Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Estava vendo uns tutoriais e vídeos no Youtube sobre o assunto, mas fiquei com algumas dúvidas (sou leigo no assunto), então resolvi perguntar aqui.

Minha intenção é baixar a temperatura e o consumo de energia o máximo que der perdendo pouco desempenho ou nenhum (se é que isso é possível).

Seguindo esse vídeo, na parte final ele ajusta o "power limit" para consumir menos, mas não mostra como chegar nos valores que ele setou. (pro TDC e EDC).

Minhas dúvidas:

1 - Como chegar nos valores de TDC e EDC? ( O máximo que achei foi esse tutorial usando os valores de referência do "eco mode")

2 - Existe diferença significativa em ajustar a curva pra "All cores" e "Per core"? Se sim qual? (Nesse vídeo ele ajusta per core)

3 - Quais os programas recomendados para fazer os testes de estabilidade? Pra testar as temperaturas e clock quando troquei o cooler box, usei :

CPU - Z, CINEBENCH R23, Blender Classroom Benchmark e rodei jogos pesados no RPCS3.

4 - Vcs podem me dar um "norte" do que fazer primeiro, tipo o que ajustar e como ajustar ou indicar tutoriais?

Meu setup:

Ryzen 5 7600

Gigabyte B650M Aorus Elite (rev 1.2)

AG400 PLUS

Corsair Vengeance 32GB (2X16GB) 6000MHz

XFX RX 480 8GB

XPG Core Reactor 650W

Gabinete Cooler Master CM 690 II

• 2 semanas depois...
Postado

Não tem mt mistério, só precisa alterar dois parametros, Power Limit e Curve Optimzer. Não se preocupe com Thermal Throttle Limit, não vai precisar.

Power Limit: Fica a seu gosto (Mas algo entre 85w e 100w vai te dar desempenho igual ou superior a um 7600x, gastando menos e esquentando menos)

Curve Optimzer: Seta em All Cores, Negative, (Começa com 20, vai testando estabilidade e tenta ir subindo até uns 30 se for possível)

Na minha CPU eu uso Power Limit 90w e Curve Optimzer 27 (acima de 27, não fica estável). Desempenho melhor que Ryzen 7700x e gastando e aquecendo beeemmmm menos.

Postado
Em 05/07/2024 às 08:45, rikawa disse: