Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa, fala pessoal, primeiro post aqui. 

Vou montar um PC e estou na fase de escolher os componentes, e me surgiu uma dúvida: devo priorizar uma máquina DDR5 com uma 4060, para depois juntar a grana necessária para uma GPU mais potente (tipo uma 4070 Super) ou seria melhor ficar na DDR4 com uma 4070? Pretendo ir na AM4/AM5 (R7 5600x para AM4 e R5 7600x para AM5) 

Vi muita gente dizendo que DDR5 é meio exagero hoje em dia por causa do custo muito elevado, e que DDR4 ainda vai ser relevante por bastante tempo, mas ao mesmo tempo, penso que, se eu for de DDR4 agora, quando eu quiser fazer o upgrade pra nova geração vou ter o gasto da placa-mãe, do processador e das memórias, ao invés de só ter que juntar grana pra uma GPU mais potente caso já priorizasse a plataforma AM5 agora. 

Na opinião de vocês, qual cenário vale mais a pena?

Postado

O maior dilema não é a memória, mas sim ter que escolher entre as plataformas AM4 e AM5, e pelo visto dinheiro está envolvido também na equação. Qual é o orçamento? 
AM4 tem um enorme custo-benefício, mas chegou ao fim.
AM5 custa um pouco mais caro, mas terá maior longevidade devido às gerações futuras de Ryzen. 

Um PC com Ryzen 5 5600x e uma 4070 terá mais desempenho em jogos do que um PC com Ryzen 5 7600x e uma 4060.
O desempenho imediato está no AM4.
A longevidade está no AM5.
(Se não houvesse um limite para gastar, obviamente desempenho e longevidade estariam juntos no AM5)

Se for de AM4, o Ryzen 5 5600x é uma escolha ruim, pois ele é simplesmente o 5600 com over de fábrica e preço elevado. O certo é escolher Ryzen 5 5600 ou Ryzen 7 5700x ou Ryzen 7 5700x3D. (nunca compre o Ryzen 7 5700 sem X, pois é um chip nerfado pela AMD)

Os processadores AM4 mais rápidos em jogos são Ryzen 7 5800x3D e Ryzen 7 5700x3D. O 5800x3D não vale a pena, pois com seu valor dá para comprar um kit AM5 composto de Ryzen 5 7600 e B650.

Quais são as Placas Mãe que você está considerando em cada uma das plataformas?

Mas essa é uma escolha sua. Cada um terá uma opinião diferente. 

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Crixus Champion disse:

O maior dilema não é a memória, mas sim ter que escolher entre as plataformas AM4 e AM5, e pelo visto dinheiro está envolvido também na equação. Qual é o orçamento? 

AM4 tem um enorme custo-benefício, mas chegou ao fim.
AM5 custa um pouco mais caro, mas terá maior longevidade devido às gerações futuras de Ryzen. 

Obrigado pela resposta! Sobre o orçamento, pretendo ficar na casa dos 6k.

Sei que é uma questão bastante relativa, mas você imagina uma build AM4 32gb tendo quanto tempo de relevância? Pretendo fazer um uso geral e nos tempos livres gosto de jogar - títulos mais AAA do que competitivo - e fazer algumas edições de vídeo. 

Se for de AM4, o Ryzen 5 5600x é uma escolha ruim, pois ele é simplesmente o 5600 com over de fábrica e preço elevado. O certo é escolher Ryzen 5 5600 ou Ryzen 7 5700x ou Ryzen 7 5700x3D. (nunca compre o Ryzen 7 5700 sem X, pois é um chip nerfado pela AMD)

Era o 5700x mesmo que eu estava interessado no caso do AM4, acabei digitando errado rs. Obrigado pela dica do 5700, já vi gente recomendando falando que não vale a pena o upgrade pro X. 

Quais são as Placas Mãe que você está considerando em cada uma das plataformas?

Então, para a AM4 pretendo ir atrás de uma B550m, já para a AM5, uma A620m. Inclusive, outro receio meu é o fato da placa para a AM5 ser a mais de entrada possível, porque quando considero que montando uma build AM5 pode me garantir melhores upgrades futuros, também imagino que a A620 pode ser insuficiente se eu quiser colocar um processador mais parrudo no futuro, o que acaba exigindo mais um custo com uma placa-mãe melhor, que está bastante caro na AM5.

Postado
1 hora atrás, Krah3x disse:

outro receio meu é o fato da placa para a AM5 ser a mais de entrada possível, porque quando considero que montando uma build AM5 pode me garantir melhores upgrades futuros

Vale mais a pena investir um pouco mais na placa-mãe, já que se for realmente boa possibilitará um upgrade com um único limite, seu bolso.

