Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera preciso muito saber se existe alguma possibilidade do meu pc estar com um virus de BIOS, vou explicar o porque:

2 dias atras tenho percebido meu computador travando vídeo (como se a tela freezasse e o mouse não mexesse mais, audio parava tambem) e logo após desligando ou reiniciando (tendo em vista que meu mouse e meu headset tambem ficavam desconectando em vezes aleatorias mas não sei se isso vem ao caso pois uso sofware da razer para configura-los), as vezes eu precisava desliga-lo manualmente pois ficava travado por um periodo mt grande. Então eu abri o gerenciador de tarefas e percebia que minha memória ficava cravada em 40% sem estar com literalmente NADA aberto, e o que mais consumia energia era um processo tal de antimalware service executable que acredito ser do windows mas não sei porque isso. Então tive a brilhante ideia de formatar meu computador apos me frustrar com essas reinicializaçoes aleatorias. Formato com pendrive e tudo (utilizei do proprio site do windows), e precebo que apos a formatação ele fica com 12% de memória com um processo chamado "wsappx" ocupando a maior memória, logo apos tinha o mesmo antimalware service executable, baixei antivirus sem ter baixado nada no computador apos formatar e o antivirus alegava problemas na memória RAM do pc que estava com virus, então eu ja fiquei sem ter muito o que fazer e contar isso a alguém que entenda pra poder me aconselhar e tentar me ajudar com isso. 
Pergunta 1: isso é mesmo virus de BIOS? Se não, o que diabos é isso?

Pergunta 2: como posso resolver esse problema? Como posso tirar isso?
Pergunta 3: vou precisar comprar outras peças pra substituir pois danificou? 
Desde então eu agradeço! 

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado

@Nepie Bom dia 

Primeiro de tudo passe a configuração completa do seu computador e qual sistema operacional você está utilizando.

Alguns recursos no PC como atualização do Windows, que executa em segundo plano, podem degradar um pouco o desempenho do computador.

Se o seu processador for mais simples e você tiver pouca memória podemos desabilitar alguns recursos do Windows como aqueles programas que iniciam junto com o computador, desabilitar recursos de transparência, etc.

Postado

A resposta para o teu problema é:

Seu computador é fraco. O antivírus do Windows ele consome muita memória do computador principalmente se for um computador com pouca RAM, e o "wsappx" é um processo relacionado à loja do Windows, outro recurso que consome memória até em computadores mais fortes. E outra, que diabo de antivírus você baixou que tá acusando vírus na memória RAM? ou você entendeu errado, ou o antivírus que você baixou é uma farsa, porque isso é impossível.

A solução pro teu problema é usar o computador sem se preocupar, pois o Windows limita o uso de recursos de certos processos para que um processo que demande muito funcione melhor, ou instalar Linux.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

Precisamos saber a configuração completa do seu PC. Além disso, informe se você está usando algum programa irregular, pois pode ser essa a causa de o serviço antimalware estar consumindo memória.

6 horas atrás, Nepie disse:

percebia que minha memória ficava cravada em 40% sem estar com literalmente NADA aberto

Isso por si só não é um problema, afinal memória RAM é para ser utilizada, não pra servir de enfeite no PC. A troca de informações entre memória RAM e processador é muito mais rápida do que a troca entre processador e HD/SSD, e é pra isso que a RAM serve. Além disso, o Windows 10/11 possui boa otimização no uso de RAM, ou seja, ele vai usar apenas aquilo que for necessário pra deixar o sistema mais rápido, salvo se estiver algo corrompido ou irregular no SO.

e o antivirus alegava problemas na memória RAM do pc que estava com virus

Qual antivírus? Tá parecendo algum programa fraco, que mostra erros apenas pra forçar o usuário a comprar uma versão paga do programa. Além disso, onde você baixou a imagem do Windows?

Pergunta 1: isso é mesmo virus de BIOS? Se não, o que diabos é isso?

Me parece erro na sua interpretação das informações. Novamente: está com todos os programas originais no seu PC?

4 horas atrás, Pepse disse:

ou o antivírus que você baixou é uma farsa, porque isso é impossível.

Errado. É possível sim, pesquise por malware fileless.

• Obrigado 1
Postado
7 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Nepie Bom dia 

Primeiro de tudo passe a configuração completa do seu computador e qual sistema operacional você está utilizando.

