Ir ao conteúdo

Quais placas mãe comprar?

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bem? Vou comprar uma placa-mãe nova para meu pc (a minha antiga b450 da biostar foi de arrasta) e estou querendo recomendações de placas para comprar!

https://www.kabum.com.br/produto/458886/placa-mãe-msi-b450m-a-pro-max-amd-am4-micro-atx-DDR4

https://www.terabyteshop.com.br/produto/24679/placa-mãe-maxsun-b450m-ms-challenger-chipset-b450-amd-am4-matx-DDR4?p=1464543

estou em dúvida entre esses 2 modelos até o momento, vocês poderiam me ajudar? Depois de ter visto o modelo da MSI tando barato, e vendo pela confiabilidade da marca, acho muito provável de eu comprar da MSI, mas gostaria de saber a opinião de vocês também

Postado
1 hora atrás, Crixus Champion disse:

Qual é seu processador?

meu processador é o R3 3200G, ultimamente estou usando meu computador para coisas básicas (atividades diárias e programação) e não planejo jogar jogos pesados e nem fazer outras atividades mais pesadas também. Este meu cpu, em conjunto com 8gb de ram (no caso só tenho 6gb, por causa do vídeo integrado) está me suprindo muito bem, não penso em fazer nenhum upgrade. Uma a320 me supriria muito a necessidade também mas tenho em mente as b450 pois elas já vem com a BIOS atualizada pra terceira geração dos Ryzen (eu não tenho equipamento para fazer att de BIOS) e ainda me possibilitam fazer um upgrade futuro caso eu queira (não vou querer tão cedo)

Meu orçamento é baixíssimo, quero no máximo pagar 380 numa placa, não pode passar disso

• Solução
Postado
17 minutos atrás, Mayan Matos disse:

meu processador é o R3 3200G, ultimamente estou usando meu computador para coisas básicas (atividades diárias e programação) e não planejo jogar jogos pesados e nem fazer outras atividades mais pesadas também. Este meu cpu, em conjunto com 8gb de ram (no caso só tenho 6gb, por causa do vídeo integrado) está me suprindo muito bem, não penso em fazer nenhum upgrade. Uma a320 me supriria muito a necessidade também mas tenho em mente as b450 pois elas já vem com a BIOS atualizada pra terceira geração dos Ryzen (eu não tenho equipamento para fazer att de BIOS) e ainda me possibilitam fazer um upgrade futuro caso eu queira (não vou querer tão cedo)

Meu orçamento é baixíssimo, quero no máximo pagar 380 numa placa, não pode passar disso

Entendi.
Então aproveite que a MSI que você tem interesse está saindo por R$ 341,99 com o cupom 5HOJE
Essa MSI é uma boa B450 de entrada, muito decente e com preço justo.

Maxsun nem pensar, não é de confiança. 

@Mayan Matos e MSI A520M-A PRO LINK ?

Você a viu? Ela suporta seu processador e está ainda mais barata. 

Postado
1 minuto atrás, Mayan Matos disse:

@Crixus Champion Muito obrigado pelas dicas e por me apresentar este cupom, ele vai quebrar bastante o galho!

Você viu essa aqui ?  LINK
No cupom ela sai por 308 reais, e o fabricante garante o suporte a seu 3200G se estiver com a últimas BIOS.

Aí vem o problema, não dá pra saber a BIOS que vem porque a loja não informa. 

Postado
10 horas atrás, Crixus Champion disse:

o fabricante garante o suporte a seu 3200G

Nunca cogitei as a520 porque tinha visto que elas não suportavam o 3200G (isso em 2022 mais ou menos, hoje pode ter mudado) mas vou pesquisar sobre

Aí vem o problema, não dá pra saber a BIOS que vem porque a loja não informa. 

mas acredito que dá pra ver a BIOS padrão de fábrica em algum review pelo youtube, e depois só ir no site e ver se a BIOS padrão suporta o R3. vou dar uma pesquisada boa sobre essa placa

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, Mayan Matos disse:

Nunca cogitei as a520 porque tinha visto que elas não suportavam o 3200G (isso em 2022 mais ou menos, hoje pode ter mudado) mas vou pesquisar sobre

mas acredito que dá pra ver a BIOS padrão de fábrica em algum review pelo youtube, e depois só ir no site e ver se a BIOS padrão suporta o R3. vou dar uma pesquisada boa sobre essa placa

Pois é, me surpreendi também com o repentino suporte a processadores como 3200G.

O fabricante diz que ela (a MSI A520M-A PRO) suporta o 3200G a partir da última BIOS beta. Porém é uma BIOS lançada em maio desse ano.
Dificilmente virá atualizada, e isso pode gerar dores de cabeça e ainda tem que pagar para alguém atualizar.

Nesse momento tem 2 cupons valendo, 5HOJE e PLME5
O desconto é o mesmo em qualquer um deles. 
O dólar anda subindo, não pense muito.

