Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria que me tirassem uma dúvida, resolvi me aprofundar um pouco mais em como os testes de stress funcionam, e basicamente eles usam instruções que aumentam a carga de trabalho do processador, e com essa pesquisa descobri que a carga gerada com as instruções AVX podem ultrapassar fácil os 100% de uso(E são irrealistas). Resumidamente, fiquei com um pouco de receio(=medo kkkk) porque uso o PowerMax para teste de temperatura, e ele usa instruções AVX, meu processador chega a no máximo 80 graus nesse teste, minha dúvida é, esses testes podem causar algum dano mesmo em temperaturas estáveis? *Talvez seja uma dúvida burra haha*

• Solução
Postado

A questão é mais como os testes de AVX são feitos, cada programa faz os testes de formas diferentes. Os testes de AVX são bastante complexos, fazem uso intensivo da memória cache do processador, chegando ao ponto de sobrecarregar a largura de banda e quantidade total de cache. Fazer testes isolados de AVX utilizam basicamente apenas a unidade FPU do processador, pode reparar até que se você ativa só o teste de FPU do AIDA64 e depois ativa o teste de CPU e FPU ao mesmo tempo, o segundo teste será até mais leve. Quando as unidades do processador precisam lidar com instruções mistas, não tem muito espaço para as instruções AVX sobrecarregarem as unidades.

A utilidade do teste de AVX é verificar a estabilidade do processador em overclock ou undervolt. Se ele passar num teste assim, então ficará estável em qualquer situação do dia-a-dia. Mas nem sempre será possível utilizar esse teste como base, já que esse tipo de teste costuma ultrapassar bastante o consumo de energia do processador em situações normais. Então se você já tiver fazendo um overclock mais pesado que vai fazer seu processador esquentar bastante, fazer teste de AVX assim vai fazer seu PC ultrapassar os limites seguros e desligar.

Se você souber bem o que está fazendo, dá pra criar testes customizados de AVX dentro do Prime95, de forma que não fique muito fora da realidade.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Eu não sei bem o que estou fazendo, melhor não kkkk

Eu fiquei meio receoso porque eu pesquisei um pouco, e encontrei algumas pessoas falando que esse teste pode exigir tanto que pode chegar a mudar a tensão do processador a ponto de estragar, talvez eles não soubessem bem o que estavam falando, ou soubessem. Como já deu para perceber eu sou meio receoso com tudo, e me desculpe por isso, meu processador está funcionando normal, mas você acha que pode ter danificado algo? *Não vou mais utilizar esse teste*

Caso queira saber qual é o processador, Ryzen 7 5800X3D. Como você disse que o teste pode exigir muito do cache, esse processador tem bastante.

Postado

@Hisoka não acho que corre o risco de danificar, ele só é um teste que exige bem mais do que uma situação normal. Sobre a questão da tensão, não sei te dizer, eu sei que esse tipo de teste costuma aumentar o consumo de energia (em Watts) do processador.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Hisoka disse:

e com essa pesquisa descobri que a carga gerada com as instruções AVX podem ultrapassar fácil os 100% de uso(E são irrealistas).

Isso não é verdade por um simples motivo: 100% de uso é uma péssima métrica. "100%" não quer dizer a capacidade real do chip, mas sim o tempo que está alocado para diversos processos em comparação com o tempo real; agora, se a instrução é uma instrução de espera (consumo mínimo), uma simples soma (consome mais energia), ou algo complexo como uma instrução de fusão de multiplicação e adição ao mesmo tempo (consome muito), isso não faz diferença.

as instruções AVX podem ultrapassar fácil os 100% de uso(E são irrealistas)

"Irrealista" não é a palavra, "incomum" seria melhor. Por exemplo, já ouviu falar de emuladores? Pois é, alguns fazem uso de AVX. Modelagem 3D? Dependendo do programa, usa também.

Resumidamente, fiquei com um pouco de receio(=medo kkkk) porque uso o PowerMax para teste de temperatura, e ele usa instruções AVX, meu processador chega a no máximo 80 graus nesse teste, minha dúvida é, esses testes podem causar algum dano mesmo em temperaturas estáveis? *Talvez seja uma dúvida burra haha*

Se quer levar seu processador ao limite, use Prime95.

De qualquer forma, contanto que você fique de olho e não deixe cravar em throtling por longos períodos de tempo, não tem problema nenhum.

24 minutos atrás, Hisoka disse:

Eu fiquei meio receoso porque eu pesquisei um pouco, e encontrei algumas pessoas falando que esse teste pode exigir tanto que pode chegar a mudar a tensão do processador a ponto de estragar, talvez eles não soubessem bem o que estavam falando, ou soubessem.

Só se você não controlou a tensão manualmente para evitar que isso aconteça por burrice da pIaca mãe. É algo que você sempre deve fazer com processadores modernos.

26 minutos atrás, Hisoka disse:

Caso queira saber qual é o processador, Ryzen 7 5800X3D. Como você disse que o teste pode exigir muito do cache, esse processador tem bastante.

Na realidade o problema não é exigir muito do cache, isso é irrelevante. O problema é que por causa da forma como esse processador é construido, tem uma barreira maior entre os núcleos e o cooler, o que dificulta o resfriamento.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

Só se você não controlou a tensão manualmente para evitar que isso aconteça por burrice da pIaca mãe. É algo que você sempre deve fazer com processadores modernos.

@Imakuni Nunca nem passou pela minha mente fazer isso, não pretendo mais usar esses testes, mesmo assim, acha que é necessário fazer esse controle de tensão manualmente para um uso, digamos, "normal", se sim, como faço?

Postado
2 minutos atrás, Hisoka disse:

@Imakuni Nunca nem passou pela minha mente fazer isso, não pretendo mais usar esses testes, mesmo assim, acha que é necessário fazer esse controle de tensão manualmente para um uso, digamos, "normal",

Sim. Além de mais seguro, vai gastar menos energia, o que é outra forma de dizer que o PC vai ficar mais silencioso e o quarto menos quente.

2 minutos atrás, Hisoka disse:

se sim, como faço?

Pela BIOS. Procure vídeos de como mudar a ternsão de um chip x3D com placas do fabricante da sua pIaca mãe.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni a AMD não tinha bloqueado o controle manual de tensão dos chips X3D por causa de alguns processadores 5800X3D que queimaram pouco tempo após o lançamento devido a problemas de tensão? O único undervolting que eu sei que dá pra fazer neles é via PBO, mas você não fixa a tensão, apenas coloca meio que um offset negativo na curva normal de tensão.

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@Imakuni a AMD não tinha bloqueado o controle manual de tensão dos chips X3D por causa de alguns processadores 5800X3D que queimaram pouco tempo após o lançamento devido a problemas de tensão? O único undervolting que eu sei que dá pra fazer neles é via PBO, mas você não fixa a tensão, apenas coloca meio que um offset negativo na curva normal de tensão.

Depende da placa-mãe. Mas sim, a maioria limitou.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!