Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma fonte yaxun PS-305D com tensão de 30v (5A), e tenho uma bateria de hoverboard KTP-601-M com tensão de 36v (2A).

A tensão da fonte deveria ser superior para aplicar o choque, mas não tenho uma fonte com tensão superior a 30v.

Seria seguro colocar uma tensão de 10v e ir aumentando gradativamente até que a bateria alcance uns 30v ?

Pois nessa tensão, eu tentaria carregar usando o carregador original do hoverboard que é de 42v (1.5A).

IMG_20240707_173918.thumb.jpg.3a0ed1d2b8b6bc1708e9a38ebbe6b935.jpg

IMG-20240707-WA0113.thumb.jpeg.e6411ab56dfc783cc817b21f693d6a89.jpeg

• Membro VIP
Postado

Se a bateria estiver zerada (0V) ela já era. Mesmo com V abaixo de 30 ela já pode ter ido pro saco. Mas sim, seu procedimento é válido. Limite a corrente da sua fonte nuns 200,,.. 300mA

Veja também se ela tem um BMS embutido...

• Curtir 2
Postado

@.if realmente, acho que ela já era.

Antes de ver seu comentário eu já havia conectado a fonte com 10v e corrente em (2.5A), mas a fonte não apresentou consumo. Então aumentei a tensão gradativamente até 30v e o consumo continuou zerado. 

Resolvi abri essa proteção azul que envolve a bateria pra vê se os 30v estavam chegando até a placa interna da bateria, e estava chegando 100%. Como essa bateria é composta por várias células interligadas, resolvi medir cada um dos polos das celulas, e verifiquei que a tensão estava chegando até elas, só que a tensão variava a depender da celula medida, mas era uma variação baixa entre 28.1v até 30.4v.

Enfim, mesmo com a fonte não apresentando consumo algum, desliguei ela e medi novamente as celulas, e a tensão reduziu imediatamente para 0.2v. Acredito que a capacidade de armazenar carga delas esteja comprometida ou a placa de controle da bateria pode estar fazendo algo. Mas acho que se fosse a placa de controle a tensão nem chegaria até as celulas, então acredito que seja defeito nessas celulas mesmo.

Iria tentar esse procedimento do Vídeo abaixo mas a bateria que tenho aqui é diferente dessa dele. Sem contar que acho que não funcionaria já que as celulas aparentemente não estão mais segurando carga.

• Membro VIP
Postado

Não vi embasamento técnico no Vídeo do cara além claro de eu desconhecer esta bateria em si. Se você confia, vá, enfrente garotão. Mas teorizo que são 10 baterias 3,6V em série. Sendo assim não entendi direito sua medição

3 horas atrás, GreatField disse:

essa bateria é composta por várias células interligadas, resolvi medir cada um dos polos das celulas, e verifiquei que a tensão estava chegando até elas, só que a tensão variava a depender da celula medida, mas era uma variação baixa entre 28.1v até 30.4v.

sendo que cada bateria devia dar ~3V6,,, Se uma (01) delas abriu, zoa  o pack todo. Assim sendo, existe a possibilidade teórica de se substituir apenas uma (não falsa, obviamente). Pois este pack de bat deve ser bem carinho.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...