Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal Recentemente Meu Amigo me recomendou o Easy como otimizador principal para o meu Windows e eu gostei muito dele, pois liberou bastante memória e espaço no meu disco

to aqui para recomendar ele para quem curte usar otimizadores! 

Postado

@GuilhermeGB Uma pequena dúvida relacionada com o tema do tópico, uso um programinha chamado 'Wise Memory Optimizer', muitas vezes quando minha pobre máquina com 8GB em single channel não aguenta as inúmeras abas no chrome eu abro o mesmo e ele consegue "diminuir" o consumo da RAM, sei que tal coisa não existe mas noto que quando meu sistema está travando devido à falta dela e uso ele a máquina volta a ficar "lisa" (não existe liso com um i5 3470).

Vi recentemente em um artigo do Baboo que ele considera programas da Wise como bloatware, e vendo que eles têm alguma possibilidade de roubar meus dados me deixa ainda mais preocupado, na sua opinião devo desinstalá-lo ou continuar usando?

• Membro VIP
Postado
41 minutos atrás, GustavoLinha disse:

Olá Pessoal Recentemente Meu Amigo me recomendou o Easy como otimizador principal para o meu Windows e eu gostei muito dele, pois liberou bastante memória e espaço no meu disco

to aqui para recomendar ele para quem curte usar otimizadores! 

Se o otimizador de desempenho funcionou para você, meus parabéns. Se você achou que deveria compartilhar com o fórum por ter funcionado bem com você, muito obrigado por sua boa vontade e pela criação do tópico (que abre margem para uma discussão muito interessante mesmo).

Só preciso que você entenda: o "desmerecimento" não é direcionado a você, ou a sua ideia, mas ao conceito de otimizadores de desempenho em si. Porque, na grande maioria das vezes, esses otimizadores não são uma boa pedida (por conta dos prejuízos que podem causar ao seu sistema, se não forem bem escolhidos, monitorados, ou utilizados).

Estudarei o otimizador que você indicou, e se ele realmente funcionar de maneira satisfatória, volto aqui e explico como fiz os testes e que resultado tive.

Inclusive, você pode nos fazer o mesmo, explicando como usou e quais os resultados detalhados da mudança que você experimentou (e por favor, perdoe os colegas que foram um pouco mais "agressivos" na exposição do ponto de vista deles, embora eles tenham certa razão de ser nesse ponto de vista).

27 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

@GuilhermeGB Uma pequena dúvida relacionada com o tema do tópico, uso um programinha chamado 'Wise Memory Optimizer', muitas vezes quando minha pobre máquina com 8GB em single channel não aguenta as inúmeras abas no chrome eu abro o mesmo e ele consegue "diminuir" o consumo da RAM, sei que tal coisa não existe mas noto que quando meu sistema está travando devido à falta dela e uso ele a máquina volta a ficar "lisa" (não existe liso com um i5 3470).

Vi recentemente em um artigo do Baboo que ele considera programas da Wise como bloatware, e vendo que eles têm alguma possibilidade de roubar meus dados me deixa ainda mais preocupado, na sua opinião devo desinstalá-lo ou continuar usando?

Sua dúvida é pertinente. O Baboo é um profissional especializado em Windows e todas as dicas e sugestões que ele dá em relação ao sistema são sempre muito embasadas. Logo, se o Baboo disser que há problemas de segurança com determinado aplicativo que você usa, procure se livrar desse aplicativo imediatamente.

Além disso, há dicas de otimização realmente funcionais e seguras que posso te ensinar, e que me foram ensinadas pelo próprio Baboo, em alguns casos, e que podem deixar o seu sistema realmente mais responsivo, mesmo se seu hardware for um pouco mais limitado.

• Curtir 1
Postado

@RonaldoXbox eu não conheço esse programa, mas provavelmente o que ele faz é ficar fechando processos "menos importantes" em segundo plano para liberar mais RAM, em alguns casos pode até inferir no funcionamento de outros programas. O ideal não é você precisar "esvaziar" a RAM, é você ter RAM sobrando pra rodar tudo que precisa. Mas a questão nem é o que nenhuma empresa coloca um programa grátis na internet pra ficar no prejuízo, eles precisam ganhar alguma coisa com aquilo, seja te enchendo de anúncios, coletando seus dados para vender para anunciantes, isso quando não roubam dados mais sensíveis.

Não sei se você chegou a viver os tempos antigos da internet onde, se você não tomasse cuidado, qualquer coisa que você instalasse no seu PC corria o risco de trazer mais uns 10 bloatwares junto. Era comum você pegar um computador onde uma pessoa mais leiga usava e encontrar o navegador desse jeito:

02-screenshot-toolbar-overload-min.jpg?w

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@RonaldoXbox Não sei se você chegou a viver os tempos antigos da internet onde, se você não tomasse cuidado, qualquer coisa que você instalasse no seu PC corria o risco de trazer mais uns 10 bloatwares junto. Era comum você pegar um computador onde uma pessoa mais leiga usava e encontrar o navegador desse jeito:

Minha nossa...

