Ir ao conteúdo

O Windows atualiza a BIOS da placa-mãe?

Ir à solução Resolvido por TheDemonLena,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Tenho conhecimento que o Windows já atualiza sozinho maioria dos drivers do computador, mas me surgiu a questão hoje: O Windows também atualiza sozinho a BIOS da placa-mãe? 

Meu computador está normal e não apresenta problemas, não sou de procurar atualizações de drivers pois sei que o Windows faz o trabalho de os atualizar para mim, o único driver no qual eu atualizo "manualmente" é o da placa de vídeo, porém nunca pensei na possibilidade de eu ter que atualizar a BIOS da minha placa-mãe, o Windows também já faz isso por mim ou eu devo atualiza-la manualmente também? 

Montei meu computador faz quase 1 ano, se não me engano, eu pedi para que a placa-mãe já viesse com a BIOS atualizada para o Ryzen 5 3600, mas desde que montei meu computador, nunca procurei manter a BIOS atualizada, acreditando que o Windows já faz isso. 

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Olá, bom dia.

Nesse caso, temos tanto sim como não. Normalmente apenas computadores da Dell, HP, Lenovo e demais empresas possui atualização via Windows (Que nesses casos, usam seus respectivos aplicativos). No seu caso, o Windows não atualizará a BIOS, mas não fique totalmente preocupado com isso, dependendo da placa-mãe, pode ocorrer que uma atualização de BIOS remova seu processador da lista de compatibilidade. 

No fim, é sempre bom atualizar a BIOS, mas fique atento se seu processador ainda é suportado na versão de BIOS mais recente. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Não.. a BIOS não é um dispositivo que tenha um driver no windows..  

A BIOS é uma firmware, e para atualizar tem que usar as ferramentas do fabricante da placa...

• Obrigado 1
Postado

Bom dia @Vitoria Gabriela!

Pelo que sei é necessário que a atualização seja feita manualmente mesmo, já que o Windows acaba sendo um "processo" separado da BIOS da placa-mãe.

Estranho é que tenho um conhecido que comprou um notebook da Samsung e me pediu para ajudá-lo para atualizar drivers e instalar apps, notei que havia uma opção naqueles bloatwares de atualizar a BIOS, o selecionei e fez todo o processo por mim, mas duvido que este seja o caso com desktops.

De qualquer forma, busque manter a BIOS atualizada, já que em muitos casos isso resolve problemas ou impede eles de se criarem.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Como comentado pelo @TheDemonLena , em PCs de grife, a Microsoft está fazendo os fabricantes colocarem as atualizações de BIOS no Windows Update, geralmente automáticas! Aposto que é um esforço da empresa, via algum termo no licenciamento, para evitar bit rot de BIOS pré-históricos, cheios de bugs e falhas de segurança.

Em hardware avulso, existe a possibilidade, já mencionada, de perder suporte a algum processador decrépito (caso clássico das APUs A-Series em placas AM4) e, menos comum, resetar o TPM, algo com que precisa ter cuidado caso o BitLocker esteja ativo no Windows -- sempre tenha backup das chaves: Fazer backup da chave de recuperação do BitLocker. Levando isso em conta, é altamente recomendável atualizar. BIOS hoje em dia é um mini sistema operacional que roda na placa-mãe. Como tal, vive sendo consertado.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Obrigada a todos pelas respostas, com isso, eu planejo atualizar a BIOS hoje se possível (ou futuramente quando eu precisar formatar meu computador), mas eu nunca procurei fazer tal coisa, é simples igual uma formatação? 

Pesquisando um pouco por cima, vi que irei precisar fazer um procedimento semelhante a formatação, o pendrive tem que estar bootavel? Posso utilizar o programa Rufus normalmente para isso? (geralmente é o que eu utilizo para formatar computadores e deixar o pendrive bootavel com a iso do windows). 

Além disso, onde consigo ver se tal driver atual ainda dará suporte ao meu processador? O mais atual no site da Biostar não me dá tantos detalhes, e pesquisando no google a versão da BIOS, também não me aparece mais detalhes sobre seu suporte atual para CPUs. 

Ryzen 5 3600

Biostar B550MH 6.1

• Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

é simples igual uma formatação? 

É fácil igual colocar os arquivos dentro, mas tem seus procedimentos que devem ser levados a sério. Erros podem custar sua BIOS. 

18 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Pesquisando um pouco por cima, vi que irei precisar fazer um procedimento semelhante a formatação, o pendrive tem que estar bootavel? Posso utilizar o programa Rufus normalmente para isso? (geralmente é o que eu utilizo para formatar computadores e deixar o pendrive bootavel com a iso do windows). 

Tem que ser criado manualmente, do que eu lembre, é necessário que o pendrive esteja formatado em FAT32 (Isso pode mudar de acordo com a fabricante e modelo da placa-mãe). O programa Rufus não lhe ajudará nisso provavelmente. 

Edit:

De acordo com o site da fabricante, o Ryzen 5 3600 é suportado na BIOS "

B55AS907.BSS"

https://www.biostar-usa.com/app/en-us/mb/introduction.php?S_ID=994#cpusupport

• Obrigado 1
Postado

Consulte o manual da placa-mãe para saber como atualizar a BIOS, vária um pouco, em alguns casos pode ser atualizado a partir do Windows em outros pode ser necessário dar boot com pendrive.

Não é igual formatar é bem mais simples.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Obrigada a todos pelas respostas! 

Após minha última pergunta, perguntei para amigos próximos e vi alguns vídeos explicativos no YouTube, e cheguei a uma conclusão. 

Percebi que não há extrema necessidade de atualizar a BIOS se o computador funciona normalmente (o que é o meu caso), e eu não vou trocar de processador ou RAM tão cedo, então não faz muito sentido eu "correr o risco" de atualizar sem precisar (ainda mais levando em conta que ultimamente a energia de casa está meio instável, o que torna esse tipo de atualização perigosa).

Além de que, eu já tenho planos de trocar de placa-mãe futuramente quando surgir a necessidade de trocar de processador, pois na época que adquiri ambos, eu era mais leiga sobre o assunto de placas mãe, e não sabia que a Biostar fabricava placas mãe tão porcas de hardware e construção, então como não tenho planos de manter ela futuramente comigo, é mais um motivo de eu não ter uma real necessidade de a atualizar. 

Mas muito obrigada pelas explicações e ensinamentos! Por mais que eu não vá os por em prática agora, sou grata por terem me passado seus conhecimentos, eles com certeza me serão úteis no futuro. ❤ 

• Curtir 3
  • Triste 1
  • Coordenador
Postado

Só pra reforçar o que já falaram aqui, no meu antigo notebook da Dell o Windows Update, por vezes, obrigava a atualizar o BIOS, certamente por alguma questão de segurança crítica. Já em desktop, nunca vi oferecer, mas uso há pouco tempo -- fazia uns 15 anos que só usava notebook. Como notebooks são modelos com sistemas mais "fechados", com hardware fixo, fica mais fácil controlar as atualizações, diferente do desktop, que uma mesma placa-mãe pode ter várias configurações diferentes.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...