Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Estava vendo uns tutoriais e vídeos no Youtube sobre o assunto, mas fiquei com algumas dúvidas (sou leigo no assunto), então resolvi perguntar aqui.

Minha intenção é baixar a temperatura e o consumo de energia o máximo que der perdendo pouco desempenho ou nenhum (se é que isso é possível).

Seguindo esse vídeo, na parte final ele ajusta o "power limit" para consumir menos, mas não mostra como chegar nos valores que ele setou. (pro TDC e EDC).

Minhas dúvidas:

1 - Como chegar nos valores de TDC e EDC? ( O máximo que achei foi esse tutorial usando os valores de referência do "eco mode")

2 - Existe diferença significativa em ajustar a curva pra "All cores" e "Per core"? Se sim qual? (Nesse vídeo ele ajusta per core)

3 - Quais os programas recomendados para fazer os testes de estabilidade? Pra testar as temperaturas e clock quando troquei o cooler box, usei :

CPU - Z, CINEBENCH R23, Blender Classroom Benchmark e rodei jogos pesados no RPCS3.

4 - Vcs podem me dar um "norte" do que fazer primeiro, tipo o que ajustar e como ajustar ou indicar tutoriais?

Meu setup:

Ryzen 5 7600

Gigabyte B650M Aorus Elite (rev 1.2)

AG400 PLUS

Corsair Vengeance 32GB (2X16GB) 6000MHz

XFX RX 480 8GB

XPG Core Reactor 650W

Gabinete Cooler Master CM 690 II

• 2 semanas depois...
Postado

Não tem mt mistério, só precisa alterar dois parametros, Power Limit e Curve Optimzer. Não se preocupe com Thermal Throttle Limit, não vai precisar.

Power Limit: Fica a seu gosto (Mas algo entre 85w e 100w vai te dar desempenho igual ou superior a um 7600x, gastando menos e esquentando menos)

Curve Optimzer: Seta em All Cores, Negative, (Começa com 20, vai testando estabilidade e tenta ir subindo até uns 30 se for possível)

Na minha CPU eu uso Power Limit 90w e Curve Optimzer 27 (acima de 27, não fica estável). Desempenho melhor que Ryzen 7700x e gastando e aquecendo beeemmmm menos.

Postado
Em 05/07/2024 às 08:45, rikawa disse:

Curve Optimzer: Seta em All Cores, Negative, (Começa com 20, vai testando estabilidade e tenta ir subindo até uns 30 se for possível)

Pelo que andei pesquisando, algumas pessoas tiveram resultados melhores setando "Per core", porque os melhores cores não aceitam um undervolt muito agressivo (-30). Então nesses núcleos eles deixavam em -10, -15 e nos outros eles conseguiam chegar em -30.

Em 05/07/2024 às 08:45, rikawa disse:

Na minha CPU eu uso Power Limit 90w e Curve Optimzer 27 (acima de 27, não fica estável).

você tentou fazer os testes setando "Per core" pra ver como ficava? Ainda não tive tempo de fazer os testes e sei que "Per core" vai demandar mais testes, mas assim que tiver tempo vou testar pra ver como fica.

Postado
12 horas atrás, Spartan_br disse:

Pelo que andei pesquisando, algumas pessoas tiveram resultados melhores setando "Per core", porque os melhores cores não aceitam um undervolt muito agressivo (-30). Então nesses núcleos eles deixavam em -10, -15 e nos outros eles conseguiam chegar em -30.

você tentou fazer os testes setando "Per core" pra ver como ficava? Ainda não tive tempo de fazer os testes e sei que "Per core" vai demandar mais testes, mas assim que tiver tempo vou testar pra ver como fica.

Te falar que nem tentei. Pra mim não achei que compensava o ganho em performance pelo tempo perdido. Praticamente você não vai conseguir mt coisa acima de 30 per core. o que comparando com um All Cores em 27 (no meu caso), deve dar no final uma diferença de desempenho de 0.01% 🤣.

Mas se você quiser fazer per core, testa ae e depois posta aqui os resultados per core pra gente ter uma base. 👍😃

Postado
10 horas atrás, rikawa disse:

Mas se você quiser fazer per core, testa ae e depois posta aqui os resultados per core pra gente ter uma base

Assim que eu tiver um tempo, vou fazer os testes e postar os resultados aqui.

