Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i7 10700F dá gargalo com Radeon RX 7600?


Posts recomendados

@GuilhermeGB pior que não, é a CPU mesmo que fica em 100%

Na verdade, praticamente qualquer jogo que eu abro, o uso da CPU fica em 100%

@Adriel SG pois é mano kkkkkkk por isso que eu to completamente encucado com isso, consigo jogar jogos bem mais pesados graficamente, já os jogos que deveriam exigir um pouco mais de CPU eu tenho problemas… até o jogos competitivos como eu já citei antes não rodam tão bem quanto deveriam, você provavelmente leva mais fps que eu no LOL e CS, caso jogue 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 minutos atrás, Brenorkb disse:

Na verdade, praticamente qualquer jogo que eu abro, o uso da CPU fica em 100%

Recomendo que você verifique a temperatura e o clock do processador.

 

No mais, verifique também se o Resizable BAR está ativado na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriel SG monitorei o consumo energético da CPU E GPU também e estão de boa, nada fora do comum… Se for BO com BIOS eu to ferrado, porque aí já não é minha praia, não sei mexer em nada que envolva BIOS 

 

@KairanD desculpa incomodar com tantas perguntas meu amigo 😅

mas o que seria esse Resizable BAR, não entendo nada de BIOS.

Com relação  a temperatura, não tem nada fora do comum 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Brenorkb disse:

Na verdade, praticamente qualquer jogo que eu abro, o uso da CPU fica em 100%

Tem alguma coisa anormal aí, então.

 

Por acaso, qual seria a marca e modelo da sua placa-mãe? Não seria uma Biostar ou uma outra placa genérica qualquer, seria? Qual é a frequência da memória RAM que você tem? Quantos pentes de memória?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brenorkb BIOS é tranquilo mexer, pode ir fuçando e qualquer coisa só dar um Clear CMOS pela placa-mãe ou tirar a pilha da placa por uns 30s com a fonte desligada que ele reseta as configurações da BIOS, mas como você só iria mexer no processador acredito que não vá interferir em nada demais

Tem placas que usam liberam a opção de OC Tuner para dar Overclock automático no processador, pode ser que isso cause instabilidade no sistema por exemplo caso você tenha executado ou quem montou seu pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB minha placa-mãe é uma h410-m da MSI,

memória ram 16gb da kingston 3200mhz. Só tenho um pente, meu segundo slot não está funcionando 

@Adriel SG obrigado! Vou tentar verificar alguma coisa na BIOS, o problema é que não conheço nada então não sei onde mexer 🤣

Fui eu mesmo que montei o pc, não fiz OC em nada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Brenorkb disse:

@GuilhermeGB minha placa-mãe é uma h410-m da MSI,

OK, as placas MSI costumam ser minimamente decentes, pelo menos.

 

agora, Brenorkb disse:

memória RAM 16gb da kingston 3200mhz. Só tenho um pente, meu segundo slot não está funcionando 

Bom, temos um problema aqui. Primeiro que você está utilizando memória RAM em single-channel, isso por si só já afeta diretamente o desempenho do processador em jogos. Segundo que o 10400F não suporta frequência de 3200MHz, o padrão oficial dele é 2666MHz, só daria pra ultrapassar esse limite numa placa-mãe B560, por exemplo. Memórias de 3200MHz em 99% dos casos só rodam assim com o XMP ativado, se você não ativar o XMP ela vai rodar em uma frequência SPD, às vezes 2133MHz, as vezes 2400MHz e as vezes 2666MHz. Supondo que a sua aí esteja rodando em 2133MHz, isso aí junta com o single-channel e faz o problema ser ainda pior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB mas esse problema seria tão gritante a ponto de perder tanto desempenho? Já vi diversos vídeos comparando dual channel e single channel, e tem um diferença de fps sim, mas nada absurdo, no máximo 5/10 fps. Trocar de placa-mãe seria uma boa opção no meu caso? Não sei como recuperar o slot, já desmontei tudo da placa, limpei direitinho e joguei limpa contato, mesmo assim nem deu sinal de vida, quando coloco 2 pentes de memória o pc não dá nem vídeo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brenorkb quando as memórias estão rodando em boas frequências, sim, a diferença de single pra dual pode ser tipo 5-10%, mas se você somar a perda de desempenho por estar rodando em baixa frequência, que pode ser seu caso, pode dar a diferença bem significativa.

 

Eu não consegui encontrar o tópico (encontrei, link abaixo), mas se não estou enganado tinha um usuário aqui nos fórum que estava relatando baixo desempenho no seu i5 9600K, ele estava com sua RAM rodando a 2133MHz, ao trocar por RAMs 3200MHz o problema foi solucionado. No caso ele tinha uma placa Z390 e processador "K", então conseguia ir acima dos 2666MHz padrão.

 

Primeiro passo aí é abrir o CPU-Z na aba "Memory' e verificar como a RAM está rodando. Na parte "DRAM Frequency" vai aparecer por volta de 1066MHz para RAM e 2133MHz, por volta de 1200MHz para RAM em 2400MHz e por volta de 1333MHz para RAM em 2666MHz. Imagem abaixo meramente ilustrativa, eu já tinha ela salva aqui, no caso abaixo a RAM está a 3600MHz.

 

Semttulo.png.70e607971844e8cac76b145352cfb57d.png

 

 

Encontrei o tópico que me referi:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls olha, pode ser que tem algo do tipo acontecendo, esse pc era do meu irmão e eu peguei tem uns 5 meses e estou fazendo os upgrades, mas quando estava com ele, ele chegou a pagar aqueles caras pra fazer “otimização” no pc, será que rolou alguma coisa que tá atrapalhando?