Postado

maio desse ano

eu olhei no site da MSI as versões da BIOS e tava dizendo que as duas versões que suportam (que seriam a versão beta e a versão oficial, pelo o que eu entendi) foram lançadas em outubro do ano passado.

eu também rodei o youtube inteiro e achei vídeos de abril do ano passado (e alguns até mais antigos) que mostravam o pessoal usando o 3200G com a a520, e funcionava de boa, até conversei com alguns nos comentários e eles disseram que mesmo na época que não tinha compatibilidade, além de dar vídeo, funcionava sem problemas aparentes de performance.

se antes de ter suporte, a placa já conseguia rodar de boa com o R3, acredito q dê certo para eu usar com essa placa, e caso necessite, fazer o update pra BIOS que suporta 100%

este vídeo mostra o cara testando vários processadores com a a520, e um deles é o R3, e funciona normalmente, no minuto 15:05 da pra ver a versão e a data da BIOS (espero q ele não tenha atualizado a BIOS antes kkk), ele lançou esse vídeo em fevereiro desse mês, então ainda tem chances de funcionar normalmente 

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Mayan Matos disse:

as duas versões que suportam

Lembrando que não precisa estar em uma versão específica de BIOS para suportar determinado processador. Qualquer BIOS lançada a partir da BIOS que trouxe o suporte irá servir. 

A MSI precisa atualizar esse site. Na lista de processadores suportados diz que o 3200G funciona a partir última BIOS beta, estando escrito exatamente "Latest Beta BIOS". Porém, olhando a lista de BIOS disponíveis para download, tem muita BIOS que leva o nome de Beta. 

Mas olhando mais a fundo a descrição de cada uma, consta que a 7C96v1F3(Beta version), de setembro do ano passado, é quem trouxe o suporte pela primeira vez ao 3200G.

Assim sendo, no vídeo em que postou a placa está com a BIOS 7C96v1G, que é uma depois da que trouxe o suporte.

Veja o vídeo de review do Guiga Games da mesma placa a partir de 3:32 e observe que a BIOS que veio foi a 7C96v1E, e essa é uma BIOS anterior à BIOS que trouxe o suporte. Esse também é um vídeo de fevereiro. 
Desconheço a história de pessoas usarem o 3200G anteriormente às informações oficiais de suporte. Mas espero que tenha sucesso.

Postado
7 horas atrás, Crixus Champion disse:

Lembrando que não precisa estar em uma versão específica de BIOS para suportar determinado processador. Qualquer BIOS lançada a partir da BIOS que trouxe o suporte irá servir. 

Obrigado pelo esclarecimento! sempre tive dúvidas em relação a isso.

7 horas atrás, Crixus Champion disse:

Desconheço a história de pessoas usarem o 3200G anteriormente às informações oficiais de suporte

neste vídeo, que saiu em abril de 2023, mostra somente a montagem do pc, mas eu perguntei nos comentários se ele precisou atualizar a BIOS, e ele disse "geralmente não é necessário". OBS: este mesmo canal já gravou outros vídeos de montagem com o R3 e com a a520 da MSI.

neste vídeo (foi o que eu mandei no post anterior), eu falei com o dono do canal, perguntando sobre atualização da BIOS, segue a resposta do mesmo:

image.png.6050335f8be47eba8cd2435f87d9ea0f.png

além destes vídeos, encontrei outros antes do suporte oficial que também casavam o R3 com a a520, talvez não convenha mandá-los agora, mas me coloco a disposição para separar alguns que eu encontrei durante minhas pesquisas, se for do seu interesse!

Postado

Entendi. Fica então por sua conta e risco. 

Vale dizer que a Placa do canal Rfalm veio com a BIOS 7C96v1G, e o 3200G é suportado desde uma BIOS antes dessa. Ou seja, de qualquer maneira a Placa dele já veio atualizada.

Mas se durante sua pesquisa concluiu que o 3200G já vem funcionando há bastante tempo nessa Placa e que o YouTuber gringo tem razão, vá na fé. 

• Amei 1
Postado

Cara, na hora de ver placa-mães, duas coisas importam apenas. O soquete (somente se vai ser compatível com seu processador), e o número de slots de memória RAM (quanto mais, melhor, de preferência 4).

Só isso mesmo, há várias outras diversas informações, mas pra quem só quer montar um pc não importam muito.

Outro fator é a estética, é claro, placas com luzinhas, plastic cases e tudo mais, mas não muda em nada.

Muitos soquetes tem o mesmo encaixe mas são diferentes (exemplo, linha H, linha B e linha Z da Intel). O que muda nessas aí é basicamente as entradas (número de USB e entradas de vídeo) e principalmente se você vai poder fazer overclock no seu processador (já te digo q n serve de quase nada e você não vai fazer). Somente a linha Z permite overclock e seu processador precisa ser da série K. 

Ou seja, só veja se o soquete do processador é compatível, se o número de slot de memórias é 4, e se o preço tá barato. O resto na hora de escolher uma placa-mãe tanto faz kkkkkkk. (ver a gen. do pci-e também é bom, mas quase todas tem a mesma gen.). 

As melhores marcas são Gigabyte, ASUS e MSI. São as mais confiáveis. (e as suas linhas gamers, tipo aorus q é gigabyte)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!