Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 1600 pega na biostar racing b550gtq?? Preciso dessa resposta rápido


Ir à solução Resolvido por RonaldoXbox,

Posts recomendados

agora, RonaldoXbox disse:

Estranho, têm certeza que a placa tinha esse chipset?

As A520 também só dão vídeo com um processador Ryzen 3000 ou superior, só os chipsets mais antigo como B450 e B350 (não existe mais nova no mercado) funcionam com essas CPUs mais antigas.

@RonaldoXbox Sim, eu mesmo fiz a instalação, a placa-mãe é a520 aorus elite, o processador é Ryzen pro 1600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tens certeza que é este processador?

A empresa que produziu a placa e continuamente cria atualizações para a BIOS diz que processadores mais antigos que os Ryzen 3000 não devem ser suportados.

Referência

Será que em teoria não deveria suportar, mas por algum erro (ou sorte) ele funciona?

Talvez esse seu processador seja um outro, só que "mascarado", de onde comprou ele? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox

7 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Amigo, tens certeza que é este processador?

A empresa que produziu a placa e continuamente cria atualizações para a BIOS diz que processadores mais antigos que os Ryzen 3000 não devem ser suportados.

Referência

Será que em teoria não deveria suportar, mas por algum erro (ou sorte) ele funciona?

Talvez esse seu processador seja um outro, só que "mascarado", de onde comprou ele? 

@Crixus Champion

14 minutos atrás, Crixus Champion disse:

 

 

Comprei do aliexpress, quem dera fosse mascarado, e sim, pegou na a520 aorus elite certinho, fiz teste de benchmark e tudo mais, abri o cpu z e tava la

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Caue teixeira disse:

Comprei do aliexpress

Vai que os chineses tenham trocado a IHS e o chip, a criatividade deles nunca acaba 🤣. Já vi golpe de GPU e SSD, agora, processador, nem sei se algo nesse nível é possível.

Você por acaso chegou a tirar print do CPU Z, ou dos benchmarks sintéticos?

 

Estou encucado, @Crixus Champion você têm alguma ideia de como isso foi possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Vai que os chineses tenham trocado a IHS e o chip, a criatividade deles nunca acaba 🤣. Já vi golpe de GPU e SSD, agora, processador, nem sei se algo nesse nível é possível.

Você por acaso chegou a tirar print do CPU Z, ou dos benchmarks sintéticos?

 

Estou encucado, @Crixus Champion você têm alguma ideia de como isso foi possível?

Acho que não tenho, no maximo uma foto do msi afterbuner

@RonaldoXbox n tem porque eu mentie

IMG-20240718-WA0122.jpg

https://www.techpowerup.com/cpu-specs/Ryzen-5-pro-1600.c1916

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

 

Estou encucado, @Crixus Champion você têm alguma ideia de como isso foi possível?

 

Se fosse o contrário, uma situação em que alguma placa-mãe de marca chinesa desse suporte fora da regra, eu entenderia. Mas é estranho que a Gigabyte tenha dado suporte e não informado oficialmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Crixus Champion disse:

 

Se fosse o contrário, uma situação em que alguma placa-mãe de marca chinesa desse suporte fora da regra, eu entenderia. Mas é estranho que a Gigabyte tenha dado suporte e não informado oficialmente. 

@Crixus Champion Exato, por funcionar na a520  eu pensei q funcionaria na b550 e aparentemente n funciona, vou testar amanha se conseguir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Caue teixeira disse:

@Crixus Champion Exato, por funcionar na a520  eu pensei q funcionaria na b550 e aparentemente n funciona, vou testar amanha se conseguir


Como dito, as A520 e B550 não deviam suportar as 2 primeiras gerações de Ryzen. Oficialmente não suportam. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Crixus Champion disse:


Como dito, as A520 e B550 não deviam suportar as 2 primeiras gerações de Ryzen. Oficialmente não suportam. 

