Ir ao conteúdo

A mudança pra uma GPU dedicada é muito grande?

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Tenho um PC nas configurações abaixo e gostaria de saber que se eu comprar uma RX 6600 vai mudar muito o desempenho. Atualmente o meu processador (Ryzen 5600G) roda bem alguns jogos, mas os mais pesados só no low e com muita dificuldade,

A memória compartilhada está em 2gb.

image.png

image.png

Postado
25 minutos atrás, GDinizR disse:

Tenho um PC nas configurações abaixo e gostaria de saber que se eu comprar uma RX 6600 vai mudar muito o desempenho. Atualmente o meu processador (Ryzen 5600G) roda bem alguns jogos, mas os mais pesados só no low e com muita dificuldade,

Sim. Você vai sair de um chip de ~250R$ de desempenho para um de 1k, nem se compara.

26 minutos atrás, GDinizR disse:

A memória compartilhada está em 2gb.

A quantidade dedicada é irrelevante, poderia ter sido qualquer valor que não ia fazer a menor diferença.

• Curtir 1
Postado

Eu usei o vídeo integrado por quase 3 anos, e quando mudei pra uma placa de vídeo dedicada deu outra vida pro computador. Usava um Ryzen 3 3200g com a vega 8, agora to com uma rx 580 (não é a da china) e sabendo configurar, rodo praticamente qualquer jogo, sério, vale muito a pena, ainda mais no seu caso, a rx 6600 é top dms.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

A substituição para uma GPU dedicada (aliás, você fez uma bela escolha optando pela RX 6600) trará melhorias absurdas ao seu desempenho, realmente.

Porém, como informação adicional, para melhorar o desempenho e a estabilidade do seu vídeo integrado, além do dual channel na RAM, sugiro o uso de DXVK, em conjunto com o Lossless Scaling, nos seus jogos.

A depender das configurações que você fizer, e do resultado obtido, pode conseguir dar uma sobrevida ao seu vídeo integrado, e de quebra ainda testar melhorias no desempenho geral da sua máquina que servirão inclusive para sua placa dedicada, quando finalmente comprá-la.

Além disso, o que o colega disse acima é só parcialmente verdade, sobre o nível de RAM compartilhada com a GPU não fazer diferença. Isso é verdade, mas só até certo ponto.

• Curtir 1
Postado

Só para ver uma noção, meu 5600GT pega ~30 fps em Divinity Original Sin 2 (jogo leve). Quando peguei uma RX7600 foi pra 310fps. É esse abismo de diferença que você vai sentir quando tiver uma GPU dedicada.

• Curtir 1
Postado

Cara, uma vez eu fui jogar rl com a placa integrada do xeon (o driver da Microsoft) e pegava 15 fps chorado no low, aí eu peguei uma rx 580 e ela pegou 1000 fps (sem zoar) quando eu entrei no jogo pra testar kkkkkkk. Portanto sim, faz total diferença 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Se alguém precisar de ajuda depois sobre configurações do DXVK e do Lossless Scaling, pode me mandar mensagem direta.

E agradeço pelo meu comentário solucionar. É um prazer ser útil. 

• Curtir 1
Postado

Não sei se placa de vídeo tem essas questões de marca, modelo, mas essa que aqui vale a pena? Placa de Vídeo XFX Radeon RX 6600 Speedster SWFT 210, 8GB, GDDR6, 128-bit, RX-66XL8LFDQ | Pichau
image.thumb.png.dc76ab9f99f34ed8a70aee30242213b7.png

• Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, GDinizR disse:

Não sei se placa de vídeo tem essas questões de marca, modelo, mas essa que aqui vale a pena? Placa de Vídeo XFX Radeon RX 6600 Speedster SWFT 210, 8GB, GDDR6, 128-bit, RX-66XL8LFDQ | Pichau

Existe sim diferença de qualidade entre os modelos de placa de vídeo. Eu, pra ser sincero, não sei te especificar quais tem mais qualidade e quais não tem. Mas, pelo que sei de relatos de usuários no geral, não sendo placa da Biostar, é seguro (e o preço dessa que você achou é excelente).

Sugiro a pesquisa extensiva pelos reviews da placa que te interessar (e muitos você talvez encontre no próprio site de venda).

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, GDinizR disse:

Ta bem cara essa ai. A RX 7600 tem desempenho superior em ~30% e sai por R$1400-1500 em promoções. Eu não pagaria mais de R$1100 em uma RX 6600.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!