Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quero atualizar o BIOS da minha placa-mãe para a mais atual, seguindo o site do fabricante:

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-a320m-k-br/helpdesk_bios?model2Name=PRIME-A320M-K-BR

Minha dúvida é:

Como saber se meu processador vai continuar tendo suporte e como saber se o pen-drive não ficou corrompido depois da formatação?

Configuração:

• ASUS A320MK/BR
  • Ryzen 3 3200g
  • 8gb RAM Kingston
  • Fonte Redragon RGPS 500w
  • SSD Adata Su650

Vale citar que utilizo Bitlocker e o backup da chave de recuperação já foi feito.

image.png.010f25a0d318e9c381850240d1e06edd.png

Postado

A ASUS não costuma remover suporte de CPUs antigos nas atualizações de BIOS.

Quem faz isso é a ASRock porque usou um chip de BIOS com pouca memória, e sendo o caso tem o aviso informado as versões sem suporte nas versão mais atual do BIOS.

Use pendrive de boa qualidade - Kingston, Sandisk, Samsung... que não terá problemas.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Na lista de processadores suportados está escrito que os processadores da Série A de 7ª geração e também Athlon X4 perderam o suporte desde a BIOS 5862.
Esses são processadores Bristol Ridge. Seu Ryzen 3 3200G é Picasso, e não será afetado.

Processadores Bristol Ridge são esses aí da tabela abaixo:

image.png.e6e00295e2042a30b6f5ad13c9b63fa3.png

• Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, Necklace disse:

como saber se o pen-drive não ficou corrompido depois da formatação

Não precisa de Pendrive.

O EZFlash 3 da ASUS, que é presente em sua placa-mãe, permite a conexão da própria BIOS no servidor da ASUS para baixar a BIOS mais recente que suporte o processador, ou então buscar uma att. no HD ou qualquer outra mídia que já esteja no computador.

Caso esteja com o pc montado e funcional, baixe a BIOS que quer usar, e deixa em uma pasta no HD ou SSD, e com o EZFlash 3 busque por ela nas pastas.

• Obrigado 1
Postado

@Marcos FRM 

@Mega Blaster

Dêem suas dicas também, já que foram vocês que me persuadiram a querer mexer no que tá quieto. 😅

@Crixus Champion @Elder Nauvirth @1lokos

Existe alguma forma de fazer backup do BIOS atual pro precaução? 

9 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Não precisa de Pendrive.

O EZFlash 3 da ASUS, que é presente em sua placa-mãe, permite a conexão da própria BIOS no servidor da ASUS para baixar a BIOS mais recente que suporte o processador, ou então buscar uma att. no HD ou qualquer outra mídia que já esteja no computador.

Caso esteja com o pc montado e funcional, baixe a BIOS que quer usar, e deixa em uma pasta no HD ou SSD, e com o EZFlash 3 busque por ela nas pastas.

Eu posso simplesmente deixar o arquivo no pendrive e usar o EZFlash?

10 horas atrás, Crixus Champion disse:

Na lista de processadores suportados está escrito que os processadores da Série A de 7ª geração e também Athlon X4 perderam o suporte desde a BIOS 5862.
Esses são processadores Bristol Ridge. Seu Ryzen 3 3200G é Picasso, e não será afetado.

Processadores Bristol Ridge são esses aí da tabela abaixo:

image.png.e6e00295e2042a30b6f5ad13c9b63fa3.png

O meu receio todo é que minha versão (5407) é bem antiga, de 2020, seria um update direto de 4 anos. São muitas versões pra ler uma por uma, seu chart foi bem útil, agradeço.

Postado
1 hora atrás, Necklace disse:

Eu posso simplesmente deixar o arquivo no pendrive e usar o EZFlash?

Sim, e também pode deixar em alguma pasta dentro do HD ou SSD.

O EZFlash 3 permite a busca nos discos de armazenamentos já no pc, fazendo com que não seja necessário o uso do pendrive.

Nada lhe impede de deixar no pendrive, só será uma preocupação a mais em pegar um pendrive bom e deixar ele formatado e com o arquivo da BIOS para uso, quando pode deixar só os arquivos da BIOS no HD ou SSD.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Necklace disse:

O meu receio todo é que minha versão (5407) é bem antiga, de 2020, seria um update direto de 4 anos. São muitas versões pra ler uma por uma, seu chart foi bem útil, agradeço.

2 horas atrás, Necklace disse:

Deu certo, obrigado a todos.

Usei o EZFLASH3 + PenDrive Sandisk 3.1UltraFlair

🍺 Nas minhas máquinas, BIOS desatualizado me dá coceira. 🤒 🤣

2 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Sim, e também pode deixar em alguma pasta dentro do HD ou SSD.

O EZFlash 3 permite a busca nos discos de armazenamentos já no pc, fazendo com que não seja necessário o uso do pendrive.

ASUS foi uma das pioneiras nisso (suporte ao NTFS no BIOS). Lembro de relatos de 2019 já mencionando esse suporte. Talvez seja até de antes.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!