Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos, tudo bom?

Estou estudando esquemas elétricos e tenho uma linha de raciocínio que quero compartilhar com vocês.

Está correto pensar:

Ao abrir o esquema elétrico de um determinado notebook é necessário entender as simbologias para seguir uma linha de raciocínio.

Preciso primeiramente identificar o número serigrafado da placa para buscar pelo esquema elétrico dela. Assim que abrir, normalmente em PDF, devo localizar o DCJack para começar a analisar a fonte primária. Ter em mente de que a tensão será (normalmente é assim) de 19v e seguir a trilha que levará até a bobina (Indutor) que deve passar a tensão de 5 voltz e 3 voltz. Após o indutor, devo analisar a parte secundária que leva aos dois mosfets (de alta e baixa resistência). ambos apresentando tensões de 1.3  ou 1.8.

Caso toda esta leitura não apresente a tensão apresentada no esquema, isto quer dizer que a partir do ponto depois de passar pelo indutor deve ser analisado. Como os capacitores (embora estes podem ser arrancados que a máquina ainda funcionará) mosfets que devem estar em curto em seu Gate, Source ou Drenos a partir da análise de energizar e desenergizar para depois ressoldar e energizar a placa para um novo teste. Apresentando falhas, este mosfet deve ser substituído.

Basicamente devo analisar com calma cada página e suas trilhas.

Na opinião de vocês, o que acha qe pode facilitar ainda mais uma leitura e tornar ainda mais breve com uma análise?

Eu cheguei a ver um programa, o FlexBV. Ao que parece, um programa facilitador de análise de placas.

Abraço para todos e obrigado pela atenção.

Postado