Ir ao conteúdo

Ryzen 7 5700x ou Core i5 12600KF?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Bom dia/tarde/noite
Estou vendo para fazer um upgrade de processador e fiquei na duvida de qual seria a melhor opção de processador:
Ryzen 7 5700X ou I5 12600kf

Encontrei ambos na Kabum pela faixa de R$1350 (a prazo), uso meu pc basicamente pra trabalho e jogos. Se possível também, gostaria de saber qual seria uma placa-mãe recomendada para o processador

Atualmente a config do meu pc é a seguinte:

• RTX 4060
  • I5 9400f
  • Prime H310M-E
  • WC ML240L
  • Ram 32gb(2x16) 3200mhz
  • Fonte 750W core reactor

OBS: não quero ir para nova geração DDR5 pois não penso em gastar com memória RAM e não acho necessário para meu uso

i5 13600kf.png

Ryzen 7 5700x.png

• Solução
Postado

12600KF é significativamente mais rápido em multi-tarefas, comparando os dois em stock, sem nenhuma modificação. Porém o i5 12600KF em stock é um processador que pode chegar até 130W de consumo (estresse máximo, em jogos será menos de 100W), enquanto o R7 5700X é um CPU que pega até 80W em stock.

O 5700X pode ser "tocado" por uma placa-mãe de entrada tranquilamente, aqueles modelos de R$400-450 não terão problemas com ele, apesar de você perder alguns recursos de conectividade. Se você investir numa placa-mãe boa, pagar uns R$750-850, terá mais recursos e ainda poderá usar o PBO para aumentar o limite de energia dele e ganhar mais desempenho. Com tudo liberado ele pode chegar perto dos 130W também, com desempenho um pouco abaixo do 12600K, só que bem mais próximo do que antes.

O 12600KF precisará de algo um pouco melhor para não perder desempenho. Se você não for usar ele em atividades pesadas, ou seja, algo que não vai fazer ele rodar no limite, não precisará ser uma placa muito parruda, mas ainda vai custar uns R$700-900, e você ainda poderá usar memórias DDR4. Agora, uma placa-mãe mais forte para segurar esse CPU em carga máxima, vai te custar acima de R$1.000, fora que essas placas só vão rodar com memória DDR5, o custo total do kit vai aumentar bem mais.

Se for pra investir em sistema DDR5, só vale a pena se pegar um kit AM5.

Para utilizar CPUs com 130W, investimento em um bom cooler será necessário. Poderá ser um air cooler com dois radiadores, ou um watercooler de 240mm.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB Muito obrigado pela resposta!

Acredito que problema com o Consumo em si não vá ter pois a fonte é consideravelmente forte porém esse ponto de ser necessário uma placa-mãe de mais alta qualidade para extrair 100% do i5 é um fato importante. Vou analisar bem antes de comprar levando em conta as informações que me passou, muito obrigado!

• J.Augusto F alterou o título para Ryzen 7 5700x ou Core i5 12600KF?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...