 

@GuilhermeGB  vou dar uma olhada nisso assim que chegar em casa, obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brenorkb

drivers de placa de vídeo, se você não estiver com lentidão ou com problemas, você nunca atualiza! A menos que o jogo exija ou a atualização nova diga que há uma correção de falha de segurança.

 

recomendo que faça você mesmo a otimização e não pague os outros. Me fale se não souber o que fazer ou o que cada otimização faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brenorkb essa tal otimização as vezes é só o cara desativando um monte de processos e serviços, e as vezes usando algum programa pronto de script cmd que altera registros, eu fiz um teste no meu Windows 11 com um script de um random (eu não tinha nada a perder então decidi brincar) e não senti diferença nenhuma, parecia na verdade que até piorou o desempenho e acabei desistindo e migrando de volta pro Windows 10

O Team Fortress 2 que eu jogo tava com um desempenho horrível e travando no antigo sistema, quando voltei pro 10 ele voltou a funcionar muito bem

 

Inclusive esse é outro ponto, eu uso Windows 11 na máquina do trabalho e aqui ele funciona muito bem, mas na minha máquina de casa ele tem 1 desempenho horrível, então em casa precisei usar Windows 10 pra evitar dor de cabeça

 

3 minutos atrás, Swalls disse:

recomendo que faça você mesmo a otimização e não pague os outros. Me fale se não souber o que fazer ou o que cada otimização faz.

concordo com o @Swalls

esse tipo de alteração é melhor você mesmo fazer e estudar o que faz, é tipo aquelas alterações que o pessoal fixa o Windows para usar todos os núcleos direto ou alocar uma quantidade de memória virtual, essas alterações engasgam o sistema (algo que até pouco tempo atrás eu mesmo fazia até entender que só tava fazendo *****)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls essa otimização que eu disse não fui eu que fiz, com relação a drivers eu também praticamente não mexo, atualizo bem de vez em quando. A otimização feita foi quando o pc era do meu irmão. Ele pagou aqueles caras dos anúncios de Instagram que prometem um ganho absurdo de FPS fazendo uma otimização no pc, nem sei como foi feita na verdade. Se isso pode ter acarretado em algum malware, a reinstalação do Windows pode ajudar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Brenorkb disse:

@Swalls essa otimização que eu disse não fui eu que fiz, com relação a drivers eu também praticamente não mexo, atualizo bem de vez em quando. A otimização feita foi quando o pc era do meu irmão. Ele pagou aqueles caras dos anúncios de Instagram que prometem um ganho absurdo de FPS fazendo uma otimização no pc, nem sei como foi feita na verdade. Se isso pode ter acarretado em algum malware, a reinstalação do Windows pode ajudar?

Então faz sentido, tem alguns que conseguem realmente melhorar o desempenho, mas não se faz milagre nos sistemas

E sim, ele pode ter instalado alguma coisa que vocês não sabem, vocês não conhecem o cara que foi fazer o trabalho

 

Reinstalar o Windows do 0 pode resolver, mas não garanto também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriel SG vou tentar fazer isso assim que chegar em casa então… preciso de um pendrive com boot do Windows ou posso reinstalar pelo Windows update mesmo? Obrigado pela ajuda mano… mesmo sendo peças de entrada ainda é triste pagar um valor alto e não ter o desempenho esperado, acaba com a mente do trabalhador lkkkkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brenorkb Seu computador não precisa de upgrade só por causa disso, o I5-10400 é pra suportar por um tempo ainda tranquilamente, eu comprei o meu processador em 2020, e só quero trocar agr porque eu mexo com edição de imagem e vídeo e to começando a programar, então ele ja sofre pra isso, e a placa de Vídeo também

 

E recomendo fazer uma instalação limpa, tu apagaria todo o disco e instalaria do zero, caso não saiba fazer isso tem diversos vídeos no ytb ensinando passo a passo

só não esquece de fazer backup do que é importante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos lá, se você não entende nada de otimização da maquina, então não faça. Apenas sair fazendo a dica dos outros sem entender o que está fazendo acaba com seu S.O.

As unicas coisa que eu realmente indico fazer é usar o windows debloater(só funciona para win 10), desativar a cortana, desativar o bing, desativar o edge(que passa horas por dia roubando seus dados) e liberar as opções de energia no desempenho máximo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brenorkb Pendrive, pelo PC direto tu não consegue realmente zerar o disco porque ele n consegue se apagar e reinstalar por completo

10 minutos atrás, Swalls disse:

vamos lá, se você não entende nada de otimização da maquina, então não faça. Apenas sair fazendo a dica dos outros sem entender o que está fazendo acaba com seu S.O.

As unicas coisa que eu realmente indico fazer é usar o windows debloater(só funciona para win 10)

interessante, não sabia desse, parece um bom teste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 28/06/2024 às 11:19, Brenorkb disse:

mas o que seria esse Resizable BAR, não entendo nada de BIOS.

Um recurso que facilita o acesso à VRAM. A diferença que ele faz pode ser brutal, ainda mais ao considerar que você já estará limitado pelo PCI-Express 3.0.

 

Você deve ativar esse recurso na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD agradeço a ajuda de vcs, mas decidi que não vou mexer em nada, acho que escolhi os dois piores jogos, no quesito otimização, pra testar meu hardware: elden ring e the last of us. Fiz testes em outros jogos e todos que tentei até agora estão super de boa, red dead 2 joguei com mais de 140 fps, horizon zero dawn e days gone ficaram nessa mesma faixa, então tá ótimo. Único problema são os jogos competitivos, que o limitador é com certeza o processador, mas está tudo tranquilo e rodando de boa também, nada abaixo de 120 fps. Novamente queria agradecer a todo mundo aí que se empenhou pra tentar me ajudar nesse tópico😅

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...