Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações família, que tudo esteja bem por parte de quem ler o post.

Passei por aqui para encontrar auxílio na resolução de uma anomalia que notei recentemente no meu ASUS:

Modelo: ViviBook X512U

CPU: I5-8250U @1.60

GPU: NVIDIA GeForce MX110 e Intel UHD Graphics 620

RAM: 12GB

A anomalia é a seguinte, algumas funções de algumas teclas não estão a funcionar... alguns notebooks vêm com as (fn) para dar algumas funções especiais nas teclas(F´s). Por padrão, a linha de teclas(F´s) acionava funções especiais como aumentar e diminuir o brilho da tela, aumentar e diminuir o som do sistema, ligar a backlight do keyboard, bloaquear o trackpad sem precisar fazer a combinação com a tecla (fn). Atualmente as configurações inverteram e nem as funções especiais já nem estão a funcionar, ou seja, a linha de teclas(F´s) por padrão está a acionar funções como: ajuda, mudar nome de arquivo... dependendo do software em uso, e quando faço a combinação com a tecla(fn) as funções especiais que eram acionadas por padrão já não estão a funcionar.

Vim aqui pela vasta competência que têm em dar suporte para situações do gênero e não só, espero ser ajudado. 

• TheDemonLena alterou o título para ViviBook X512 perdeu a função das teclas especiais de atalho
Postado

Não formatei, apenas as constantes atualizações do windows update.

Vou seguir a orientação e reportar o resultado.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou Fiz o que me recomendou.

Procurei pela referência exata do meu notebook, encontrei a respetiva referencia mas não encontrei o controlador para a referência do meu notebook.

O site até mostrou-me o controlador, mas com um link externo(fora do site da ASUS) que redireciona-me para a loja da microsoft, só que infelizmente é um link que não abre nada.

@Pedroou Procurei por mais algumas referências e consegui o app. Mas infelizmente não obtive o resultado desejado.

A tecla que permite bloquear e desbloquear o trackpad, e a tecla que permite ligar e desligar a backlight do teclado não estão a funcionar, no caso do meu VivoBook são a F6 e F7.

Postado

@mick 07 Na verdade ainda não verifiquei, não me lembro de ter feito isso. Vou verificar.

Mas, uma pergunta: a desativação da tecla FN impediria ter acesso a outras funções das teclas F´s? A combinação entre a tecla FN e as teclas F´s(F1 a F12) funciona, só algumas funções é que não.

Contudo, sou grato pelo contributo, vou verificar a BIOS se está tudo em ordem e dar o feedback.

Postado

@mick 07

Tem sim a função de travar a tecla FN ou "tinha", e é exatamente como disseste a pouco, a combinação para travar a tecla FN é a tecla FN + ESC, há até um led que acende quando a tecla FN ficava travada!

Mas infelizmente não está mais a funcionar.

Fiz um check na BIOS e não há nada desativado lá!

• 2 semanas depois...
Postado

@Antonio V. Garcia @Antonio V. Garcia Fiz o que me recomendou e não tive sucesso.

Não acredito que o problema seja ou esteja no teclado físico... porque se fosse o caso as teclas não funcionariam!

No meu notebook, a tecla F6 tem a função de ativar e desativar o trackpad e a tecla F7 tem a função de ativar a backlight do keyboard. As teclas funcionam normalmente, só essas funções que citei a pouco é que não.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!