Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou buscando um notebook de até 3k para programar. Encontrei o famoso Acer Aspire 5 com Ryzen 7 5700U, 16 Gb Ram, SSD 512 Gb e o Vaio com essa mesma configuração, porém com 32 Gb de Ram.

A questão é, Vaio agora é Positivo, então já sabemos que é descartável e vai pifar a qualquer momento, como já tem vários relatos por aí confirmando. O Acer dizem que depois que expira a garantia começa a aparesentar a famosa tela azul e reinicialização inesperada, as vezes até antes, e também tem muitos relatos sobre isso.

Sobra Dell e Lenovo, porém não tem essas mesmas configurações ou possibilitam aumentar a Ram para 32 Gb no futuro.

Gostaria de alguma recomendação 

• Membro VIP
Postado

Caro usuário,@WILLM20

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

6 horas atrás, WILLM20 disse:

Sobra Dell e Lenovo, porém não tem essas mesmas configurações ou possibilitam aumentar a Ram para 32 Gb no futuro.

Realmente não tem Ryzen disponível nessas marcas, porém o i5 1215u com intel iris xe consegue se assemelhar ao Ryzen 7 5700U e oferecer maior desempenho a depender do programa específico

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Caso não se importe em usar painel TN e resolução HD, o HP PROBOOK 256 G9, com Core i5 1235U Intel iris xe graphics 80 UE mobile

Possui dois slots de memória RAM, onde você poderá trocar o módulo de 8 GB 3200 MHz por dois de 16 GB 3200 MHz DDR4 cl19 sodimm

Ele possui um slot SSD M.2 preenchido com o SSD de 256 GB e um slot sata 2.5 livre.

Valor do notebook R$ 2.716 + RAM 32GB ~R$500 

Outra opção seria o DELL Inspiron 15 com Core I5 1235U, 16 GB RAM 2666 MHz cl 19 e 512 GB de SSD M.2, ele é similar ao anterior possuindo o slot sata livre e o M.2 ocupado.

Por R$ 3300, (diminui R$ 300 se usar Ubuntu)

Por mais que a DELL informe a expansão de até 16 GB, é possível usar 32 GB sem nenhum problema.

A garantia e durabilidade dos notebooks da DELL é conhecida por muitos relatos positivos, mas isso acaba por agregar um valor maior ao produto tornando a compra um pouco cara se pensar a curto prazo.

• Obrigado 1
Postado

@STAR ALPHA Eu não conhecia esse HP, estava de olho nesse Dell Inspiron 15. Então, no HP teria que colocar dois slots de 16 Gb + slot sata SSD de 256 Gb, o HP possui boa reputação pós venda? 

Qual você indica, que terá uma performance melhor para programação? O HP e colocar mais 256 Gb de SSD com os dois módulos de 16 Gb cada ou Dell com os dois módulos de Ram. Como seria a expansão no Dell para 32 Gb de Ram?

Pretendo comprar com o Ubuntu

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, WILLM20 disse:

Então, no HP teria que colocar dois slots de 16 Gb + slot sata SSD de 256 Gb, o HP possui boa reputação pós venda? 

Não necessariamente precisa ser um SSD sata de 256 GB pode comprar um maior se achar necessário.

Sim a HP possui boa reputação pós-venda.

Como seria a expansão no Dell para 32 Gb de Ram?

Para expandir a memória RAM do Dell você deve remover os dois pentes de 8 GB que vem de fábrica e colocar dois pentes de 16 GB no lugar.

Por exemplo Crucial 16 GB DDR4 2.666 MHz cl 19 R$ 256 cada.

Qual você indica, que terá uma performance melhor para programação?

O Dell vem com painel WVA, resolução Full HD e taxa de atualização de 120 Hz.

Eu acredito que o Dell inspiron seria uma escolha melhor, ao comprar os dois pentes que citei passa 512 acima do seu orçamento, porém como os programas utilizados exigem bastante memória RAM eles também exigirão um bom espaço em disco e nessa situação os ssds com capacidade de 256 GB se tornam uma pedra no seu sapato, pois ficam cheios com certa facilidade e ocupam os poucos slots internos do seu notebook.

Vídeo para ilustrar a forma de abrir, substituir memória e detalhes internos.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Olá a todos.

Não pretendo oferecer nenhuma contraindicação em relação às feitas anteriormente (o colega fez mesmo sugestões muito boas).