Acredito que precise pesar os prós e contras de cada plataforma:

AM4

- Maior desempenho no momento 

- Valor menor, consequentemente possibilita a escolha de peças mais fortes

- Terá de investir maior quantidade de dinheiro quando realizar a troca de plataforma

-  Irá desvalorizar muito mais rápido que AM5

AM5 

future proof

- Tecnologias mais recentes e refinadas

- Valor inicial elevado

- Menor desempenho ao curto prazo

- Terá de escolher uma placa de vídeo mais fraca agora, fazendo com que fique defasada mais rapidamente que uma mais cara.

Depende de N variáveis, quanto vai jogar, o que vai jogar, quantidade de vídeos que irá editar, mas no final a escolha é sua, só lhe passamos os fatos.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Ao meu ver [isso não é uma recomendação]..    AM4 apesar de ter ficado pra trás, não se deve jogar fora um kit com 5700x vai ter uma sobrevida bem longa até que os preços de AM5 fiquem mais atraentes ou o usuário ter orçamento suficiente para não ser um problema..  

O uso aparentemente é casual, um kit com 5700x + 4070 teria desempenho para rodar anos a fio 

Entre montar um AM5 básico e um AM4 tudoquedá, eu iria de AM4 sem dúvidas, com sentimento de grana bem gasta pelo desempenho entregue.   

Um upgrade numa build dessas seria quando? daqui uns 3 anos ou mais...  até lá tem muita agua pra rolar e orçamento pra arranjar..  

Penso que é mais atraente do que iniciar num kit básico e daaqui a pouco você só trabalha pra ficar fazendo upgrades e esquece de curtir a maquina que tem.   

Mas cada caso é um caso

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

Sei que é uma questão bastante relativa, mas você imagina uma build AM4 32gb tendo quanto tempo de relevância?

Se 16gb ainda são suficientes, 32gb não vai perder relevância tão fácil. 

Era o 5700x mesmo que eu estava interessado no caso do AM4, acabei digitando errado rs. Obrigado pela dica do 5700, já vi gente recomendando falando que não vale a pena o upgrade pro X. 

O 5600x é o 5600 com over, são o mesmo chip, ambos excelentes.

5700x e 5700 são produtos completamente diferentes.
O 5700 não possui pcie 4.0, além de ter apenas a metade do Cache L3 presente no 5700x, um verdadeiro show de horrores. 

Então, para a AM4 pretendo ir atrás de uma B550m, já para a AM5, uma A620m. Inclusive, outro receio meu é o fato da placa para a AM5 ser a mais de entrada possível, porque quando considero que montando uma build AM5 pode me garantir melhores upgrades futuros, também imagino que a A620 pode ser insuficiente se eu quiser colocar um processador mais parrudo no futuro, o que acaba exigindo mais um custo com uma placa-mãe melhor, que está bastante caro na AM5.

Queria saber os modelos exatos em que está de olho.
Uma das melhores B550 é a MSI B550M PRO-VDH WIFI, que custa 797 na Kabum com o cupom PLME5. Até há poucas horas custava 741.
Essa Placa tem vrm parrudo, suportando até mesmo Ryzen 9 5950x, possui 2 conectores argb, 2 conectores RGB, 1 cpu fan e 4 sys fan, além de 2 slots para NVMe e WIFI.

O custo-benefício é a ASUS Prime B550M-A, que custa 636 com o mesmo cupom.
Essa é uma B550 de entrada, porém decente. Não suporta Ryzen 9, o que é desnecessário, possui 2 conectores RGB, 1 conector argb, 1 cpu fan, 3 sys fan, além dos 2 conectores NVMe. 

Pelo lado da AM5, tem muitas A620 e B650 caindo de preço, e algumas boas abaixo de 1.000,
A baratinha e boa é a ASRock B650M-HDV/M.2 custa 978 ainda com o mesmo cupom acima. Essa é um custo-benefício, mas sem conectores argb e RGB, e apenas com 2 slots de memória.
Uma ASUS TUF Gaming B650M-Plus custa entre 1.300 e 1.500, e seria bem interessante para suportes futuros enquanto durar a AM5.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Crixus Champion disse:

Uma ASUS TUF Gaming B650M-Plus custa entre 1.300 e 1.500, e seria bem interessante para suportes futuros enquanto durar a AM5.

Valeu! Encontrei uma MSI PRO B650M-P por 940 na Pichau. Você acha que vale a pena? É uma placa boa? 

Postado
3 horas atrás, Krah3x disse:

Valeu! Encontrei uma MSI PRO B650M-P por 940 na Pichau. Você acha que vale a pena? É uma placa boa? 