Postado
25 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@RonaldoXbox eu não conheço esse programa, mas provavelmente o que ele faz é ficar fechando processos "menos importantes" em segundo plano para liberar mais RAM, em alguns casos pode até inferir no funcionamento de outros programas. O ideal não é você precisar "esvaziar" a RAM, é você ter RAM sobrando pra rodar tudo que precisa. Mas a questão nem é o que nenhuma empresa coloca um programa grátis na internet pra ficar no prejuízo, eles precisam ganhar alguma coisa com aquilo, seja te enchendo de anúncios, coletando seus dados para vender para anunciantes, isso quando não roubam dados mais sensíveis.

Não sei se você chegou a viver os tempos antigos da internet onde, se você não tomasse cuidado, qualquer coisa que você instalasse no seu PC corria o risco de trazer mais uns 10 bloatwares junto. Era comum você pegar um computador onde uma pessoa mais leiga usava e encontrar o navegador desse jeito:

O de meu Pai,. rss e não adiantava dizer nada...ele continuava instalando programas desconhecidos

56 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Se o problema é no Chrome teste o Edge.. ele tem nativamente uma funcionalidade que avalia o uso de memória e bota pra dormir as abas não utilizadas...

Postado
1 hora atrás, Gabriel U disse:

Sua dúvida é pertinente. O Baboo é um profissional especializado em Windows e todas as dicas e sugestões que ele dá em relação ao sistema são sempre muito embasadas. Logo, se o Baboo disser que há problemas de segurança com determinado aplicativo que você usa, procure se livrar desse aplicativo imediatamente.

Pensei o mesmo, não é qualquer um que têm a especialização e conhecimento dele, e a própria "Micosoft" não iria premiá-lo como MVP sem razão.

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Mas a questão nem é o que nenhuma empresa coloca um programa grátis na internet pra ficar no prejuízo, eles precisam ganhar alguma coisa com aquilo, seja te enchendo de anúncios, coletando seus dados para vender para anunciantes, isso quando não roubam dados mais sensíveis.

Pior que este programa específico não trouxe anúncios, mas por prevenção já mandei de arrasta. 

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Minha cabeça travou só de olhar pra essa imagem, como os tempos mudaram kkkkk.

1 hora atrás, bngomes disse:

O de meu Pai,. rss e não adiantava dizer nada...ele continuava instalando programas desconhecidos

Tenho uma conhecida que tinha um  notebook da ASUS ultra básico (algum i3 de 2a com HDD para piorar) que demora meia hora pra abrir o navegador, a coitada ainda baixava tudo que desse pra baixar, lembro que ao passar o Avast uma vez detectou uns 50 malwares diferentes.

Ela acabou se cansando do coitado e me repassou quase de graça, vou ver se aproveito o HDD de 500GB com uma case e talvez o restante da máquina para fazer testes.

1 hora atrás, bngomes disse:

Se o problema é no Chrome teste o Edge.. ele tem nativamente uma funcionalidade que avalia o uso de memória e bota pra dormir as abas não utilizadas...

Já utilizei ele por um tempo, a falta das extensões e a UI dele me fizeram voltar ao Chrome. Quero me desvincular dele por causa de N motivos (maioria de privacidade) e migrar para o Firefox, mas tenho de achar o tempo para pôr tudo de importante em um no outro, me adaptar ao visual dele e a falta das extensões.

Vou realizar um teste e já já volto para comparar uso de RAM.

@bngomes Resultados curiosos, reiniciei a máquina e abri 100 abas em cada um dos navegadores e o Edge consumiu muito mais RAM, mesmo sendo abas "vazias" e não usando extensão alguma nele, já o Chrome apresentou um uso muito menor e o mesmo aconteceu no uso do processador.

Acabei perdendo o print do Chrome mas tenho o do edge.

image.png.7d716c29be3253a1e7b1a1209752a42c.png

Para compensar tirei um print agora, só que as há quase 230 abertas com bastante coisa, e umas 20 extensões ativadas. 

Ah, o resultado das 100 abas vazias no Chrome foi de menos de 1GB, 900-800MB em média.

image.png.141cabe0b971ff2ca87667b40f15f928.png

Será que o edge realmente é mais eficiente?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Já utilizei ele por um tempo, a falta das extensões e a UI dele me fizeram voltar ao Chrome

Qualquer extensão do chrome é compatível com o edge...

Veja essa opção...

Captura de tela 2024-07-23 130215.png

• Membro VIP
Postado
Em 23/07/2024 às 11:44, RonaldoXbox disse:

Tenho uma conhecida que tinha um  notebook da ASUS ultra básico (algum i3 de 2a com HDD para piorar) que demora meia hora pra abrir o navegador, a coitada ainda baixava tudo que desse pra baixar, lembro que ao passar o Avast uma vez detectou uns 50 malwares diferentes.

Minha sugestão é reinstalar o Windows 10 do absoluto zero (apagando todas as partições do HD e recriando na instalação do sistema), fazer ajustes nos serviços e recursos do sistema (desligando os inúteis), atualizar via Windows Update (e depois pausando ele por algumas semanas), e depois instalar aplicativos essenciais para remover debloats, desfragmentar o disco rígido e atualizar manualmente os principais drivers da máquina.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...