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Conselho de ponte h para motor de redução


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Boa noite galera, espero que estejam bem.

 

Preciso do conselho de vocês sobre uma ponte H que eu estou desenvolvendo para meu tcc. Pesquisando sobre esse lance de ponte H, decidi montar uma com relés para a inversão do sentido do motor, já que diferente de um com transistores, não teria perca de tensão ao colocar uma fonte de 12V caseira mesma, já como o motor é desse mesmo valor. Ai queria a opinião dos senhores, se eu devo mudar, usar Ci e entre outros. Segue o circuito abaixo:

 

 

IMG-20240714-WA0002.jpg.b28297209a8119d061d34d09b89381bb.jpg

 

outra dúvida que eu tenho é sobre a velocidade do motor, se eu devo fazer um circuito a parte que controle essa velocidade. Não quero que fique muito rápida nem muito baixa para o meu projeto. Desde já, muito obrigado pela ajuda dos senhores.

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Na verdade um sinal de PWM variável para  o controle da velocidade. Desenhei apenas a parte de potência. 

Controle-de-Motor-DC-com-PWM.png

O desenho acima mostra o controle usando um relé de 2 polos 2 posições mas pode ser com 2 relés (seu desenho).

 

Eu prefiro o uso de um mosfet no lugar do bipolar, aquece menos.

Para D1 e D2 use o 1N4148.

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@.if então, tava vendo qual módulo de relé comprar, mas não sei qual. Se vai servir para um motor de 12v e não tem chance de queimar colocando uma fonte de 12v.

tipo esse:

 

Modulo-2-relay-b-768x576.jpg.webp.08de755a8f98c25220889c477f3e389f.webp

 

Tava conversando com um professor e ele disse que seria uma opção melhor, pois usar um drive tipo l298n, tem mais chances de queimar ou parar de funcionar no projeto.

Também tô em dúvida se eu devo construir um do zero, igual o que fiz no proteus.

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Além do L293, tem o L298, e plaquinhas prontas, de ponte-H ou de ESC com reversão. Se estiver corretamente dimensionado, não se conta com a queima.

 

Facilite seu projeto usando tantos módulos prontos quanto parecer razoável utilizar (perante os avaliadores).

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  • Membro VIP
Em 15/07/2024 às 17:12, Dan Henrique disse:

professor e ele disse que seria uma opção melhor, pois usar um drive tipo l298n, tem mais chances de queimar ou parar de funcionar no projeto.

Seu professor deve ser um bruto da área mecânica. De fato o relé é mais brutal. Mas como disse o amigo Xandão, aqueles ci's são projetados pra não pifar com facilidade. Mas (outro mas) no seu caso, caso você não necessite de controlar a rotação, de fato o relé lhe pode ser mais fácil de entender, mais confortável  além de ser mais fácil de compor seu relatório.

 

14 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Facilite seu projeto usando tantos módulos prontos quanto parecer razoável utilizar

Um concordo simplista. Aqui fora no mundo real acrescento alguns fatores: facilidades em aquisição, custo tende a ser até menor, facilidade de manutenção, facilidades de conseguir informações, ajustes, calibrações, e outros etc que me fogem da mente agora.

 

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  • Membro VIP
3 horas atrás, .if disse:

Mas como disse o amigo Xandão, aqueles circuitos integrados são projetados pra não pifar com facilidade.

 

Trazem proteções, mas eu nem tinha olhado por esse lado. Enfim, empacotam bastante. Livram trabalheira e dor de cabeça. Desde que as especificações sejam respeitadas.

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@Sérgio Lembo

Pelo que entendi, o circuito do @Dan Henrique parece ter o acionamento de um ou exclusivo.

Normalmente os reles est5ão aterrando o motor.

Com apenas RL1 acionado, o motor gira em um sentido.

Com apenas RL2 acionado, o motor gira em outro sentido.

Se for isso mesmo, então seu transistor ligaria o terra ao terra.

Confirme para mim, por favor.

MOR_AL

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2 horas atrás, MOR_AL disse:

seu transistor ligaria o terra ao terra.

Controle-de-Motor-DC-com-PWM.png

é este? Não consigo ver terra no terra. Vejo o "terra pwm" sendo alternado entre os polos do motor.

2 horas atrás, MOR_AL disse:

o circuito do @Dan Henrique

ops...

IMG-20240714-WA0004.jpg

é praticamente o mesmo do Serjão.

Lembrando que pro motor não há terra direto.. Há o 'terra pwm' supramencionado

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