Apenas complementando e informando:

não sei porque as marcas estão fazendo isso, mas tanto as informações quanto aos limites de expansão da RAM (de 16GB oficialmente informados contra 32GB possíveis) como as informações de frequência máxima possível na RAM estão equivocadas, em todos os modelos citados com Core i5-1235U informados (e outros, com os dois slots livres para expansão).

Nesses e em outros modelos (com outros processadores de 12ª Geração), se colocar de 32 a 64GB, e 3200mhz nos dois slots, funciona normalmente.
Há vários exemplos de upgrades bem-sucedidos em vídeos e relatos nos fóruns oficiais de cada uma dessas marcas de notebook (especialmente Acer, que eu também tenho). Além disso, a informação também pode ser facilmente verificada no fórum especializado da própria Intel, e nas informações técnicas dos processadores.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@STAR ALPHA Acho que o Dell tem o melhor custo/benefício mesmo, ele é ótimo com a tela WVA e 120 Hz. Estava pensando em pegar o Dell com o i5 1334U, que já é uma geração à frente. Porém ele vem com 8 Gb de RAM e um preço atrativo, 512 Gb de SSD. Também teria como fazer o upgrade nele para 32 GB de Ram?

Esse i5 1334U seria melhor que o Ryzen 7 5700U?

@Gabriel U pois é, isso é muito chato porque a gente fica sem saber e na maioria das vezes é possível o upgrade.

Até mesmo no Lenovo com Ryzen 7 5700U e 8 GB padrão, da pra aumentar para 32 GB? 

@STAR ALPHA Eu vi que o Lenovo com 8 GB de Ram Ryzen 7 5700U 512 GB SSD vem com 4 GB de Ram soldado, mas os outros 4 GB da pra trocar por um slot de 32 GB, ficando com 36 GB no total. Um cara fez no YouTube e deu certíssimo, ele está R$ 2700, isso muda muita coisa pra mim agora. Só estou pensando se não vai dar problema em algum tempo com um slot de 32 GB

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 13/07/2024 às 20:43, WILLM20 disse:

@Gabriel U "pois é, isso é muito chato porque a gente fica sem saber e na maioria das vezes é possível o upgrade.

Até mesmo no Lenovo com Ryzen 7 5700U e 8 GB padrão, da pra aumentar para 32 GB?"

Exatos 32GB no total não é possível porque não existe pente de 28GB RAM (para combinar com o 4GB já soldado).

Nesse caso, o que se pode fazer é como você disse depois: colocar 32GB num slot só, ou apostar no mais seguro e colocar 16GB (reduz a chance de dar alguma incompatibilidade, mas não fará tanta diferença assim no desempenho geral da máquina, pelo menos não para aplicações pesadas).

Além disso, para os leitores futuros do tópico, é interessante mencionar que o modelo mais novo de Intel Core i5 que foi mencionado é o 1335U, e não 1334U. Esse possui os mesmos 2 núcleos de performance (porém a 4.6GHz) e os mesmos 8 de eficiência, com um clock superior ao mais antigo de 3.4GHz.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
16 horas atrás, WILLM20 disse:

Estava pensando em pegar o Dell com o i5 1334U, que já é uma geração à frente. Porém ele vem com 8 Gb de RAM e um preço atrativo, 512 Gb de SSD. Também teria como fazer o upgrade nele para 32 GB de Ram?

O novo inspiron com core i5 1334U é bem similar ao anterior, ele também suporta 32 GB de RAM, possui um slot M.2 e um sata 2.5 só muda o modelo que passa a ser 3530 o anterior era 3520.

Detalhe interessante: para obter o Core i5 1334U com a gpu IRIS XE somente é possível adquirindo a versão de 16 GB, se escolher a opção de 8 GB vai vir com Intel UHD graphics.

13 horas atrás, WILLM20 disse:

Eu vi que o Lenovo com 8 GB de Ram Ryzen 7 5700U 512 GB SSD vem com 4 GB de Ram soldado, mas os outros 4 GB da pra trocar por um slot de 32 GB, ficando com 36 GB no total. Um cara fez no YouTube e deu certíssimo, ele está R$ 2700, isso muda muita coisa pra mim agora.

A memória RAM soldada é um inconveniente similar ao de ssds de menor capacidade.

