Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Rapazeada, atualizei a BIOS da minha Gigabyte B450M DSH3 para ser compatível com o Ryzen 5 5600. Porém após a atualização as 3 fans que tenho instaladas não acendem mais o LED apesar de girarem normalmente. O que percebo é que quando ligo o PC elas acendem e em 2 ou 3 segundos se apagam, o mesmo ocorre ao desligar o PC.

São fans simples com um conector molex e um conector de 3 pinos. Uma delas é ligadas no Sys_fan e as outras duas no molex da fonte. Alguém já passou por esse ocorrido ou saiba o que pode estar acontecendo,?

Postado

Testa ligando todas as fans na fonte.

Supondo que sejam fans com LED Rainbow - não tem cabo de LED separado; pode ser que com a atualização o BIOS passou a controlar a rotação por redução de tensão e assim não tem alimentação suficiente para o LED acender.

Fora isso a única coisa que o BIOS faz é monitorar a rotação em fans de 3 pinos.

• Moderador
Postado

Caro usuário,

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

Caso o seu computador seja um modelo portátil (notebook), informar também a marca e o modelo.

Informar também o sistema operacional e a sua versão.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Estas fan estão ligadas no molex??

Postado

Minha configuração é:

2x Memória Crucial Ballistix 8GB DDR4 3000 MHz, 

-Fonte Corsair VS500, 500W, 80 Plus White 

Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H V2, 

Processador Ryzen 5 3400G 3.7 GHz 

@Mr. Caio Augusto Então inicialmente era ligado 1 na Sys_fan e outros 2 molex e sempre funcionaram todos. Agora fiz o teste do amigo acima e liguei todos no molex e segue na mesma sem acenderem.

Mas ligando na fonte só os fan, sem o resto dos cabos os led acendem normalmente 

Tá pra chegar o processador e a fonte nova, ai já vou testar com essa nova fonte se vau dar o mesmo problema.

• Moderador
Postado

Confesso que é um problema estranho.. 

A principio algum problema com a fonte, as vezes não está enviando tensão necessária, apesar que é uma fonte de qualidade.

Eu já tive problemas com essa série VS da corsair umas duas vezes, então não indico.

Não deve ter relação com a atualização da BIOS.

Esse fan não deve estar recebendo tensão necessária para acender os leds, somente rodar a fan... É A UNICA justificativa que consigo penar... pois internamente dele o circuito do FAN e LED são integrados, e o Led com capacitor para não queimar..

Você tem um multímetro? daria para testar se as entradas estão fornecendo tensão necessária

• Moderador
Postado

Só um fato que pode ajudar.

Em 2014 tive um I5 2500K e uma fonte Corsair GS 600 Gaming, funcionava uma beleza, foi só eu fazer um upgrade na máquina que começou os problemas... tive que trocar a fonte.

Atualizei para um I7 4970k + GTX780 - Uma configuração de respeito na época. Descobri que essa máquina necessitava de um modulo de gerenciamento de energia e por ser recente na época, muitas fontes não possuíam e isso causava problemas de desligamentos repentinos... Acionei a Corsair dos EUA e realmente havia esta limitação.. pedi RMA e mandaram uma CX Semi modular. Bingo problema resolvido.....

Minha dica: Entre no site do fabricante e veja se as atualizações de BIOS que você fez, implementou algum gerenciamento de energia.. pode ter algo relacionado

• Curtir 1
Postado

Aproveitando o tópico, ainda não pesquisei sobre o assunto mas no caso de ter uma controladora ela serve só pra controlar as cores daqueles fans RGS ou é possível também controlar a rotação deles?

E a controladora seria uma espécie de  extensão que conectaria na placa-mãe na sys_fan e os fan tudo conectados nela ou tem alguma outra coisa?

Postado

Controladora de LED RGB -seja ARGB (5v, 3 pinos) ou o obsoleto RGB (12v, 4 pinos) não controla nem rotação nem LED de fan com conector Molex.

Estes  fans T-TGF200-R tem rotação fixa e LED "Rainbow"  que acende em apenas uma cor (tem modelos que acendem em 6 cores); e não tem efeitos.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Existe uma maneira de eu controlar a rotação desses fans sem ser pelo molex então,como seria e o que eu deveria adquirir? Até porque eles ligado no molex pegam 12v e fazem um certo ruído. Minha B540m dsh3 não tem entrada pwm. Quanto a cores não gosto de RGB, geralmente pego fans com led branco só pra dar uma iluminação mesmo

Postado

Fan com conector Molex é fan barato e fraco, tem pouco CFM e pressão, então do ponto de vista de refrigeração não tem motivo para controlar - reduzir; a rotação deste tipo de fan, apenas irá piorar o que já é ruim. 😜 

No enteando, se quer reduzir por causa do ruído, pode fazer isso por redução de tensão, com um controlador de fan (não confunada com controladora de LED) externo, ou pelo BIOS se a placa-mãe permitir. As Gigayite permite:

Para isso os fans tem que estar conectado num conector PWM da placa-mãe, a  B450M DS3H tem dois.

• 1 x CPU fan header (CPU_FAN)

• 1 x system fan header (SYS_FAN)

Assumindo que usa air cooler tem um conector vago, se usa WC - que 5600 não precisa; não tem nenhum, nesse caso precisa de comprar um cabo adaptador PM-Molex e ligar a bomba direto na fonte parar liberar o SYS_FAN.

O SYS_FAN pode ser expandindo para até 4-5 usando um cabo splitter ou HUB PWM passivo.

Liga o cabo de 3 pinos dos fans no cabo splitter/HUB.

O BIOS deve detectar que o fan tem 3 pinos e controlar por variação de tensão, basta selecionar uma curva de fan para o SYS_FAN ou criar uma, Se não detectar selecione manualmente, em Speed Fan6, na opção "SYS_FAN1 Control Mode".

Sys-Fan-Giga.jpg

Postado

@1lokos muito obrigado, mais explicado que isso impossível. Na minha cabeça eu achava que não tinha pwm nessa placa. Eu uso air cooler sim.

Minha ideia é comprar 3 fans novas de melhor qualidade sim, só fiquei receoso de não serem compatíveis 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!