Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou montando um PC pra Minha Irmãzinha com as peças que tenho "Sobrando" por aqui.

Nesse momento tá faltando uma placa-mãe.
Config dela vai ser
Ryzen5-3600 (Futuro Upgrade para 5700x3d)
1660-Super
NVMe
16gb / 24gb Ram (depende se tem 2 ou 4 slots na placa-mãe)

Qual placa-mãe *ATÉ R$600 REAIS* vcs indicam? Porque a escolha?

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-b450m-pro-vdh-max-am4-chipset-b450
OU
https://www.kabum.com.br/produto/165133/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-a520m-plus-ii-amd-am4-matx-DDR4
OU
https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-b550m-k-DDR4-socket-amd-am4-m-atx-chipset-amd-b550-b550m-k
OU

https://www.terabyteshop.com.br/produto/24976/placa-mãe-maxsun-b550m-25g-ms-terminator-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4

Postado
9 minutos atrás, Lino Mattei disse:

Qual placa-mãe *ATÉ R$600 REAIS* vcs indicam? Porque a escolha?

Primeira coisa, exclua opções que logo de cara, você já sabe que não deve comprar:

1. Placa AM4 precisa ser B450 / B550. Ou seja, nada de A520
  2. PIaca mãe precisa ser da ASUS, Gigabyte ou MSI. ASRock também serve se o preço estiver particularmente bom.
  3. Não dê dinheiro para a tera. Pode comprar em qualquer lugar, menos com eles.

Filtrado o lixo, você já tinha escolhido a placa que a gente normalmente recomenda, a B450m Pro VDH da MSI. Ou seja, vá nela.

• Pedroou alterou o título para Indicação placa-mãe que suporte o Ryzen 7 5700X3D até 600 Reais
  • Membro VIP
Postado

Ainda assim é uma má escolha, já que pegando uma B450 perde o benefício do PCIe 4.0. Usar o processador topo de linha com uma placa-mãe barata é um desperdício de dinheiro. Melhor pegar uma barata e depois ir para AM5 então.

Postado

dentre as que você mencionou, eu recomendaria a b450m pro vdh max, mas como o pedro disse, ela é PCI 3.0
Se conseguir fazer um esforço a mais no orçamento seria bom a b550m pro vdh wifi.

se você usa uma ds3h e pretende comprar uma pro max, rouba ela e dá a ds3h para sua irmã 😈 kkk

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Velocidade do SSD reduzida (se ele for PCIe 4.0), perda de desempenho para placas de vídeo mais novas (em especial as que rodam em 4.0 x8).

Se já está usando assim, aí não faz sentido trocar. Mas para comprar novo é uma má escolha.

• Curtir 1
Postado

A pior da lista é essa Maxsun, tem dissipador no VRM e tudo, mas o VRM em si é muito simples, então acaba até perdendo para uma A520 sem dissipador, mas como VRM decente, como a A520M-A PRO da MSI. Sem dúvidas, a mais forte em questão de VRM é a A520 TUF da ASUS, ela tem diversas vantagens também, como o suporte para A-RGB, que nenhum das outras tem. Inclusive a B550M-K da Gigabyte é uma das poucas B550 que não tem nenhum tipo de conexão RGB, é uma placa bem capada.

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Swalls disse:

dentre as que você mencionou, eu recomendaria a b450m pro vdh max, mas como o pedro disse, ela é PCI 3.0
Se conseguir fazer um esforço a mais no orçamento seria bom a b550m pro vdh wifi.

se você usa uma ds3h e pretende comprar uma pro max, rouba ela e dá a ds3h para sua irmã 😈 kkk

O meu PC já tá full montado.
Aqui só preciso da placa-mãe pra ela. Essa MSI b450m parece interessante.

