Ir ao conteúdo

Internet limitada a 100mb/s

Ir à solução Resolvido por Linio Alan,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, minha internet não sai de 100mb/s, já reiniciei, já troquei cabo, mas nada resolve, o que pode ser? Como eu posso descobrir se minha placa de rede da placa-mãe esteja com problema? Tem alguma forma? Não sei mais o que fazer. Minha internet é de 600mb/s e a placa-mãe é uma B550M PRO-VDH WIFI

Postado

Vou te dar possíveis soluções de problema "mecânico" (nada de sistema operacional):

1. O seu roteador não tem portas gigabit.

2. A sua ONU GPON possui mais de uma porta de saída ethernet e ela é de 100Mbps.

3. Da ONU GPON para o roteador o cabo não suporta mais de 100Mbps.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 07/07/2024 às 14:36, Ernesto Aragão disse:

Pessoal, minha internet não sai de 100mb/s, já reiniciei, já troquei cabo, mas nada resolve, o que pode ser? Como eu posso descobrir se minha placa de rede da placa-mãe esteja com problema? Tem alguma forma? Não sei mais o que fazer. Minha internet é de 600mb/s e a placa-mãe é uma B550M PRO-VDH WIFI

A conexão de seu computador não é com a internet, é com a rede local. Tem o componente wifi de sua placa ou só a porta de rede?

A conexão via cabo, que nada tem a ver com a internet, pode ser a 10, 100 ou 1000 mbps, full ou half duplex dependendo do que tiver do outro lado e do cabo que estiver usando.

Deve ver a velocidade de conexão no painel de controle da rede e não com esses "medidores de velocidade" de conexão com a internet. 

Sua placa pode conectar até gigabit full-duplex. Se antes conectava no mesmo roteador e porta a 1000 (nunca vai conectar a 600 e esse valor simbólico nada em a ver com sua conexão de rede) e se os cabos que usou conectam a 1000 em outra máquina ou local então o problema pode estar nos soquetes de um lado ou do outro. Teste criteriosamente o cabo e mesmo a m'quina se puder levar a outro lugar. Outros micros conectam a 1000 mbps na mesma porta? Testou? Tem outro micro? Pode conseguir um laptop emprestado para testar?

Em geral se continua se conectando o problema está no cabo ou nos conetores da placa-mãe ou do roteador. Conexão gigabit usa as 8 vias do cabo, mas conexões FE a 100mbps usam apenas 1 2 3 e 6. Isso quer dizer que se conecta a 100 apenas tem um problema de conectividade com esses pinos. Use cabos e terminais 5E se suas portas são 5E. Encaixam melhor.

Em 17/07/2024 às 13:25, Linio Alan disse:

A placa de rede da sua motherboard é Gigabit Ethernet, teoricamente deveria comportar a velocidade do seu link 100%.

image.png.6f4c49a77d66aac58c668797e9bce857.png

Isso é um limite e não uma configuração. Existe para limitar a velicidade da conexão, em casos como quando a gente escreve drivers e precisa conectar  velocidades ou status de duplex inferiores aos que a conexão normalmente alcançaria.

Nos demais casos isso deve sempre ser deixado eu Auto. Não há como saber o vai ter do outro lado e que cabo estará usando.

Se fixar em 1000 vai ficar sem conexão a 100 ou 10 e 100mbps já é suficiente para muita coisa, por exemplo para assistir 3 filmes em 4K ou para postar questões nesse forum ou pesquisar na internet, Mesmo 10 mbps dá pra fazer muita coisa. 

Sem conexão não dá.

Note que o link de sua placa é com a LAN e não com a internet. Como eu disse, vai conectar a 10, 100 ou 1000, mesmo que não tenha acesso a internet. Deve ver a velocidade da conexão no painel de controle do sistema.

image.png.7fbbe75bd86e0ec5dd6ce8fd18f64d99.png

Assim aparece a velocidade de conexão no sistema, veja lá 100/100 por exemplo nesse caso

Postado

Então, vamos por partes. No caso, minha placa-mãe tem WI-FI, mas minha conexão é cabeada.

Em 23/07/2024 às 14:40, Linio Alan disse:

@Ernesto Aragão E qual a velocidade máxima que bateu nos testes com a interface setada em 1.0Gbps Full Duplex?

Setado em 1.0Gbps Full Duplex continua da mesma forma, não passa dos 100mb/s. A velocidade máxima foi de 94/95mb/s, por ai.

Fiz testes com dois cabos e dois computadores, o meu e um notebook. Testei todas as portas LAN do roteador e o notebook também tem placa-mãe Gigabit.

No notebook e no computador deram os mesmos valores. Não passam de 100mb/s.

Porém, ao usar um terceiro outro cabo, no notebook ultrapassou, chegando ao valor total da internet.

O engraçado é que, ambos os cabos que eu testei, passavam dos 100mb/s, mas pararam de funcionar direito, aparentemente.

Ao que tudo indica, o problema é no cabo. Vocês têm recomendações de cabos que eu possa comprar?

Infelizmente o cabo que deu certo é muito pequeno e não consigo testar no meu computador, mas imagino que o problema seja isso mesmo.

Achei um Cat6, segue link: https://www.amazon.com.br/gp/product/B07SR13DHS/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o03_s00?ie=UTF8&th=1
Sabem me dizer se é bom? Nas recomendações que pedi anteriormente, de preferência que o cabo tenha 10m de comprimento.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Sim esse cabo parece ótimo e deverá funcionar em 1Gbps desde que ambas as interfaces de rede comportem essa velocidade, desde que atenda à sua necessidade de metragem pode comprar, apenas lembre-se de que a metragem sempre que possível, ultrapasse em algo como 50cm/1m para cobrir possíveis imprevistos de movimentação do seu desktop.

Postado

Entendido, 10m é suficiente creio eu. Como antes a internet chegava no valor total com essa placa-mãe e com esse roteador, então eu acredito que tá tudo certo, mas quando chegar vou testar e repasso os resultados. Obrigado a todos! 

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...