser substituido por sensor reflexivo, ímãs que acionam sensor hall e até sensor capacitivo, será a mesma coisa por outros meios. Para a leitura das barras, isso aqui:

shopping?q=tbn:ANd9GcQ_8Ca1iK3vs7Noj7YhV ao passar, aciona a chave. Mais simples que isso só 2 disso. 

Meu primeiro contato com limitadores de posição foi a 45 anos, na máquina abaixo, foi onde aprendi um pouco de hidráulica e pneumática. Deu saudades agora.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk queria encontrar algum passo a passo dessa mecânica simples, resolveria muito 

@Sérgio Lembo tava pesquisando sobre o meu projeto na internet, aí acabei encontrando esse link: https://pubs.sciepub.com/automation/8/1/1/

 

no qual utiliza esses limitadores de posição , mas não entendi como funciona...

@aphawk Não tem esse tipo de sistema de tirar e colocar o carro 🙏 Seria muito mas complicado

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Dan Henrique disse:

devo conversar com meu orientador de tcc e do curso? @Sérgio Lembo @aphawk @.if O ruim é quando converso, parece que eles querem q eu repito de série... Eles falas que tá atrasado e falta 6 meses...

Deve. Não sei como funciona mas quem define que tipo de projeto criar? você, a escola, ele.. quem? Se for como aqui fora, você apenas obedece pois quem define é mercado, cliente, patrão kk. Mas se você tiver poder de decisão, use ele e troque pra algo que você acha possível, pois como já disse você está se autoimpondo empecilhos - no meu psicólogo ver, claro.

 

11 horas atrás, Dan Henrique disse:

parece que eles querem q eu repito de série... Eles falas que tá atrasado e falta 6 meses...

Vejo isso como um tipo de bullying que acredite, aqui fora também ocorre algo como o diretor diz 'o prazo está finalizando, hein..', outro diz 'ainda bem que não é comigo, ,,,a minha parte eu já fiz' seguido de uma gargalhada... ou seja algo como uma concorrência entre setores pra ver quem fó de mais o outro.

Mas vem cá... 6 meses? 6 longos meses e você acha pouco? Sério que não tem um pouco de vocação pra eletrônica? Foi você mesmo que decidiu por este ramo? Gosta mesmo dele? Lhe dá prazer fazer, descobrir, inventar coisas? Ou só acha que vai ganhar mais dinheiro? ok.. não me responda... mas sim a si mesmo...

 

Enfim... releia o título do seu tópico e responda-se: como pretende expandir as portas do seu mc? E as do seu conhecimento?

  • Amei 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Dan Henrique ,

 

Olhe as coisas pelo lado bom : vocês tem 6 meses para terminar o TCC. Isso é MUITO tempo !

 

Não se assuste com esse projeto, ele já foi feito várias vezes no passado, por vários grupos de alunos espalhados pelo mundo!

Algumas horas de pesquisa våo te mostrar vários vídeos e documentos descritivos.

 

Pensando na maquete, eu usaria sensores refletivos IR ajustados para detectar a presença do carrinho nas vagas, e usaria alguns sensores de fim de curso para detectar a plataforma nas posições corretas, em vez dos seus sensores de ultra-som.

 

A parte eletrônica disso é bem simples, se faz em uns dois dias;  o software disso também se faz fácil em menos de uma semana. Isso para alguém experiente.

 

Para você ter uma ideia, eu estimo que se eu tivesse de fazer a eletrônica e o software, do zero, montando tudo em uma placa PCB tipo universal, dessas furadinhas, (estando com a parte mecânica definida e já montada com os sensores e o motor), e usando tempo integral, simulando tudo no Proteus (menos o RFID e o sensor de digital que não achei o modelo exato para simular diretamente, mas é bem simples de simular ambos usando terminal serial virtual), estaria tudo testado em menos de uma semana. E mais uns 2 dias para para integrar tudo na maquete e estar apresentável para os professores ! Claro que a minha experiência e conhecimento ajudam muito a reduzir os tempos , e sei que vocês vão demorar bem mais do que isso pois ainda tem muita coisa para aprender, fora os erros que serão cometidos kkkk !  Mas mesmo assim, em 30 dias vocês fariam isso com certeza, ainda mais em várias pessoas!

 

Ou seja, é um projeto simples de ser feito por vocês, DEPOIS de definida e montada a parte mecânica !

 

Isso tudo significa que vocês tem tempo de sobra para pesquisar bastante na Internet, procurar por outros projetos semelhantes, aprender sobre o uso de correntes e correias, e bolar como tudo vai funcionar. Dividam as tarefas entre vocês, nem todos precisam pensar em tudo.

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Primeiro é apresentado as ideias para ao orientador, ele define se vai ser aceito ou não. Tive várias ideias boas, só q ele falava q era inviável. Porém a maioria das ideias é para ajudar a escola de alguma maneira, como por exemplo, comprar um impressora 3d... Tava cogitando nessa possibilidade, porém n quero apresentar algo assim num TCC. também sinto essa espécie de bullying mesmo 

@aphawk o problema é que duas ou só eu pesquiso. Qualquer coisa se falar q algum membro n tá fazendo, começa a xinga e entre outros fatores. Algo q eu gosto do curso ou trabalho, apaixonado assim, é fazer placas PCB com fenolite e soldar. Simulações até q é legal quando funciona kkk isso q eu gosto da eletrônica. Se eu conseguisse achar essa parte mecânica ou dimensões, seria muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Dan Henrique disse:

o problema é que duas ou só eu pesquiso. Qualquer coisa se falar q algum membro n tá fazendo, começa a xinga e entre outros fatores. Algo q eu gosto do curso ou trabalho, apaixonado assim, é fazer placas PCB com fenolite e soldar. Simulações até q é legal quando funciona kkk isso q eu gosto da eletrônica. Se eu conseguisse achar essa parte mecânica ou dimensões, seria muito bom.

 

Bom, se ninguém te ajudar, você vai se ferrar. Simples assim.

Se tiver de discutir, discuta e informe que você vai falar ao seu orientador que alguns membros não estão colaborando em nada, porque quem vai se ferrar no final é você. 

Você não vai achar essa parte mecânica prontinha com todos os detalhes, vai ter de procurar mesmo o básico e estudar aquilo que não lhe é informado já mastigado !

Sem sacrifício, não há recompensa, meu amigo ....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é por que o @aphawk nos é um apoio que vou omitir que a comparação dele, do prazo de duas semanas, não tem cabimento algum. "Experiência" é um termo vago para remeter ao tanto de know-how que alguns foristas como ele tem acumulado.

 

Além do mais, os 6 meses devem acomodar outras obrigações do simples estudante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!