• Curtir 1
Postado

@rikawa Comecei a fazer os testes. Pelas informações do Ryzen Master, meu melhor core é o 2 e o 2º melhor core é o 4. Eu deixei esses 2 em -5 e os demais cores em -20 e rodei o Cinebench R23. Após alguns testes, consegui deixar todos os cores em -30 e atualmente os melhores cores estão em -30 e os demais em -35.

Aparentemente o sistema está estável (não deu crash no Cinebench, rodou RPCS3 com jogos pesados de boa, tenho dual boot com uma distribuição Linux (Manjaro KDE) e tanto ela como o Windows não apresentaram problemas.

Imagem da tabela que fiz com os testes:

teste-pbo2.thumb.png.a2b36d093a81ed6b75b46a0aad2a907b.png

O melhor resultado que obtive no Cinebench R23 foi com os melhores cores em -25 e os demais em -30. O que me incomoda ainda, que pretendo resolver é o consumo do processador. Quero deixá-lo mais baixo, mas aparentemente pelas configurações que mudei não houve um resultado significativo. (Só alterei o PBO2  e em "Platform Thermal Throttle Limit" deixei em 85ºC).

Alguma dica do que posso alterar para diminuir o consumo do processador?

Postado
Em 22/06/2024 às 17:17, Spartan_br disse:

Minhas dúvidas:

1 - Como chegar nos valores de TDC e EDC? ( O máximo que achei foi esse tutorial usando os valores de referência do "eco mode")

2 - Existe diferença significativa em ajustar a curva pra "All cores" e "Per core"? Se sim qual? (Nesse vídeo ele ajusta per core)

3 - Quais os programas recomendados para fazer os testes de estabilidade? Pra testar as temperaturas e clock quando troquei o cooler box, usei :

CPU - Z, CINEBENCH R23, Blender Classroom Benchmark e rodei jogos pesados no RPCS3.

4 - Vcs podem me dar um "norte" do que fazer primeiro, tipo o que ajustar e como ajustar ou indicar tutoriais?

1)Geralmente, a opção "Motherboard" é a melhor. Uma coisa que você pode fazer para descobrir os valores que a fabricante recomenda, é colocar em "Motherboard", depois para "Manual" e diminuir o valor com o menos do teclado. Isso vai fazer o valor descer de "Auto" para o valor -1 que a fabricante  recomenda. 

O que eu tinha feito era deixar em padrão, estressar a CPU com o HWINFO64 aberto e anotar os valores. Aí eu ia subindo e fazendo mais testes. No final fá conta, deixei os valores em "Motherboard" porque foi o que melhor funcionou para mim (e também para outras pessoas, pelo que li pela internet).

2) All Core vai limitar todos seus cores a partir do core que aceita menos UV. Meus cores aceitam -30 com exceção de um, que só vai até -15. Seu eu estar All Core, ficariam todos em -15, ou seja, estaria "desperdiçando" UV. Não recomendo o Ryzen Master. Ele me deu valores bem diferentes (menos de 30 para todos os cores e -18 para o que só vai até-15, o que ocasionou erros no prime95).

3) Usei o prime95 para verificar a estabilidade de cada core. Depois eu usava o cinebench para avaliar performance. 

4) Eu estaria os valores máximos do PBO, exceto Curve Optimizer e verificaria estabilidade e diferença de performance. Se estiver tudo bem, coloca -5 em cada core. Vai aumentando de -5 em -5 até dar erro no prime95. Aí você volta -5 no core que deu erro.

5)Uma coisa extra que fiz foi ajustar o VCore. Assim como no CO, você pode ajustar um off-set negativo ou positivo, então, depois de todos os testes feitos, eu serei o VCore em Off-set negativo e fui subindo em -0.125v até o máximo sem apresentar problema ou perda de performance. No final, alcancei -0.05v, o que fez o VCore máximo cair de 1.45v para 1.4. Isso se traduziu em 2-3°C em no cinebench. 

Postado
5 horas atrás, Spartan_br disse:

@rikawa Comecei a fazer os testes. Pelas informações do Ryzen Master, meu melhor core é o 2 e o 2º melhor core é o 4. Eu deixei esses 2 em -5 e os demais cores em -20 e rodei o Cinebench R23. Após alguns testes, consegui deixar todos os cores em -30 e atualmente os melhores cores estão em -30 e os demais em -35.