9 horas atrás, Gabriel U disse:

Além disso, para os leitores futuros do tópico, é interessante mencionar que o modelo mais novo de Intel Core i5 que foi mencionado é o 1335U, e não 1334U. Esse possui os mesmos 2 núcleos de performance (porém a 4.6GHz) e os mesmos 8 de eficiência, com um clock superior ao mais antigo de 3.4GHz.

Existem ambos os processadores Core i5 1334U e Core i5 1335U porém não há nenhuma diferença entre eles.

ele está R$ 2700, isso muda muita coisa pra mim agora.

Você ainda vai precisar comprar um pente de 32 GB que custa uns R$ 600 aproximadamente.

Por outro lado não existe nenhuma diferença relevante entre o Core i5 1235U e o Core i5 1334U, estes 0,20 GHz a mais de clock e PassMark ~8% maior não justificam o gasto de R$ 300 a mais para ter um notebook exatamente igual ao modelo anterior.

Assim ao comprar o lenovo você gastaria R$ 3.300 no total e no Dell inspiron 15 12° gen R$ 3.500, então acredito que por apenas R$ 200 de diferença não é interessante ficar "preso" a uma memória de 4 GB.

• Obrigado 1
Postado

@STAR ALPHA Realmente a memória soldada de 4 GB tem grande peso, pois dizem ser mais conveniente e até terá uma performance muito superior utilizar duas memórias iguais do que fazer o upgrade com uma diferença grande entre as memórias, se eu fizesse esse upgrade o sistema forçaria mais a utilização da memória de 4 GB? Por que16 GB + 16 GB é sempre melhor do que 4 GB + 32 GB?

Por essa questão, o Dell se torna melhor novamente

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ou seja:
Quando se tem apenas uma memória = single channel.

Quando se tem duas memórias iguais = dual channel perfeito.

Quando se tem duas memórias de frequência diferente (ex.: 4GB 2666mhz + 4GB 3200mhz = 8GB 2666mhz) = a memória mais rápida se iguala à mais lenta, e ambas funcionam em dual channel.

Quando se tem duas memórias de tamanhos diferentes (ex. 4GB + 16GB = 8GB em dual channel + 12GB em single channel, no primeiro caso sendo 4GB de cada pente) = Flex Mode (dual + single channel).

Nesses cenários, o pior para desempenho é com certeza o single channel normal.
Nos outros, a performance não muda muito, apenas conforme a quantidade de memória exigida. Nos exemplos, os cenários até 8GB RAM são praticamente iguais. O sobressalente (memória a mais) é o que altera as coisas.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U

3 horas atrás, Gabriel U disse:

Quando se tem apenas uma memória = single channel.

Quando se tem duas memórias iguais = dual channel perfeito.

Quando se tem duas memórias de frequência diferente (ex.: 4GB 2666mhz + 4GB 3200mhz = 8GB 2666mhz) = a memória mais rápida se iguala à mais lenta, e ambas funcionam em dual channel.

Quando se tem duas memórias de tamanhos diferentes (ex. 4GB + 16GB = 8GB em dual channel + 12GB em single channel, no primeiro caso sendo 4GB de cada pente) = Flex Mode (dual + single channel).

Nesses cenários, o pior para desempenho é com certeza o single channel normal. Nos outros, a performance não muda muito, apenas conforme a quantidade de memória exigida. Nos exemplos, os cenários até 8GB RAM são praticamente iguais. O sobressalente (memória a mais) é o que altera as coisas.

Muito obrigado pela explicação, pelo o que ouvi funcionaria mais ou menos dessa forma: Executar a combinação de 4 + 32 GB funcionaria, porém o desempenho não é ideal, pois a RAM funcionaria no "Modo Flex", o que significa que os 4 Gb soldados e os 4 GB do DIMM funcionariam em canal duplo e o restante seria endereçado como canal único. O que não deve causar muitos problemas na codificação, mas ao executar VMs, emuladores e durante a compilação pode causar lentidão, principalmente em projetos mais complexos.

Sendo assim, para programar e que quanto mais memória melhor, aí não sei até onde afetaria

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sendo assim, para programar e que quanto mais memória melhor, aí não sei até onde afetaria

Para a programação em específico, quanto mais fácil e rápido for o acesso a memória pelo processador, mais responsivo se torna o sistema.

Assim a depender da linguagem e complexidade do projeto você irá ganhar alguns milissegundos do seu tempo.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...