Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de BIOS ASUS A320MK/BR


Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Quero atualizar o BIOS da minha placa-mãe para a mais atual, seguindo o site do fabricante:

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-a320m-k-br/helpdesk_bios?model2Name=PRIME-A320M-K-BR

Minha dúvida é:

Como saber se meu processador vai continuar tendo suporte e como saber se o pen-drive não ficou corrompido depois da formatação?

Configuração:

  • ASUS A320MK/BR
  • Ryzen 3 3200g
  • 8gb RAM Kingston
  • Fonte Redragon RGPS 500w
  • SSD Adata Su650

Vale citar que utilizo Bitlocker e o backup da chave de recuperação já foi feito.

 

image.png.010f25a0d318e9c381850240d1e06edd.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ASUS não costuma remover suporte de CPUs antigos nas atualizações de BIOS.

 

Quem faz isso é a ASRock porque usou um chip de BIOS com pouca memória, e sendo o caso tem o aviso informado as versões sem suporte nas versão mais atual do BIOS.

 

Use pendrive de boa qualidade - Kingston, Sandisk, Samsung... que não terá problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Na lista de processadores suportados está escrito que os processadores da Série A de 7ª geração e também Athlon X4 perderam o suporte desde a BIOS 5862.
Esses são processadores Bristol Ridge. Seu Ryzen 3 3200G é Picasso, e não será afetado.


Processadores Bristol Ridge são esses aí da tabela abaixo:

 

image.png.e6e00295e2042a30b6f5ad13c9b63fa3.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Necklace disse:

como saber se o pen-drive não ficou corrompido depois da formatação

Não precisa de Pendrive.

 

O EZFlash 3 da ASUS, que é presente em sua placa-mãe, permite a conexão da própria BIOS no servidor da ASUS para baixar a BIOS mais recente que suporte o processador, ou então buscar uma att. no HD ou qualquer outra mídia que já esteja no computador.

 

Caso esteja com o pc montado e funcional, baixe a BIOS que quer usar, e deixa em uma pasta no HD ou SSD, e com o EZFlash 3 busque por ela nas pastas.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM 

 

@Mega Blaster

 

Dêem suas dicas também, já que foram vocês que me persuadiram a querer mexer no que tá quieto. 😅

 

@Crixus Champion @Elder Nauvirth @1lokos

 

Existe alguma forma de fazer backup do BIOS atual pro precaução? 

9 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Não precisa de Pendrive.

 

O EZFlash 3 da ASUS, que é presente em sua placa-mãe, permite a conexão da própria BIOS no servidor da ASUS para baixar a BIOS mais recente que suporte o processador, ou então buscar uma att. no HD ou qualquer outra mídia que já esteja no computador.

 

Caso esteja com o pc montado e funcional, baixe a BIOS que quer usar, e deixa em uma pasta no HD ou SSD, e com o EZFlash 3 busque por ela nas pastas.

 

Eu posso simplesmente deixar o arquivo no pendrive e usar o EZFlash?

 

10 horas atrás, Crixus Champion disse:

Na lista de processadores suportados está escrito que os processadores da Série A de 7ª geração e também Athlon X4 perderam o suporte desde a BIOS 5862.
Esses são processadores Bristol Ridge. Seu Ryzen 3 3200G é Picasso, e não será afetado.


Processadores Bristol Ridge são esses aí da tabela abaixo:

 

image.png.e6e00295e2042a30b6f5ad13c9b63fa3.png

 

O meu receio todo é que minha versão (5407) é bem antiga, de 2020, seria um update direto de 4 anos. São muitas versões pra ler uma por uma, seu chart foi bem útil, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Necklace disse:

Eu posso simplesmente deixar o arquivo no pendrive e usar o EZFlash?

Sim, e também pode deixar em alguma pasta dentro do HD ou SSD.

 

O EZFlash 3 permite a busca nos discos de armazenamentos já no pc, fazendo com que não seja necessário o uso do pendrive.

 

Nada lhe impede de deixar no pendrive, só será uma preocupação a mais em pegar um pendrive bom e deixar ele formatado e com o arquivo da BIOS para uso, quando pode deixar só os arquivos da BIOS no HD ou SSD.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Necklace disse:

O meu receio todo é que minha versão (5407) é bem antiga, de 2020, seria um update direto de 4 anos. São muitas versões pra ler uma por uma, seu chart foi bem útil, agradeço.

 

2 horas atrás, Necklace disse:

Deu certo, obrigado a todos.

Usei o EZFLASH3 + PenDrive Sandisk 3.1UltraFlair

 

🍺 Nas minhas máquinas, BIOS desatualizado me dá coceira. 🤒 🤣

 

2 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Sim, e também pode deixar em alguma pasta dentro do HD ou SSD.

 

O EZFlash 3 permite a busca nos discos de armazenamentos já no pc, fazendo com que não seja necessário o uso do pendrive.

 

ASUS foi uma das pioneiras nisso (suporte ao NTFS no BIOS). Lembro de relatos de 2019 já mencionando esse suporte. Talvez seja até de antes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!