No teste de estresse de VRM do Hardware Unboxed ela foi péssima, veja a tabela, ela está em destaque

image.thumb.png.52173c1599d9e326ecc8ad10f437b6e8.png

Link do vídeo completo :Vídeo Hardware Unboxed
No mesmo vídeo verá outras tabelas, e ela também não pontuou bem.

Esse foi um teste onde a maioria dos modelos são B650 baratas.
Esses testes levam as placas ao extremo, gerando situações incomuns, mas já sabemos que um Ryzen 9 é inadequado para ela. Obviamente não terá problemas com Ryzen 5, o limite eu acho que deve ser o Ryzen 7.

Eu compraria a ASUS TUF Gaming B650M-Plus, que custa R$ 1.367,99 na Kabum com cupom PLME5.

Se você quer desempenho e pretende ter uma GTX 4070 ou 4070 SUPER se for de AM4, como disse no começo, a combinação 4070/4070 SUPER, MSI B550M PRO-VDH WIFI e Ryzen 7 5700x3D é uma boa opção. 

• Curtir 1
Postado

Uma opção secundária à B650M Plus seria o modelo da ASRock, B650M HDV/M.2 que está por 1.000 atualmente na Pichau, vale muito a pena por seus VRMs robustos (aguentam sem problemas um 7800X3D, imagine a margem para upgrades futuros?) e construção ótima em geral, acredito que ela só peca no fato de não possuir conectores RGB ou ARGB.

Agora fui ver como o colega Crixus já havia a mencionado antes, estou meio avoado hoje kkkk.

• Amei 1
  • Haha 1
Postado
23 horas atrás, Crixus Champion disse:

Uma das melhores B550 é a MSI B550M PRO-VDH WIFI, que custa 797 na Kabum com o cupom PLME5. Até há poucas horas custava 741.

14 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Uma opção secundária à B650M Plus seria o modelo da ASRock, B650M HDV/M.2 que está por 1.000 atualmente na Pichau, vale muito a pena por seus VRMs robustos (aguentam sem problemas um 7800X3D, imagine a margem para upgrades futuros?) e construção ótima em geral, acredito que ela só peca no fato de não possuir conectores RGB ou ARGB.

Realmente, procurei alguns testes com ela e me surpreendeu bastante.

Analisando bem, montei uma planilha e vi que a diferença entre o kit AM4 e o AM5 fica em torno de uns R$1.000,00 mais ou menos, o que eu acho que é ok considerando a longevidade que essa placa pode me dar (esse mesmo valor eu não estava achando que valia a pena com uma A620 da vida).

Nesse sentido, estou considerando bastante ir de AM5 com uma 4060 Ti, pois imagino que seja mais tranquilo para revender ela posteriormente assim que eu juntar uma grana para a 4070 Ti. Também imagino que, com o lançamento da série 50 da RTX o valor dela pode ficar mais em conta (antes de esgotar, obviamente). Isso seria uma boa estratégia?

Considerando os melhores preços que encontrei hoje e com as sugestões de vocês, cheguei na seguinte config:

image.png.764a194ae0c3f3c6b2de3eeb00070e25.png

Consideram um valor bom? Ou tem algo que dá pra baratear mais sem comprometer muito a performance geral? 

Postado

O problema de pegar AM5 (dentro do seu orçamento de 6K) é que terá de escolher uma placa de entrada, mas realmente teria maior longevidade para o restante das peças.

Não consegui abrir o print, poderia tentar enviá-lo novamente?

Caso pegue a 4060 TI vai passar facilmente dos 6K, ouve um aumento no quanto consegue investir?

com uma 4060 Ti, pois imagino que seja mais tranquilo para revender ela posteriormente assim que eu juntar uma grana para a 4070 Ti. Também imagino que, com o lançamento da série 50 da RTX o valor dela pode ficar mais em conta (antes de esgotar, obviamente). Isso seria uma boa estratégia?

Não está errado, placas da Nvdia são muito mais fáceis de se revender no futuro, mas acho um pouco triste gastar tanta grana assim e ficar pensando na revenda sem nem ter o produto em mãos ainda, você irá pagar um valor mais alto para ter algo pior só pensando em revender?

Supondo que você a compre, o ganho de desempenho não se justifica pelo preço que iria pagar, e (para a surpresa de 0 pessoas) também é cara para o que oferece, AMD têm uma alternativa melhor dependendo do valor que vai pagar.

Acredito que valha a pena esperar as novas RTX 50 lançarem e daí comprar a placa que decidir. As novas placas dessa série parecem que só vão decepcionar, pouquíssimo avanços nos modelos intermediário-entrada mas o preço irá na lua, as RX 8000 também não parecem muito promissoras já que a AMD divulgou que não tentará competir no high end, só terão placas do desempenho da 5070 para baixo.

• Curtir 2
Postado
13 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Não consegui abrir o print, poderia tentar enviá-lo novamente?

