Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, queria relatar um problema que vem acontecendo.

O meu pc ele é bom, jogo até no alto/ultra o the last of us, porém as vezes ele dar uma mega travada, como se tivesse caído pra 5/10 fps por uns segundos, e depois volta a ficar liso.

Por exemplo: tô jogando lá nos 90 fps, e simplesmente começa a lagar pra caramba, e do nada, volta a ficar liso.

Atualizei os drivers, e nada de solucionar o problema. Alguém sabe como posso solucionar isso ?

meu pc: 

Ryzen 5 5600x

RX 7600 Gaming OC 8 vram

2x8 gbm 3000 MHz

B450mh

Fonte 750w 80 plus bronze

Postado

Boa tarde!

Primeiro passo é verificar as temperatura dos componentes, CPU e GPU. Mas eu já tenho uma uma forte candidata para a causa dos seus problemas, e é nada mais nada menos que a placa-mãe. A Biostar B450MH é uma placa-mãe fraca, VRM de baixa qualidade que superaquece com CPUs "básicos" como um Ryzen 5. Quando o VRM superaquece, ele começa a cortar energia do processador, o que causa problemas de desempenho. Até placas mais básicas de marcas confiáveis conseguem levar CPUs desse nível sem nenhum problema, mas a Biostar é diferenciada.

Duvidas adicionais: Qual é o modelo do seu gabinete? Qual o tipo de cooler do seu processador? Qual a marca e modelo da sua fonte?

Postado

@GuilhermeGB Eu fiz uns testes

apenas o The last of us fica com esses congelamentos/travadas bruscas

de acordo com after bunner, o the last of us pegou 97% de uso. Causando uns lags  por 5 segundos, voltava a ficar liso, e dps lagava dnvo

fiz teste no dying light no ultra: 67% , sem travamentos, sem nada.

Fiz teste no valheim: sem lag, sem nada

Cs foi a mesma coisa...liso, igual a careca do zidane

Agr fico confuso, é o a placa-mãe ou é o jogo ?

Postado

@Luan de Araújo Oliveira 90-100% de uso de GPU é o caso ideal para jogos pesados, isso não indica nenhum problema. Baixo uso da GPU pode indicar ou que o jogo é leve demais, ou que está havendo algum gargalo no sistema.

Só uma questão sobre esse jogo, ele é bem pesado no uso de memória de vídeo (VRAM). Eles foram otimizando o jogo com atualizações, hoje em dia já dá pra jogar na qualidade Alta com texturas no Alto com GPUs de 8GB sem problemas, mas nem pensar em usar uma qualidade maior, a necessidade de VRAM salta para mais de 10GB na qualidade máxima. Se você tentar rodar o game que precisa de mais VRAM do que você tem, quedas de FPS, engasgos, problemas de carregamento e coisas do tipo, são esperadas.

Postado

@Luan de Araújo Oliveira como você chegou a conclusão de que é a placa-mãe? Placa-mãe não sofre impacto direto pela qualidade gráfica do jogo, os dois hardwares que trabalham mais aliviados com a redução da qualidade gráfica são a placa de vídeo e a memória RAM. Ao reduzir a qualidade, na verdade você dá margem pro processador trabalhar mais e entregar mais FPS na tela, e o processador trabalhando mais, força mais a placa-mãe. Ou seja, se você reduzir o gráfico do jogo, indiretamente a placa-mãe será mais afetada do que quando você joga com a qualidade alta.

• J.Augusto F alterou o título para The Last of Us travando e caindo FPS no Ryzen 5 5600X e Radeon RX 7600

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...