Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente eu quis fazer um upgrade para gravações etc..., então resolvi tirar o meu Ryzen 3 3200g que já estava peidando de fraco, por um Ryzen 5 5600, fiz a instalação tudo corretamente, porém ele ta chegando aos 70 graus só de ta mexendo no windows e quando to no Youtube as vezes chega a 81, no Valorant ta cravado a 96 a 97 graus e n sai disso, apesar da alta temperatura ele não ta apresentando nenhum stuttering, lag ou o pc desligando, estou utilizando o próprio cooler box da AMD que provavelmente seja este caso, mas será que resolveria meu problema comprando um Water cooler ? ou não é necessário ? já que não está me prejudicando no uso do PC.

• AltVint7 alterou o título para processador Ryzen 5 5600 apresentando alta temperatura
Postado

cara o gabinete não é tão fechado porém dava pra ser melhor e eu to usando cooler da pichau na parte de trás do gabinete, poeira não tem pois quando abri eu limpei ele praticamente todo (inclusive tava com muita poeira mas ja foi toda retirada).

ps: eu comprei um water cooler ontem 240mm da rise e espero resolver esse problema.

Postado

mas alguém sabe me dizer se prejudica muito o processador se eu estiver usando ele nessas temperaturas muito elevadas ? pois não estou sentindo nenhum travamento e nem queda de fps e nem desligar o pc ta desligando, ta tudo normal, só a temperatura que ta o tempo todo acima dos 90 graus.

Postado

Cara, você vai perder desempenho em jogos mais pesados e a longo prazo degrada seu processador, temperatura max ideal pra qualquer processador é uns 70 eu diria, acima disso já é bom abrir o olho, como o amigo ali disse o ag 400 é 1 ótimk cooler pro 5600, o meu n passa dos 40 graus com esse cooler

Postado

Mesmo com o cooler AMD (Wraith Stealth) 96 a 97 graus em jogos é alto para um Ryzen 5600, já que o Tjmax deste CPU é 90 graus.

Tjmax -  "Temperature Junction" ou a maior temperatura que o CPU pode atingir, acima disso o sistema de proteção reduz o clock para baixar a temperatura.

Isso sugere que estes 97 graus que você esta vendo não são precisos, talvez falha do software de monitoramento.

Citação

...temperatura max ideal pra qualquer processador é uns 70

Ao contrário da "popular wisdom" a AMD afirma que seus processadores não degradam operando perto do Tjmax (90 graus), ou seja pode usar na casa dos 80 graus.

O problema é que mantida estas temperaturas altas por longo período o interior do gabinete também vai ficar com temperatura elevada, principalmente nos ruins de airflow - que são maioria no mercado; o que vai elevar também a temperatura de funcionamento da CPU e VRM, num círculo vicioso. No verão fica insuportável ficar perto de um gabinete com estas temperaturas, vira aquecedor de ambiente.

E como explicado, se esta  realmente a 97 graus deve estar ocorrendo redução de clock e reduzindo a performance.

Qual a sua placa-mãe - marca e modelo, ela pode esta contribuindo para esta temperatura.

E também qual a marca e modelo do gabinete, também deve ter a sua parcela de culpa.

Postado

placa-mãe é um gigabyte B550m DS3H

Gabinete Gamer TGT Skylancer Lateral De Vidro Preto, TGT-SKL-BL01

(ainda não chegou meu Water Cooler :c)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!