Aparentemente o sistema está estável (não deu crash no Cinebench, rodou RPCS3 com jogos pesados de boa, tenho dual boot com uma distribuição Linux (Manjaro KDE) e tanto ela como o Windows não apresentaram problemas.

Imagem da tabela que fiz com os testes:

teste-pbo2.thumb.png.a2b36d093a81ed6b75b46a0aad2a907b.png

O melhor resultado que obtive no Cinebench R23 foi com os melhores cores em -25 e os demais em -30. O que me incomoda ainda, que pretendo resolver é o consumo do processador. Quero deixá-lo mais baixo, mas aparentemente pelas configurações que mudei não houve um resultado significativo. (Só alterei o PBO2  e em "Platform Thermal Throttle Limit" deixei em 85ºC).

Alguma dica do que posso alterar para diminuir o consumo do processador?

Como você setou temp limit, sua CPU já está limitando em torno de 90w. Pra baixar mais das duas uma, ou baixa mais o temp limit ou baixa o power limit. 

Eu particularmente não uso temp limit, uso somente power limit, pois a potência máxima  fica mais estável, mais fixa.

Após encontrar a potência "ideal" pra você, talvez tenha que refazer todos os testes com cada core novamente 😅

@Shaman93 Isso, - 27 é o limite da minha CPU. Testei com o cinebench, prime  e games.

Na verdade, o real teste é só com o tempo, uso dia a dia, principalmente em games. Falo isso porque teve casos em que nos dois stress test passaram de boa e quando fui jogar o PC crashava (Alan Wake 2, Senuas Hellblade 2 e Horizon Forbidden West) 

Resumindo, usar vários games pra testar estabilidade é mais confiável que os próprios stress teste, no meu caso. 

Postado
21 horas atrás, rikawa disse:

ou baixa o power limit

Não encontrei na BIOS uma opção com esse nome. Pode ter algum nome diferente? (se sim qual?)

21 horas atrás, Nito disse:

Geralmente, a opção "Motherboard" é a melhor.

Após alguns testes, deixei PPT igual ao limite térmico que setei (80ºC) e os demais valores conforme o indicado em MOTHERBOARD. Obtive os melhores resultados com essa configuração:

pbo-limit.thumb.jpg.ef45c5b96882a5bbe9d5259160c26cfc.jpg

Usei o prime95 para verificar a estabilidade de cada core. Depois eu usava o cinebench para avaliar performance. 

Qual teste você roda no prime95 e quais as configurações?

Vi na internet que o ideal é fazer os testes por 24h. É isso mesmo ou posso deixar menos tempo?

Uma coisa extra que fiz foi ajustar o VCore. Assim como no CO, você pode ajustar um off-set negativo ou positivo

Acho que na placa-mãe que uso não tem essa opção, somente de escolher manualmente os valores:

vcore.thumb.jpg.951439f2c3794d03157ba26dec0a547a.jpg

@Nito @rikawa tenho 2 dúvidas?

1 - Nos últimos testes que fiz, deixei os melhores cores em -30 e os demais em -40. Reduziu a temperatura do processador para 65ºC e o consumo de 90W para 76W no Cinebench R23.

Se essa configuração ficar estável, posso continuar a usá-la ou corro o risco de danificar alguma coisa a longo prazo?

2 - Se eu quiser aumentar a frequência do boost do CPU, devo colocar o "cpu boost clock override" para positivo?

co.thumb.jpg.8d69ee52f7240b3df147309f3ebe231b.jpg

Postado

O PPT em "Motherboard" na minha MSI B450M VDH MAX fica em 999w, se não me engano. Basicamente, a placa libera toda energia que a CPU quiser consumir. No Extreme do OCCT, chega a uns 115w mas no Standard e em outros apps de estresse fica em 90w. Tanto faz pra mim, porque com AG400 no Extreme pegava 91°C e no Standard 81°C. Como os jogos ficam abaixo do Standard, achei seguro.

9 horas atrás, Spartan_br disse:

Qual teste você roda no prime95 e quais as configurações?

Vi na internet que o ideal é fazer os testes por 24h. É isso mesmo ou posso deixar menos tempo?

Não me lembro do nome mas é o que mistura small e large. Basicamente, instalo e rodo. Eu deixava uns 10min, porque não me importo de "testar pra valer" no dia a dia. 24h é pra você ter 100% de certeza de que está tudo bem. Quanto mais tempo melhor mas fica a teu critério.

