Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho um gabinete aquário aigo darkflash c285, com suporte a 10 Fans, sendo 3 na lateral, 3 embaixo, 3 em cima, e 1 na parte de trás. Tenho uma RX 6750 XT founders edition, e ouvi que ela é bem esquentadinha, então queria poder deixá-la mas fria com um bom airflow, então comprei 5 fans aigo AR12 pro, porém como são só 5, gostaria de saber o melhor jeito de deixar um airflow bem bom, para deixar o sistema mais frio (principalmente a placa de vídeo). Qual seria um bom jeito de distribuir as fans? E quais serão ventiladores e quais serão exaustores?

image.png.94e6783e499d9f2b295054dfd31096aa.png

• Pedroou alterou o título para Onde colocar 5 fans no gabinete DarkFlash c285 para um bom fluxo de ar?
  • Membro VIP
Postado

Conforme na imagem abaixo:

image.png.94e6783e499d9f2b295054dfd31096aa.png

Menos estético mas ainda funcional, deixar apenas 2 na frente e mover um para o fundo em baixo.

6 minutos atrás, Tomsk_Luiz disse:

3 embaixo

Mais ou menos onde ficaria o do meio caso colocasse os 3.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou hm, então esses 3 na lateral seriam os ventiladores, e os 2 ali mais para trás seriam exaustores? Entendi! Eu estava pensando se era bom colocar um ventilador embaixo da placa de vídeo, para evitar que o ar quente que sai da placa e bate no vidro, fique preso ali perto dela. Airflow para mim é um negócio meio complicado kkkkkkk eu moro em uma cidade bem quente, então é importante ter um bom airflow 

• Membro VIP
Postado

Os 3 da frente jogam ar e o de trás e do topo retiram.

Mas pode colocar em baixo jogando ar para dentro, e manter apenas 2 na frente.

Detalhe é que se suas fans forem as "comuns", as fans da lateral e dos fundos vão ficar com os leds virados para fora. Para essas posições o ideal (do ponto de vista estéticoO são as fans reversas, como a Montech RX120.

Em verde são as fans reversas, e em vermelho escuro as normais.

gab.jpg

Postado

O que ajuda a GPU ė o fan exaustor na traseira, extraindo o ar quente que sai dela.

Fan debaixo da GPU perturba os fãs da placa, tem caso que o fan debaixo da GPU como exaustor é positivo, mas tem que ser fan com bom CFM, o que dá de R$ 20,00 não tem.

Outro detalhe é  qual ė o sistema de refrigeração do CPU.

Postado

@1lokos ah, sim. Meus fans tem mais ou menos 75 CFM. Seria então melhor deixar um fan na parte de baixo, ou melhor deixar 3 na lateral e 2 na parte mais traseira? (Vi também pessoas me recomendando 2 fans jogando ar na lateral, e 3 jogando ar para fora, o que estou considerando também).

Postado
32 minutos atrás, Tomsk_Luiz disse:

@1lokos ah, sim. Meus fans tem mais ou menos 75 CFM.

Antes fosse, o CFM informado pela Aigo é "P.M.P.O" testes empíricos dão coisa de 57 CFM. 😜 

Seria então melhor deixar um fan na parte de baixo, ou melhor deixar 3 na lateral e 2 na parte mais traseira?

Comesse testando com 3 fans na lateral admitindo ar, 1 fan na traseira como exaustor, 1 fan no topo, perto do fundo como exaustor - esse fan extrai ar quente da região do VRM.

Se ficar com temperaturas OK deixe desse jeito, se achar que não esta bom experimente outras variação para ver se melhor, mas rode um teste padrão antes de mudar, e também preste atenção na temperatura ambiente.

(Vi também pessoas me recomendando 2 fans jogando ar na lateral, e 3 jogando ar para fora, o que estou considerando também).

Mais saída do que entrada de ar gera pressão negativa dentro do gabinete, e nesse caso a pressão atmosférica empurra ar e poeira por qualquer fresta do gabinete, que vira um "aspirador de pó".  Essa pressão negativa pode atrapalhar os fans do air cooler ou water cooler.

Outa coisa, você não informou se usa air cooler ou water cooler. Se usa air cooler não deve colocar mais do que 1 fan no teto, o que fica perto do fundo.

Em airflow de gabinete mais fans não é necessariamente melhor. Obviamente cada "case" (gabinete) é um caso, veja como esse abaixo é interessante: 😉 

Citação

O gabinete NZXT H7 FLOW 2024* - não é  "aquário"; resultou num caso de estudo bem curioso. O NZXT H7 FLOW 2024 tem a fonte posicionada de lado num ressalto abaixo da placa-mãe e teve a largura aumentada em 14mm, com isso liberando o fundo para 3 fans.

O KitGuru usou 7 fans NZXT - que custam $159,97 (Dólares ~ R$ 878,00); para conseguir 3 graus de redução na temperatura da GPU e 7 graus de aumento na temperatura do CPU. 🤔

RGB-esquenta-CPU.jpg

1 - O gabinete testado com os 3 fans que vem na frente (60.2 CFM, pressão 1.05mmH2O) e o radiador do WC Kraken Elite 360 no topo (fans do radiador 78.02 CFM, pressão 2.7mmH2O).

2 - Trocaram os fans do radiador por modelo com RGB - F360 RGB Core (3-in1); porém com menos CFM (78.02 vs 75.12 CFM) mas com mais pressão (2.7 vs 3.33mmH2O), o que piorou em 8 graus a temperatura do CPU (87 vs 95º).. 🤔

3 - Instalaram um fan - F120 RGB Core; na traseira como exaustor, o que baixou a temperatura da GPU em 1 grau.

4 - Instalaram 3 fans debaixo da GPU, que não fizerem diferença na temperatura da placa de vídeo, mas baixou 1 grau na temperatura do CPU, talvez porque a fan em baixo mais perto da frente - que não fica totalmente tampada pela GPU; ajudar o ar que entra pelas fans da frente a ir na direção do radiador.

5 - Trocaram os fans frontais por modelo com mais CFM (60.2 vs 75.12), o que baixou outros 2 graus na temperatura da GPU.

Se não tivessem mexido nos fans do radiador, o resultado seria 3 graus a menos na GPU e 1 grau a menos no CPU, proporcionados pelo fan exaustor na traseira e mais CFM nos fans frontais. Muito pouco resultado para um gasto de $159,97.

No Hardware Canucks tem exemplo semelhante com outro gabinete - acho que da Thermaltake; entupir o gabinete de fans não deu o resultado esperado. 

Postado

@1lokosentendi. Não sabia dessa de pressão negativa, que interessante. Obrigado pela resposta! Eu uso um air cooler, o padrão da AMD. Então vou testar com 3 Fans ventiladores na parte lateral, 1 no topo de trás como exaustor, e 1 na traseira também como exaustor. Última pergunta, eu monto os fans no gabinete antes de montar as peças, ou depois? Kkkkk (desculpe ser leigo)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!