Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos, tudo bom?

Estou estudando esquemas elétricos e tenho uma linha de raciocínio que quero compartilhar com vocês.

Está correto pensar:

Ao abrir o esquema elétrico de um determinado notebook é necessário entender as simbologias para seguir uma linha de raciocínio.

Preciso primeiramente identificar o número serigrafado da placa para buscar pelo esquema elétrico dela. Assim que abrir, normalmente em PDF, devo localizar o DCJack para começar a analisar a fonte primária. Ter em mente de que a tensão será (normalmente é assim) de 19v e seguir a trilha que levará até a bobina (Indutor) que deve passar a tensão de 5 voltz e 3 voltz. Após o indutor, devo analisar a parte secundária que leva aos dois mosfets (de alta e baixa resistência). ambos apresentando tensões de 1.3  ou 1.8.

Caso toda esta leitura não apresente a tensão apresentada no esquema, isto quer dizer que a partir do ponto depois de passar pelo indutor deve ser analisado. Como os capacitores (embora estes podem ser arrancados que a máquina ainda funcionará) mosfets que devem estar em curto em seu Gate, Source ou Drenos a partir da análise de energizar e desenergizar para depois ressoldar e energizar a placa para um novo teste. Apresentando falhas, este mosfet deve ser substituído.

Basicamente devo analisar com calma cada página e suas trilhas.

Na opinião de vocês, o que acha qe pode facilitar ainda mais uma leitura e tornar ainda mais breve com uma análise?

Eu cheguei a ver um programa, o FlexBV. Ao que parece, um programa facilitador de análise de placas.

Abraço para todos e obrigado pela atenção.

Postado

Para analisar esquemas elétricos de notebooks de forma eficiente conheça os componentes comuns da placa.Muitos esquemas elétricos estão indexados com etiquetas ou nomes de componentes. Usar a função de busca dentro do PDF pode ser muito útil para localizar rapidamente referências a componentes específicos como DCJack, indutores, mosfets, etc.

outra dica: Mantenha documentação organizada e faça anotações durante a análise.

Utilize ferramentas de medição adequadas para verificar tensões e resistências etc

tem também Braswell Visual Solutions (BV): Similar ao FlexBV, este software oferece recursos para visualização detalhada de PCBs, identificação de componentes e análise de trilhas etc

• Curtir 1
Postado

Bom dia Jose Campos. 

Obrigado pela atenção. Recentemente eu usei o FlexBv. Uma ferramenta sensacional que agiliza e muito encontrar os componentes e funções de cada um deles. Levando apenas aos componentes que "conversam" com ele. Gostei muito. No entanto, só abriu uma vez e depois não abriu mais. Não sei como fazer para usar o modelo que é gratuito e que já atende.

Outra questão é referente aos documentos PDF e fazer as leituras. Como sou marinheiro de primeira viagem, sei que vai levar um certo tempo para fazer uma leitura que traz segurança. Mas continuarei a insistir em aprender. Fiz um curso recentemente e sei que o curso foi apenas para dar uma "noção" e que na "vida real" as coisas são mais complexas. Acredito que usar o FlexBv será de muita importância para agilizar e reparar placas. 

Acha que este é o caminho?

Abraços e obrigado pela atenção.

• 2 semanas depois...
Postado

Agradeço pela atenção Jose Campos,

O FlexBv eu usei uma única vez e depois que fui abrir o programa novamente no dia seguinte ele já não abria mais o PDF. Achei estranho, uma vez que a versão gratuita já atende as minhas necessidades. Agora o programa não abre mais.

Não sei o acontece. Do mais, vou treinando por aqui.

Abraço e obrigado mais uma vez.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...