Acho que na placa-mãe que uso não tem essa opção, somente de escolher manualmente os valores:

vcore.thumb.jpg.951439f2c3794d03157ba26dec0a547a.jpg

Se não tiver, deixa em Auto mesmo.

@Nito @rikawa tenho 2 dúvidas?

1 - Nos últimos testes que fiz, deixei os melhores cores em -30 e os demais em -40. Reduziu a temperatura do processador para 65ºC e o consumo de 90W para 76W no Cinebench R23.

Se essa configuração ficar estável, posso continuar a usá-la ou corro o risco de danificar alguma coisa a longo prazo?

2 - Se eu quiser aumentar a frequência do boost do CPU, devo colocar o "cpu boost clock override" para positivo?

co.thumb.jpg.8d69ee52f7240b3df147309f3ebe231b.jpg

1)Estando estável, não tem problema. Ou a CPU funciona normalmente com menor tensão ou ela apresenta erros.

2) sim, até o limite de +200MHz.

Postado
18 horas atrás, Spartan_br disse:

Não encontrei na BIOS uma opção com esse nome. Pode ter algum nome diferente? (se sim qual?)

@Nito @rikawa

Então, na verdade o que fez a potência ficar na casa dos 76w não foram os - 40 de curve optimizer e sim os 80000mw (80 watts) que você setou no PPT. Que nada mais é do que o Power limit que falei mais acima. 👍🏻😊

Não tem problema operar nessa faixa de potência. Único senão é que você vai estar com um desempenho abaixo do máximo em troca  de menor potência e menos temperatura. 

Mas aí vai de cada um, achar o equilíbrio entre desempenho/consumo/temperatura

👍🏻😁

Obs. Já que você está fazendo undervolting na CPU sugiro fazer o mesmo com a GPU, caso ainda não tenha feito. 👍🏻😊

18 horas atrás, Spartan_br disse:

Postado
18 horas atrás, Nito disse:
Em 14/07/2024 às 15:15, Spartan_br disse:

1)Estando estável, não tem problema. Ou a CPU funciona normalmente com menor tensão ou ela apresenta erros

Vou fazer mais testes de estabilidade pra ver se não vai apresentar problemas.

Então, na verdade o que fez a potência ficar na casa dos 76w não foram os - 40 de curve optimizer e sim os 80000mw (80 watts) que você setou no PPT. Que nada mais é do que o Power limit que falei mais acima.

beleza, eu entendi errado então. O importante é que no final deu certo.

Não tem problema operar nessa faixa de potência. Único senão é que você vai estar com um desempenho abaixo do máximo em troca  de menor potência e menos temperatura.

Pelo menos no Cinebench o resultado foi melhor do que em stock. Saiu de 14129 para 14864 esquentando 14% menos e consumindo 15% menos.

Obs. Já que você está fazendo undervolting na CPU sugiro fazer o mesmo com a GPU, caso ainda não tenha feito.

Não sei se compensa pois minha GPU( RX 480 ) é bem antiga (comprei em 2017) , já tive que trocar a pasta térmica e depois dos problemas do pc antigo, um dos fans dela fica girando com rotação alta ao ligar o pc. O problema é fazer alguma alteração e ela parar de funcionar.

Qual a vantagem de fazer undervolt em VGA ? Posso estar falando besteira mas não vou perder desempenho? (porque como ela já é bem antiga, não performa tão bem em jogos atuais)

Postado

Qual a vantagem de fazer undervolt em VGA ? Posso estar falando besteira mas não vou perder desempenho? (porque como ela já é bem antiga, não performa tão bem em jogos atuais)

Entendi, no seu caso talvez não compense o Undervolt.

Mas respondendo a sua pergunta, as vantagens são as mesma que fazer undervolt na CPU. Menor consumo, temperatura mais baixa, maior desempenho. Considerando as GPUs mais novas (2 a 3 gerações atrás até).

Pelo menos no Cinebench o resultado foi melhor do que em stock. Saiu de 14129 para 14864 esquentando 14% menos e consumindo 15% menos.

Po, tá ótimo então!

Postado
14 horas atrás, rikawa disse:

Po, tá ótimo então!

Fiquei satisfeito com o resultado. Vou mudar o "cpu boost clock override" pra ver como o processador se comporta. Dependendo do resultado, deixo como está (que já está muito bom) ou se for possível aumento mais o desempenho.(se não subir demais a temperatura e o consumo).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...