Ir ao conteúdo

HD externo Seagate detectado "plugado", mas não acessível como disco

Ir à solução Resolvido por TheDemonLena,

Posts recomendados

Postado

Prezados, bom dia!

Peço a ajuda e desde já agradeço a algum colega que infelizmente tenha enfrentado algum problema como este e esteja disposto a me ajudar.

Eu tenho um HD externo da marca Seagate. Ele possui 1TB e está praticamente cheio de arquivos de fotos e vídeos familiares, colecionados ao longo dos anos, vários na mesma pasta, o que ocasionava grandes problemas de carregamento.

Ocorre, porém, que seus dados se tornaram inacessíveis.

Quando eu plugo ele na USB, o Windows reproduz o som típico de quando se conecta um dispositivo USB.

Ele não aparece em “Este Computador”;

Ele aparece em meus “Bluetooth & outros dispositivos” como “Expansion”;

Ele não aparece no “Gerenciamento de disco”;

Ele aparece em “Gerenciador de Dispositivos” na categoria “Unidades de disco” como “Seagate Expansion SCSI Disk Device” apenas por um curto período de tempo após plugá-lo na USB, embora mesmo assim não apareça em “Este Computador” e no “Gerenciamento de disco”.

Quando eu utilizo a opção “Examinar Discos Novamente” no “Gerenciamento de disco”, eu já vi algum disco novo aparecendo por menos de 1 segundo e desaparecendo, e logo após aparecer e desaparecer, o Windows reproduz o som típico de quando se desconecta um dispositivo USB.

Já tentei desabilitar a opção de “O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia” nas “Propriedades” dos “Controladores USB” no “Gerenciador de Dispositivos”. Não adiantou.

Já tentei desinstalar os “Controladores USB” e também o próprio “Seagate Expansion SCSI Disk Device” no “Gerenciador de Dispositivos”. Não adiantou.

Já tentei “Atualizar driver” do “Seagate Expansion SCSI Disk Device” no “Gerenciador de Dispositivos”. Não adiantou. O Windows informa que “Os melhores drivers para seus dispositivo já estão instalados”. 

já tentei baixar todos os tipos de programas que encontrei no site da Seagate, imaginando que algum teria algum driver diferente que resolveria o problema. Não adiantou.

Estou relutante a acreditar que não há nada a ser feito.

Vi diversos vídeos de possíveis soluções que envolvem o “Gerenciamento de disco”. O problema é que no meu caso o HD externo não aparece no “Gerenciamento de disco”, nem mesmo como espaço não alocado.

Testei um programa de recuperação de arquivos chamado “Recoverit” da “Wondershare”, porém o HD Externo não é detectado.

Espero que alguém que já tenha passado por isso possa me ajudar. Este HD externo contém muitas fotos e vídeos de toda a minha família e eu não possuo um backup desses arquivos. Seria uma perda incomensurável.

Obrigado novamente pela atenção dos colegas!

Postado

Acredito que isso possa ser mais um problema fisico do logico... por isso não aparece no gerenciador.. e infelizmente nesse caso não tem muito o que de pra fazer... 

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Olá

Tente conectar a partir de um cabo sata dentro de um computador, caso não reconheça, má notícias provavelmente. Tente conectar em outros computadores, caso não funcione... Existem algumas empresas que recuperam seus dados de HDs defeituosos. 

No caso de HDs externos, sempre possua um ou mais backups, sejam eles no seu computador físico ou até na nuvem. Se a mídia é importante para você, sempre tenha um backup pelo menos :3

Postado

@bngomes Obrigado pela mensagem. Por mais que ela traga más notícias, com ela me parece que eu elimino a possibilidade de problemas de software.

@TheDemonLena Obrigado pela mensagem. Infelizmente eu já tentei em outros computadores. 4 Computadores para ser exato. Para tentar conectá-lo via sata dentro de um computador, como você sugere? Seria com um cabo adaptador ou teria que ser mediante um técnico especializado, para abrir o HD externo e modificá-lo para ser possível?

Postado

@Swalls Obrigado pela mensagem. Não, infelizmente ele não aparece, o que é curioso, pois conforme eu disse, ele aparece em meus “Bluetooth & outros dispositivos” como “Expansion” e também aparece em “Gerenciador de Dispositivos” na categoria “Unidades de disco” como “Seagate Expansion SCSI Disk Device”.

Postado
20 minutos atrás, Herbert Z. disse:

ele aparece em meus “Bluetooth & outros dispositivos” como “Expansion” e também aparece em “Gerenciador de Dispositivos” na categoria “Unidades de disco” como “Seagate Expansion SCSI Disk Device”.

Por que possivelmente o "controlador" está funcionado, o problema está na mídia (o disco propriamente dito).. 

Em alguns casos seria possível abrir o e trocar a disco por outro, mas a seagate usa um conector proprietário na HD da HD externo (é um HD de notebook normal, só que com uma conexão proprietária)

Embora isso não ajudaria no seu caso especifico...

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, bom dia. 

Conforme sugerido pelo @TheDemonLena, conectei o HD a partir de um cabo sata, mas ele novamente não funcionou. Possuo outro HD externo de igual modelo e em estado normal de funcionamento. Fiz o teste conectando-o a partir do cabo sata e este outro funcionou normalmente.

Concluo que o problema é físico, portanto.

Ao pesquisar por alguma empresa de recuperação de dados próxima de minha cidade, localizei a empresa SOS Data Recovery.

Estarei encaminhando o HD para essa empresa.

Obrigado a todos que responderam a este tópico e me ajudaram.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...