Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a polaridade do campo magnético formado a partir da corrente em um fio?


Posts recomendados

Eu estava pesquisando sobre eletromagnetismo e não consegui entender um detalhe importante e gostaria de obter uma resposta interessante, onde fica o polo sul e o polo norte de um campo magnético formado ao redor de um condutor por onde passa uma corrente elétrica? Eu sei que o campo magnético é circular e para ver a direção do campo, basta usar a regra da mão direita, mas eu não consigo entender onde fica o polo norte e o polo sul deste campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

Eu sei que o campo magnético é circular e para ver a direção do campo, basta usar a regra da mão direita, mas eu não consigo entender onde fica o polo norte e o polo sul deste campo

O Polo norte está para onde estiverem seus dedos. 

Ao colocar a bússola em volta do fio sempre apontará no sentido anti horário, ou seja, a, direita. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

Eu estava pesquisando sobre eletromagnetismo e não consegui entender um detalhe importante e gostaria de obter uma resposta interessante, onde fica o polo sul e o polo norte de um campo magnético formado ao redor de um condutor por onde passa uma corrente elétrica? Eu sei que o campo magnético é circular e para ver a direção do campo, basta usar a regra da mão direita, mas eu não consigo entender onde fica o polo norte e o polo sul deste campo.

 

Em um condutor reto com corrente elétrica, o campo magnético ao redor do condutor é circular e não tem polos norte e sul definidos como os encontrados em um ímã convencional. Não há um ponto específico onde se possa dizer que existe um polo norte ou sul no campo magnético ao redor de um condutor reto. Vamos detalhar isso:

 

Regra da Mão Direita:

Se você segurar o condutor com a mão direita, com o polegar apontando na direção da corrente, seus dedos enrolarão na direção do campo magnético ao redor do condutor.

 

O polo sul está na direção para onde o campo magnético está indo, enquanto o polo norte está na direção de onde o campo magnético está saindo.

 

O que diferencia o polo norte do polo sul é apenas a direção do campo: O campo magnético sempre sai do polo norte e vai ao encontro do polo sul.

 

Se um campo magnético estiver vindo em sua direção, o ponto de origem desse campo seria o polo norte, e o local onde você está seria o polo sul.

Por outro lado, se o campo magnético estiver saindo de onde você está e se afastando, o ponto de destino seria o polo sul, e o local onde você está seria o polo norte.

Portanto, o polo sul está sempre na direção para onde o campo está se movendo.

 

Diferença Entre Ímãs e Condutores com Corrente

 

1-Ímãs:

Ímãs permanentes têm dois polos distintos: norte e sul. As linhas do campo magnético saem do polo norte e entram no polo sul.

 

2-Condutores com Corrente:

Um campo magnético gerado por um condutor reto com corrente não tem polos norte e sul definidos. As linhas do campo são circulares ao redor do condutor e não convergem ou divergem como nos ímãs.

 

Polos em Solenóides

Se você enrolar o condutor em uma bobina (solenóide), a situação muda:

 

Solenóide:

Quando a corrente passa por uma bobina, o campo magnético se torna similar ao de um ímã de barra com polos norte e sul.

 

Dentro da bobina, o campo magnético é uniforme e paralelo ao eixo da bobina. Fora da bobina, as linhas de campo saem de um extremo (polo norte) e entram no outro (polo sul).

 

Conclusão:

No caso de um condutor reto, não existem polos norte e sul porque o campo magnético é circular ao redor do condutor. Os conceitos de polos magnéticos aplicam-se melhor a ímãs e dispositivos como solenóides, onde o campo magnético é mais estruturado de forma semelhante a um ímã de barra.

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

onde fica o polo sul e o polo norte de um campo magnético formado ao redor de um condutor por onde passa uma corrente elétrica?

Coloque uma (pequena) bússola sobre um fio por onde está passando uma corrente constante.

A bússola te mostrará os dois polos.

Em tempo:

Tudo faz parte do que se convencionou como Norte, Sul, sentido da corrente, campo magnético, sentido dos elétrons, ....

Porque nos mapas da terra, o polo norte fica para cima da imagem?

Eu posso chamar do que eu quiser e desenhar como eu quiser, DESDE QUE, eu estabeleça as regras para o meu desenho. 

Estaria errado, se eu desenhasse o mapa do Brasil com o Rio Grande do Sul (RGS) em uma lateral e o Amapá na outra? ... E chamasse de norte coincidindo com o RGS e sul na parte de cima? 

Eu posso estabelecer que os meus pontos cardeais sejam Maria, José, Pedro e Paulo e que o ângulo entre eles seja 30º, 150º, 30º, respectivamente. Seria maluquice, mas não estaria errado. 😝😝😝😝😝

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

A bússola aponta para o polo norte magnético da Terra. No entanto, é importante notar que o polo norte magnético da Terra é, na verdade, um polo sul magnético em termos físicos, porque o norte da agulha da bússola (que é um polo norte magnético) é atraído por ele. Isso significa que a extremidade da agulha marcada como "N" (norte) aponta para o polo norte magnético da Terra, que está localizado no hemisfério norte geográfico.

polos-canpo-magnetico-terrestre.jpg

Se você segurar o condutor com a mão direita, com o polegar apontando na direção da corrente, seus dedos se enrolarão na direção do campo magnético ao redor do condutor.

 

A bússola aponta para o polo norte magnético da Terra. Embora seja chamado de polo norte, em termos magnéticos, ele é na verdade um polo sul, pois atrai o polo norte da agulha da bússola.

 

Portanto, a bússola indica a direção do campo magnético ao redor do condutor, apontando para o lado que seria o polo sul. Isso segue a lógica de que os polos são definidos pela direção em que o campo magnético está se movendo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!