@Edvaldo J. Frederico Configurações do meu pc: 

Processador • Intel Core i7-9700f 3.00 GHz placa-mãe • ASUS TUF Gaming B360M - Plus

RAM • Patriot Viper DDR4 8GB

SSD • XPG SX6000 256GB

Placa de vídeo • EVGA GeForce RTX 2060 6GB

Fonte • Corsair CV 550 

O sistema operacional do qual eu baixei é do proprio site do windows, windows 11 a versão mais atualizada. 

@Pepse baixei avast, porque tinha aquela treta toda do kaspersky estar banido nos EUA fiquei com receio de baixar de novo.

@mick 07 postei a config do meu pc no comentario anterior, se puder dar uma olhada agradeço.

Sobre a ram estar sendo utilizada tudo bem, o que me é estranho é essas travadas de Vídeo e reiniciadas, sendo que monitorei a temperatura das coisas com hwmonitor e estava tudo ok.

Antivirus que usei foi avast.

Estou com a versão mais recente do windows 11 do proprio site da microsoft. 

• Coordenador
Postado
9 horas atrás, Nepie disse:

baixei antivirus sem ter baixado nada no computador apos formatar e o antivirus alegava problemas na memória RAM do pc que estava com virus

Cadê captura de tela dessa mensagem? Passe novamente o antivírus e poste aqui.

Postado

@mick 07 não consegui tirar esse print pois eu passei o antivirus novamente e não alegou mais nada, por mais incrivel que pareça, mas logo quando fiz esse post o avast dava exatamente "virus na memória RAM" o que eu nem acreditava q isso era possível, consigo mandar de como fica meu gerenciador de tarefas atualmente com nada aberto, não sei se isso é normal consumir bastante memória assim mas enfim 

w.thumb.png.7d659b4e5032aa166a84e994e338da85.png

• Coordenador
Postado

Absolutamente normal, veja o meu notebook da empresa:

image.png.8760cad639a31e1d6021d63696474672.png

O que não é normal é alegar vírus na RAM. Mas se passou de novo e não deu nada, então OK.

Sugiro que baixe o KVRT e faça um scan completo, só pra garantir.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Nepie disse:

@mick 07 não consegui tirar esse print pois eu passei o antivirus novamente e não alegou mais nada, por mais incrivel que pareça, mas logo quando fiz esse post o avast dava exatamente "virus na memória RAM" o que eu nem acreditava q isso era possível, consigo mandar de como fica meu gerenciador de tarefas atualmente com nada aberto, não sei se isso é normal consumir bastante memória assim mas enfim 

w.thumb.png.7d659b4e5032aa166a84e994e338da85.png

Totalmente normal esse uso de memória RAM.

8Gb para o windows 11 é muito pouco, no mínimo é necessário 16Gb para boa usabilidade desse sistema sugador de memória RAM.

Já foi a época em que você ligava o computador e o Windows estava utilizado 500Mb de memória RAM 🤣

Assim que ligo meu notebook com windows 11 sem abrir nada já pega 5.5Gb de memória RAM imagina só com 8Gb.

• Curtir 1
  • Confuso 1
Postado
9 minutos atrás, mick 07 disse:

Absolutamente normal, veja o meu notebook da empresa:

image.png.8760cad639a31e1d6021d63696474672.png

O que não é normal é alegar vírus na RAM. Mas se passou de novo e não deu nada, então OK.

Sugiro que baixe o KVRT e faça um scan completo, só pra garantir.

KVRT é o kaspersky certo? 

e nossa isso aí é complicado

• Membro VIP
Postado

@Nepie Como você tem pouca memória RAM eu usaria o antivírus da própria Microsoft, porque ele já melhorou bastante em relação a alguns anos atrás.

E eu não boto mais fé no Avast, eu acho que ele fica apontando muitos falso positivo e fora essa frase clássica 🤣.

Anti vírus pra mim tem que fazer o serviço dele em silêncio, a não ser que apareça alguma ameaça mais grave.

Dentro do gerenciador de tarefas, desmarque o que você não usa na inicialização, como "Microsoft Edge, Cortana, Skype, etc."

desabilitar-programas-windows3.png

Eu só usaria um antivírus melhor do que o da Microsoft se você costuma fazer muita pesquisa na internet.

Melhor eu me refiro ao kaspersky, Bit Defender, Panda.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
5 horas atrás, Nepie disse:

KVRT é o kaspersky certo? 

Sim, não precisa instalar ele, basta baixar e fazer scan, depois apagar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!