Ir ao conteúdo

placa-mãe ASRock A520M-HVS não reconhece SSD/HD

Ir à solução Resolvido por ruanphilipe,

Posts recomendados

Postado

Olá, eu tinha uma A320M-HDV da ASRock que recentemente deu problema, comprei uma outra, a A520M, porém não formatei o SSD e agora a placa não reconhece NVMe/SSD e nem HD, eu tento bootar para formatar por pendrive e o pc trava na parte da ASRock e sem o pendrive do boot ela vai direto pra BIOS, dps de tentar de tudo, restaurei o SSD, mas ainda sim não foi, queria saber se vocês sabem de algo que possa ser. (já atualizei a BIOS e está na última versão) eu tenho que formatar o SSD? e como eu faria isso

Postado

@lionlucas então, eu já procurei esse modelo com o erro mas não acho nada, tudo que já olhei não deu, eu coloquei o SSD no notebook do meu primo e funcionou perfeitamente... ACHO que não é a placa, mas se for 🥲

Postado

Cheguei a conclusão (não sei se certa) de que pelo motivo de eu não ter formatado o SSD com o windows a placa não reconheceu ele, e por não ter reconhecido minha placa de vídeo eu imagino que seja algo com drivers.

então minha dúvida é: para eu formatar o SSD e conectar ele na placa pra ela reconhecer, eu devo instalar ele num pc aqui qualquer e instalar o windows nele? (pelo processo de pendrive) ou é de outra maneira que eu desconheço, se der errado provavelmente eu devo devolver a placa 

IMG-20240723-WA0008.jpeg

Postado

@ruanphilipe desative o modo CSM da placa-mãe, provavelmente esse seja o motivo dela não estar reconhecendo seu SSD. Seu Windows deve estar instalado com padrão de boot UEFI, então em modo CSM a placa-mãe não verá o SSD como disco bootável.

OBS: Ultima opção aí na sua foto "CSM (Compatibility Support Module)", precisa desativar.

Postado

Não aparece, sim todos estão (já tentei um por um) 

é um 

Athlon 3000G 

placa-mãe A520M-HVS

16x2 Glowy (32gb)

1 NVMe XRAYDISK 4X4 2T

1 SSD SATA 256 PICHAU 

1 HD TOSHIBA 

e um RX580 (mas ela não dá vídeo ai tô usando a integrada) 

Fonte mancer 500w

@GuilhermeGB e também se eu tento formatar ele pelo pendrive, ela não vai pra BIOS, mas trava exatamente aqui, já atualizei a BIOS pra última versão e não mudou absolutamente nada

IMG-20240724-WA0001.jpg

• J.Augusto F alterou o título para placa-mãe ASRock A520M-HVS não reconhece SSD/HD
Postado

@ruanphilipe sim. Primeiramente você precisa ter o pendrive de boot configurado para instalar no modo UEFI. Essa última foto que você mandou, repare no canto da tela diz para apertar F11 para acessar o menu de boot, através dele você vai selecionar seu pendrive para começar o processo de instalação do Windows.

Postado

@ruanphilipe o ideal é que ele seja formatado para receber a instalação do Windows. A própria ferramenta de instalação do Windows pode formatar, mas é bom você fazer um backup antes, caso tenha alguma coisa importante dentro. Terá que acessa-lo através de outro PC, ou através de algum Linux live instalado no pendrive.

Postado

@GuilhermeGB eu coloquei aqui pra formatar, dei boot com o pendrive e tá uma tela preta, tô esperando pra ver se muda algo

simplesmente fica na tela preta (também n aparece o HD e o SATA pra bootar) e também já troquei os cabos, vou resetar a BIOS e ver se vai

Postado

@GuilhermeGB sim, só está o HD e o SSD SATA, vou ver se consigo formatar em outro pc o SATA, porque eu não fiz isso com ele e só troquei a placa-mãe, e como não consigo nem ir pra parte de instalação do Windows pra formatar, talvez de algum erro será?

Postado

@ruanphilipe na sua placa anterior existia o suporte para SSD NVMe no Athlon.

Mas fica mais uma lição, você teve problema com ASRock, aí foi lá e comprou ASRock de novo. Eu não gosto de recomendar placas AM4 da ASRock por causa de muitos problemas de compatibilidade que ocorrem nelas. Mas não dá pra dizer com certeza que seu problema atual está sendo mesmo a placa-mãe, só descobriria testando uma outra placa-mãe no lugar.

Postado

pior que a placa durou até que bastante tempo e estragou depois de eu fazer uma limpeza nela, provavelmente tenha sido eu o culpado eu vou tentar resolver, se não der eu devolvo a placa-mãe 

• 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...