@Crixus Champion que estranho kkkk a aorus elite suportou, n acho q eles colocariam um Ryzen 3500 numa carcaça de Ryzen pro 1600

@Crixus Champion @Crixus Champion @RonaldoXbox a plaxa mae aqui

15 minutos atrás, Crixus Champion disse:


Como dito, as A520 e B550 não deviam suportar as 2 primeiras gerações de Ryzen. Oficialmente não suportam. 

@Crixus ChampionChampion a placa-mãe aqui

Ih, vacilei, era da tuf e n aorus elite

IMG-20240724-WA0087.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Mesmo assim, ainda continua tendo o mesmo chipset, A520.

@Crixus Champion Pesquisei o ocorrido e encontrei alguns dados interessantes. O suporte não é garantido pelas empresas, mas ocasionalmente pode sim existir em certos modelos específicos, ou se for sortudo.

 

Citação de um tópico do Adrenaline:

Citação

"O suporte aos modelos Ryzen 1000 e 2000 não é oficial, mas pode existir em algumas placas A520"

 

Citação de um colega aqui do CDH:

Em 24/02/2024 às 20:50, Pedro Vinicius G. C. disse:

@Neto Placido bom, algumas placas b550 funcionam com ryzens 1000, 2000 , 2000g e 3000G, mas não possuem suporte oficial

 

Um vídeo no YT.

 

E o seguinte tópico no reddit.

Todos demonstram esta anomalia.

 

A título de curiosidade, me parece que a razão pela qual os chipsets mais novos não suportam os Ryzen mais antigos se deve ao tamanho da BIOS, pelo menos foi isto que interpretei deste tópico.

Uma "fotinho" explicativa por parte da AMD, em relação ao soquete AM4.

image.png.3f12f93f8610a5ea9f21df080cfe6e85.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caue teixeira

Entendi. Mas a situação continua a mesma, oficialmente nenhum processador das 2 primeiras gerações de Ryzen está listado no suporte oficial dessa placa-mãe, como pode ver aqui LINK


Se funcionou, é algo extraoficial, não sendo garantido que outros processadores Ryzen das 2 primeiras gerações também funcionarão, assim como não é garantido que seu 1600 funcionará na B550 Biostar. 
Não posso afirmar nada sem testes.

 

Você está pagando quanto nessa B550?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Mesmo assim, ainda continua tendo o mesmo chipset, A520.

@Crixus Champion Pesquisei o ocorrido e encontrei alguns dados interessantes. O suporte não é garantido pelas empresas, mas ocasionalmente pode sim existir em certos modelos específicos, ou se for sortudo.

 

Citação de um tópico do Adrenaline:

 

Citação de um colega aqui do CDH:

 

Um vídeo no YT.

 

E o seguinte tópico no reddit.

Todos demonstram esta anomalia.

 

A título de curiosidade, me parece que a razão pela qual os chipsets mais novos não suportam os Ryzen mais antigos se deve ao tamanho da BIOS, pelo menos foi isto que interpretei deste tópico.

Uma "fotinho" explicativa por parte da AMD, em relação ao soquete AM4.

image.png.3f12f93f8610a5ea9f21df080cfe6e85.png

 

 

A informação de que os chipsets mais novos não suportam os processadores mais antigos por causa do tamanho limite da BIOS é bastante comentada aqui e acolá.
Mas não sabia que tinha pessoas conseguindo suporte a processadores mais antigos com chipsets mais novos. Como é extraoficial, não dá para afirmar que será possível com todas placas mãe e processadores.

Esses dias me surpreendi com as X570, demorei a saber que elas nunca perderam o suporte oficial à segunda geração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion

14 horas atrás, Crixus Champion disse:

 

 

A informação de que os chipsets mais novos não suportam os processadores mais antigos por causa do tamanho limite da BIOS é bastante comentada aqui e acolá.
Mas não sabia que tinha pessoas conseguindo suporte a processadores mais antigos com chipsets mais novos. Como é extraoficial, não dá para afirmar que será possível com todas placas mãe e processadores.

Esses dias me surpreendi com as X570, demorei a saber que elas nunca perderam o suporte oficial à segunda geração.

@Crixus Champion @RonaldoXbox meus manos, Ryzen 5 pro 1600 pegou na b550 😄

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!