Opa, vou tentar:

image.png.46e03513fb411b04df38a8243a36da34.png

Se não aparecer a imagem, a config é essa aqui:

Processador - Ryzen 5 7600x - R$1.428,21

Cooler - AG400 - R$129,99

Placa-mãe - ASRock B650M DHV - R$978,00

RAM - 2x Kingston Fury Beast 16gb 6000MHz - R$925,80

SSD - Kingston NV2 1TB - R$389,99

GPU - RTX 4060 Ti Ventus 2X Black - R$2.319,99

Fonte - GALAX OMEGA GL650S - R$269,99

Gabinete - Montech Air 100 - R$279,90

TOTAL: R$6.721,87

Teve um aumento até que significativo do orçamento de 6k, mais pela placa-mãe, pela 4060 Ti e pelas memórias, que sinceramente, estou considerando ver um kit de 5600 ou até 5200MHz, que saem mais em conta. Só não tenho muito conhecimento nessa área para saber o impacto na diferença entre elas e as de 6000MHz. Sem querer abusar, qual você acha que vale a pena nessa config?

28 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Não está errado, placas da Nvdia são muito mais fáceis de se revender no futuro, mas acho um pouco triste gastar tanta grana assim e ficar pensando na revenda sem nem ter o produto em mãos ainda, você irá pagar um valor mais alto para ter algo pior só pensando em revender?

Realmente, tem essa questão. Quando paro pra pensar, acho que é mais emoção mesmo comprar ela já pensando em vender por uma 4070. Na realidade, apesar de todos os problemas da 4060 Ti, imagino que ela atenderia relativamente bem o que eu procuro no momento (jogos em FHD ultra ou 2.5K, no alto com DLSS mesmo) então não pensaria em revender ela assim tão cedo, talvez até esperaria para ver a série 50 e se valeria um upgrade direto para ela no futuro, mas tem altas chances de eu acabar me acomodando com a 4060 Ti mesmo, pra ser bem sincero. Claro, se aparacer uma 4070 por um preço legal, eu iria pra ela sem pensar, mas para alguém que está montando o primeiro PC do zero, vindo de GPU de notebook, acredito que essa config pode segurar bem.

44 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Supondo que você a compre, o ganho de desempenho não se justifica pelo preço que iria pagar, e (para a surpresa de 0 pessoas) também é cara para o que oferece, AMD têm uma alternativa melhor dependendo do valor que vai pagar.

Qual RX seria equivalente para conseguir empurrar 2.5K relativamente tranquilo nessa faixa de preço?

• mês depois...
Postado

Perdão na demora de minha resposta,

Em 26/06/2024 às 11:29, Krah3x disse:

Processador - Ryzen 5 7600x - R$1.428,21

Cooler - AG400 - R$129,99

Placa-mãe - ASRock B650M DHV - R$978,00

RAM - 2x Kingston Fury Beast 16gb 6000MHz - R$925,80

SSD - Kingston NV2 1TB - R$389,99

GPU - RTX 4060 Ti Ventus 2X Black - R$2.319,99

Fonte - GALAX OMEGA GL650S - R$269,99

Gabinete - Montech Air 100 - R$279,90

TOTAL: R$6.721,87

Boa configuração, mas não consegui compreender claramente se 6K é seu orçamento "confortável" ou 7K é possível.

pelas memórias, que sinceramente, estou considerando ver um kit de 5600 ou até 5200MHz, que saem mais em conta. Só não tenho muito conhecimento nessa área para saber o impacto na diferença entre elas e as de 6000MHz. Sem querer abusar, qual você acha que vale a pena nessa config?

Sinceramente?

Pega a que couber no orçamento, se é que vai dar já que AM5 têm preços ainda exorbitantes, 6000MHz é ideal, mas se não der compra 5200MHz ou 5600MHz que já será ótimo.

Só tenha em mente que 5200 é a frequência mínima que se deve comprar de RAM DDR5, abaixo disso não compensa.

Quando paro pra pensar, acho que é mais emoção mesmo comprar ela já pensando em vender por uma 4070

Não seria um upgrade que valeria a pena, pagaria + de 3.000 reais para ter um ganho pouco de desempenho, e há também o fator da 4060 TI estar com preço péssimo (R$ 2.700 é a mais acessível que encontrei), RX 6700 XT está por 500 reais a menos, com mais VRAM e mesmo desempenho.

talvez até esperaria para ver a série 50 e se valeria um upgrade direto para ela no futuro, mas tem altas chances de eu acabar me acomodando com a 4060 Ti mesmo

A performance dela deve continuar suficiente pelos próximos ~5 anos, talvez um pouco mais dependendo do seu nível de exigem com qualidade gráfica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!