Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de Open VPN para 20 a 30 pessoas simultâneas


Posts recomendados

Bom dia Galera , Firmeza ?


Gostaria de solicitar apoio de vocês. 
Estou em busca de configurar uma VPN empresarial para acesso de no maximo 20 a 30 pessoas simultânea. 
Existe alguma VPN que eu possa estar utilizando gratuitamente que consigo configurar em um Mikrotik ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Eu diria que 20 a 30 pessoas em simultâneo é muita gente e acho que ficaria lento com o hardware do Mikrotik. Não afirmo com certeza pois não conheço bem os mikrotik. VPN ficam lentas com hardware fraco por causa da criptografia.

No seu lugar, eu usaria um Mini PC + Ubuntu Server + Casa OS com WireGuard sendo a VPN. Tudo com software gratuito e hardware de baixo custo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Configuração de Open VPN para 20 a 30 pessoas simultâneas
  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Um MK pode suportar, mas depende do que realmente deseja-se na VPN.

 

Por exemplo, um aplicativo que foi desenvolvido para acesso via rede local e você quer acessar usando uma VPN o tráfego é grande para este número de conexões, o hardware precisaria ser bom para manter boa velocidade quando houver todos os clientes conectados.

 

Se a VPN também estiver no roteador/firewall que realiza outros filtros, a performance precisa ser ainda maior para suportar as tarefas de forma simultânea.

 

É comum segmentar, ter um servidor apenas para VPN. A sugestão de usar wireguard é uma boa opção, apesar do OpenVPN ter mais "compatibilidade" e dependendo do desejado tem que usar ele. (Não sei hoje, mas no passado o wireguard só fazia VPN via UDP)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!