12 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A pior da lista é essa Maxsun, tem dissipador no VRM e tudo, mas o VRM em si é muito simples, então acaba até perdendo para uma A520 sem dissipador, mas como VRM decente, como a A520M-A PRO da MSI. Sem dúvidas, a mais forte em questão de VRM é a A520 TUF da ASUS, ela tem diversas vantagens também, como o suporte para A-RGB, que nenhum das outras tem. Inclusive a B550M-K da Gigabyte é uma das poucas B550 que não tem nenhum tipo de conexão RGB, é uma placa bem capada.

A520 sei que n pode usar OverClock. Não tenho interesse em OverClock pois o 5700x3d já é bloqueado.
A520 faz over básico de memória RAM né?

A520 Tuf ou b450 MSI?

2 horas atrás, Imakuni disse:

Primeira coisa, exclua opções que logo de cara, você já sabe que não deve comprar:

1. Placa AM4 precisa ser B450 / B550. Ou seja, nada de A520
  2. PIaca mãe precisa ser da ASUS, Gigabyte ou MSI. ASRock também serve se o preço estiver particularmente bom.
  3. Não dê dinheiro para a tera. Pode comprar em qualquer lugar, menos com eles.

Filtrado o lixo, você já tinha escolhido a placa que a gente normalmente recomenda, a B450m Pro VDH da MSI. Ou seja, vá nela.

Porque o ChipSet a520 é tão ruim?
Apenas porque limita Overclock?

A construção da TUF parece muito muito boa.

Postado
2 minutos atrás, Lino Mattei disse:

A520 sei que n pode usar OverClock. Não tenho interesse em OverClock pois o 5700x3d já é bloqueado.
A520 faz over básico de memória RAM né?

A520 Tuf ou b450 MSI?

Sim, não faz overclock, mas o VRM da A520 TUF aguentaria Ryzen 9 em stock tranquilamente, nenhum das outras placas que você listou conseguiria esse feito.

Essa B450 da MSI é o modelo que eu uso no PC, é um plaquinha boa pelo preço, porém o VRM não é tão forte. Ela aguentaria o 5700X3D rodando games, onde a carga não é tão pesada, mas nos testes que vi, quando o 5700X3D é colocado pra trabalhar no talo em testes de renderização, o VRM dela acaba aquecendo acima de valores confortáveis.

Postado
26 minutos atrás, Lino Mattei disse:

Porque o ChipSet a520 é tão ruim?
Apenas porque limita Overclock?

A construção da TUF parece muito muito boa.

Além de limitar overclock, não permite processadores de primeira geração (vai que precise no futuro).

E no caso dessa placa especificamente, o fato de ser MSI também é uma vantagem acima da ASUS. E obviamente, é mais barata,

Postado
2 minutos atrás, Imakuni disse:

Além de limitar overclock, não permite processadores de primeira geração (vai que precise no futuro).

E no caso dessa placa especificamente, o fato de ser MSI também é uma vantagem acima da ASUS. E obviamente, é mais barata,

Primeira geração n vou usar.
Vou usar o R5-3600 por enquanto e depois o 5700x3d

A MSI parece boa, mas vi que abre as pernas com o 5700x3d

23 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Sim, não faz overclock, mas o VRM da A520 TUF aguentaria Ryzen 9 em stock tranquilamente, nenhum das outras placas que você listou conseguiria esse feito.

Essa B450 da MSI é o modelo que eu uso no PC, é um plaquinha boa pelo preço, porém o VRM não é tão forte. Ela aguentaria o 5700X3D rodando games, onde a carga não é tão pesada, mas nos testes que vi, quando o 5700X3D é colocado pra trabalhar no talo em testes de renderização, o VRM dela acaba aquecendo acima de valores confortáveis.

Acho que vou na a520 TUF.
Construção parruda, vai aguentar o 5700x3d e me dá suporte a 4slot de ram.

Postado
8 minutos atrás, Lino Mattei disse:

Primeira geração n vou usar.

É o que você acha, até que daqui 2 anos você tem problema na máquina e precisa pegar um processador emprestado de um amigo, ou então decide desfazer a máquina e reaproveitar para montar um PC da vovó ou algo do tipo. Aí você lembra que pagou mais caro para ter um hardware que te limita.

