Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador com Ryzen 5 4500 e Radeon RX 6600 perde vídeo em jogos pesados


Posts recomendados

Prezados, com uma busca desesperada de ajuda resolvi abrir esse tópico no forum.

Acontece de forma resumida que o pc aleatoriamente desliga durante a gameplay (mais especificamente ao carregar um mapa novo ou renascer, e uma vez curiosamente ao fechar o jogo na tela de menu).

Ja procurei em vários foruns, sites e em vários tópicos daqui mesmo. Tentei de tudo que fizesse sentido mas nada adiantou.

 

Para contextualizar eu montei um pc há pouco mais de 6 meses com peças BR e de lojas conhecidas com a seguinte configuração:

A520MT Biostar

AMD Ryzen 4500 com cooler padrão amd

2x8 RAM XPG

RX 6600 ASRock

500w Duex ( Sim eu sei que pequei na fonte mas ela deveria aguentar)

Eu sei da fama do estabilizador (300VA) mas aqui onde moro tem muita oscilação de energia então eu uso ele com um filto de linha por garantia, e ja testei sem ele e o resultado é o mesmo.

 

Eis então tudo que fiz até o momento :

1. Atualizei todos os drivers.

2. Testei ambas as memórias em ambos slots da placa-mãe. Assim como desabilitei e habilitei o XMP em 3200 MHz.

3. Limpei os contatos da placa de vídeo e das memórias.

4. Verifiquei temperaturas e clocks durante a jogatina, tudo normal 60-70 processador e placa de vídeo.

5. Minha ação mais recente foi formatar do zero esperando que fosse W11 corrompido, corrigiu alguns erros no log de eventos mas o problema persiste.

6. Planejo intercambiar algumas peças com alguns amigos para descobrir a problemática ainda essa semana.

 

Gostaria de pedir sugestões para resolver esse problema, lembrando que todas as peças são "novas". Meu intuito é descobrir o que pode estar causando isso antes do encerramento da garantia para que possa realizar a troca da peça defeituosa.

 

Alguns fatos que notei durante esses meses tentando resolver:

Acontece geralmente em jogos pesados, acredito que aconteceu 2x no CS2.

Muito frequentemente, em Hell let Loose. As vezes 5 min apos entrar no servidor, as vezes depois de 2h de jogo e uma vez ao clicar no botão de sair do jogo.

No caso acima em especifico ao munitorar com o MSI Afterburner o uso de GPU sobe para 99% e 100W de consumo na tela de morte/renascimento, durante o jogo não passa de 70% de uso.

Não afeta programas de renderização, até mesmo teste de estresse do aida64 o qual deixei funcionando por varios minutos e não deu superaquecimento nem desligou.

Detalhe, todo o hardware continua funcionando, consigo até ouvir o voice ou qualquer audio de fundo mas o monitor apaga e so funciona novamente forçando o desligamento no gabinete/fonte e ligando de novo. Algumas vezes o driver da RX 6600 e o software AMD são desinstalados e so retornam após nova reinicialização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá, bom dia. 

Parece que seu PC está usando mais energia do que sua fonte suporta. Não entenda mal, mas as coisas da Duex são de uma qualidade um tanto duvidosa. Sugiro que compre uma fonte de qualidade e remova o estabilizador. 

Nem na época dos estabilizadores eles eram recomendados, imagine agora. Estabilizadores são um dos piores causadores de má energia. Utilize um filtro de linha da Iclamper e uma fonte de qualidade. (Fontes de qualidade, conseguem lidar com oscilações a até picos de energia) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • KairanD alterou o título para Computador com Ryzen 5 4500 e Radeon RX 6600 perde vídeo em jogos pesados
  • Coordenador

@Joel João da Silva Soares Já se passaram 6 meses. Ainda está na garantia? Se sim, vale a pena tentar. Opte por receber o dinheiro de volta, conforme o Art. 18 do CDC.

 

Você precisa trocar essa fonte por um produto de qualidade como esta Cooler Master MWE MPE-5501-ACAAB-BR e remover o estabilizador (ele só prejudicará a fonte). Deixe somente o filtro de linha.

 

Os sintomas que seu computador apresenta são clássicos de fonte ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD  Sim,  a garantia deles é de 12 meses, 3 garantia legal + 9 da loja. 

Eu acredito e o sistema de trocas deles seja por um modelo semelhante mas vou insistir em um vaucher no valor da com defeito para comprar uma melhor.

O estabilizador já foi removido. E consegui " dar um jeito" no problema até enviar para lá. Eu reduzi a frequência pelo msi de 2704 para 2394. a frequência sequer chega a esse valor, mas consegui ficar vários dias sem desligamento. 

De toda forma agradeço a ajuda, vou enviar para a garantia em alguns dias e atualizo por aqui qualquer mudança.

 

Com certeza nunca mais comprarei qualquer produto duex novamente.

 

Essa fonte seria uma boa escolha? https://www.terabyteshop.com.br/produto/17081/fonte-superframe-sf-b500fl-500w-80-plus-pfc-ativo-modular-sf-b500fl

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Joel João da Silva Soares disse:

 

Não é nenhuma bomba, mas possui topologia ultrapassada e não encontrei o relatório Cybenetics dela, muito embora o anúncio informe que tenha sido aprovada. Nessa faixa de preço você poderia estar optando pela mais moderna e testada Gamdias Cyclops M1-550B.

 

Dito isso, se possível eu seguiria a indicação do @KairanD, a MWE V2 550W ACAAB é uma excelente opção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!