Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador com Core i5-12400F e GeForce GTX 1650 Super travando em jogos


Posts recomendados

Olá leitor, vou resumir o que esta acontecendo com meu computador recentemente. Em muitos jogos do tipo mais leve como Fortnite, Rocket League, Overwatch, CS2, Valorant e outros online gratuitos que não precisam de taanta "potencia" pra rodar, meu computador tende a demorar muito tempo pra carregar absolutamente tudo, seja durante a tela de carregamento, as texturas do jogo, modelos e sons. E em jogos mais pesados como: Red Dead Redemption 2, Zenless Zone Zero, Forza Horizon 5 e outros jogos que dependem de um computador "melhorzinho" pra jogar com tudo no low pelo menos, meu computador tende a rodar o jogo sem problemas com uma media de 60-90 fps a temperatura fica em media de 70°C mas o jogo da umas "travadas" na tela como se ela congelasse e então o jogo para de responder e se ele não apresenta problemas, ele volta a rodar "normalmente" mas depois de pouco tempo isso acontece dnv. Minha configuração é cpu: I5-12400F, memória ram: 16gb DDR4 3200mhz (2x8), gpu: GTX 1650 super 4gb, fonte: 500w tomahawk, placa-mãe: mancer h610m-dard, SSD 240gb kingston e HD 1tb seagate

 

Coisas que eu já testei corretamente e não são o problema:

- memórias RAM, testei colocar outras memórias no computador e não mudou nada, testei colocar minhas memórias em outro computador e não deu em nada

- Fonte, testei outra fonte no pc e continuou igual

- thermal throttling com o software Intel ETU

- power throttling com o mesmo software

- placa-mãe com BIOS atualizada 

- todos os drivers necessarios baixados 

- duvidei do HD mas mesmo instalando tudo no SSD continua igual e em outro SSD que funciona perfeitamente (verifiquei a saúde de ambas as partes com o software CrystalDiskMark

 

Razoes que eu acredito estar causando tais problemas:

Problema na placa-mãe que resolveria trocando ela, mas qual problema eu não sei dizer exatamente

 

Razoes que eu acredito que NÃO estão causando esses problemas:

Incompatibilidade das peças pois eu já vi alguns vídeos de testes de benchmark com configurações muito parecidas com a do meu computador (exemplo:

 

 

Problemas de "gargalo" entre a gpu e cpu, pois segundo o site pcbuilds.com:image.thumb.png.329f3c425d83f21c0e0175ed537a0c74.png

Teste em relação ao Red Dead Redemption 2 e a media de fps no mesmo:image.thumb.png.51b37fde7451b11c65c9cb440f9df23d.pngimage.thumb.png.1c026d3c541a0254ec56b3cbdad7d189.png

 

eu uso meu computador a aproximadamente 1 ano e venho observando esses problemas a muito tempo, mas quando eu parei pra analisar como a mesma configuração se comportava com outras pessoas, eu percebi que tinha algo errado e eu ainda não cheguei a levar em um técnico pois da ultima vez que eu levei um computador do meu irmão fui cobrado por R$350 para comprar um air cooler de R$60 (isso sem incluir a mão de obra que era mais R$50) fiz muitos testes e tentei resolver caso estivesse com algum problema mas eu não achei muita coisa. Se precisar de mais algum detalhe que eu tenha esquecido de colocar, por favor me avise que eu mostro o que for necessário pra resolver esse meu problema

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • KairanD alterou o título para Computador com Core i5-12400F e GeForce GTX 1650 Super travando em jogos
  • Coordenador

@SUN0SHINE Essa fonte de alimentação é um produto de baixíssima qualidade, que mente na potência rotulada. Eu apostaria que é a causa de todos esses problemas.

 

Você pode optar por um modelo como a Cooler Master MWE MPE-5501-ACAAB-BR: https://www.terabyteshop.com.br/produto/12115/fonte-cooler-master-mwe-v2-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-mpe-5501-acaab-br

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@KairanD eu fiz o que você disse aq e basicamente não mudou nada, pensei em investir um pouco mais e acabei comprando uma fonte Gamemax GX850 850w 80 plus gold: https://www.terabyteshop.com.br/produto/26485/fonte-gamemax-gx850-pro-850w-80-plus-gold-full-modular-pfc-ativo-white-gx850pwtps18810br?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwq_G1BhCSARIsACc7NxqDgJt3mXqPj94ApkFQWPZc3dC95Q399fPyb9Nq0udtXdxd4wzgPfsaAp3pEALw_wcB, vi testes sobre ela no TecLab e ela foi super aprovada como um produto de qualidade, então eu creio que o problema não é a fonte. Alguma outra coisa que eu possa testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou passando por um problema parecido.

 

Tenho um i7 14700KF com uma RTX 4070 e igual você mencionou, em jogos como o CS2 tenho picos de baixo FPS. Porém em jogos como RDR2 tenho uma média excelente de FPS.

 

O que eu reparei, utilizando o MSI AFTERBURNER é que toda vez que o FPS cai, é porque o uso de GPU caiu. Quando o uso da GPU fica em 60% pra cima não tem problema, mas de repente cai pra 5%. O meu uso de CPU nunca sobe acima de 20% então está difícil de entender este problema. Penso que poderia ser justamente a fonte que não está dando conta de manter a energia necessária.

 

Fazem 2 semanas que tenho pesquisado direto o que pode estar ocasionando esses bicos de baixo uso da GPU e não consigo encontrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!