8 minutos atrás, Lino Mattei disse:

A MSI parece boa, mas vi que abre as pernas com o 5700x3d

Não é verdade, eu usaria tranquilamente com um processador desse nível.

Postado
47 minutos atrás, Imakuni disse:

É o que você acha, até que daqui 2 anos você tem problema na máquina e precisa pegar um processador emprestado de um amigo, ou então decide desfazer a máquina e reaproveitar para montar um PC da vovó ou algo do tipo. Aí você lembra que pagou mais caro para ter um hardware que te limita.

Não é verdade, eu usaria tranquilamente com um processador desse nível.

Imakuni, agradeço imensamente seus comentários.

Primeira geração eu to fora.
Ainda to bastante inclinado pela a520, argb, 4slot ram, NVMe.

você realmente acha MUITO ruim essa a520?

Postado
10 minutos atrás, Lino Mattei disse:

Ainda to bastante inclinado pela a520, argb, 4slot ram, NVMe.

você realmente acha MUITO ruim essa a520?

Não é que ela seja "ruim", eu só acho uma péssima ideia pagar 20% mais para ter um produto com as limitações que tem.

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Inserindo heatpipes nos VRM's e colocando uma fan resolveria esse caso? afinal ela é a minha também.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Lino Mattei disse:

vai aguentar o 5700x3d e me dá suporte a 4slot de ram.

Isso é desnecessário, o usando 4 slots tende a ter um desempenho inferior a usar 2. Então se por algum motivo precisa de 32gb de RAM, use 2x16gb. 

Minha recomendação é a MSI B550M PRO VDH por R$ 689,99.

Ou a Gigabyte B550M DS3H AC WIFI por R$ 689,90.

• Curtir 1
Postado
35 minutos atrás, Lino Mattei disse:

Placa bait.

Primeiro que, como eu falei, não compre na Tera.

Segundo que evite ASRock se você puder.

Terceiro que essa placa não é melhor que a outra da MSI, é só enganação.

Postado
3 horas atrás, Swalls disse:

Inserindo heatpipes nos VRM's e colocando uma fan resolveria esse caso? afinal ela é a minha também.

Um fan forçando a refrigeração em cima do dissipador do VRM deve ajudar em situações mais pesadas.

@Lino Mattei E na verdade eu acabei me confundindo um pouco, eu falei 5700X3D, mas o teste em questão usa o 5800X3D, que tem um consumo de corrente significativamente maior que o 5700X3D. Inclusive é uma discussão curiosa, porque no teste da MSI B450M PRO-VDH Max o 5800X3D consumiu 130W e 84A, enquanto o mesmo processador na ASRock B450M Steel Legend ele consumiu só 99W e 73A, fazendo até uma pontuação menor (testes feitos pelo mesmo canal).

Screenshot_112.thumb.png.c512195eebc2bd3e1dd43efb4142ce35.png

EDIT: No gráfico acima, as temperaturas representadas pelas barras do gráfico são as temperaturas do processador, a temperatura do VRM está escrito dentro das barras. Meio confuso, mas é isso....Temperatura de 95ºC no VRM para o 5800X3D com 84~85A de consumo. Lembrando que o que faz os MOSFETs do VRM aquecer é a quantidade de corrente.

Screenshot_46.thumb.png.adb2ba2dfb68145c773905e96db07473.png

Uma coisa que eu percebi na minha placa-mãe é que em stock ela estava liberando muita tensão pro meu Ryzen 5 3600, o que faz o consumo total do processador aumentar, então pode ser coisa da MSI mesmo. Fazendo alguns ajustes na BIOS acho que até o 5800X3D poderia rodar mais tranquilamente, o 5700X3D então nem se fala. Até porque dá pra fazer undervolting pelo curve optimizer e deixar o CPU ainda mais frio e consumindo menos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...