Ir ao conteúdo

memória RAM compartilhada com a gpu

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Estou tendo uns problemas de falta de memória, por exemplo quando estou com um jogo aberto meu Google Chrome fecha as abas alegando memória insuficiente ou o jogo fecha também alegando o mesmo problema, eu tenho 16gb de memória RAM e sempre que dá esse erro a memória está sendo utilizada em torno de 50 a 60% de memória, então fui investigar e descobrir que existe uma memória da gpu compartilhada, 8gb para ser exato, eu quero saber se isso é a causa do meu problema? E se for como eu tiro os 8gb de memória compartilhada?

P.S tenho uma rx6600m de 8gb e um Ryzen 5 3600 em uma b450m-gaming

• Lokyuss alterou o título para memória RAM compartilhada com a gpu
Postado

O Windows permite que até 50% da sua RAM possa ser acessada pela placa de vídeo, mas isso somente se ela já tiver utilizado toda a sua memória de vídeo, por isso aparece lá no gerenciador de tarefas uma tal de "memória compartilhada". No meu PC também aparece isso (esse é um print antigo que eu tenho guardado)

Screenshot_26.png.6fb0462ad4f537115f1f8aa733956098.png

Quando você tem vídeo integrado, você pode ir na BIOS e reservar uma parte da sua memória RAM exclusivamente para o gráfico integrado, e depois disso essa parte reservada fica indisponível para você utilizar como memória RAM. No seu caso, o Ryzen 5 3600 não tem vídeo integrado, então isso não seria possível. Então seu problema não parece ter nenhuma relação com isso.

Qual é modelo do(s) seu(s) módulo(s) de memória RAM?

Postado
7 minutos atrás, Eder Neumann disse:

é na BIOS que mexe nisso ai.

Eu fui na BIOS e não encontrei nada relacionado, eu não tenho placa de vídeo integrado.

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O Windows permite que até 50% da sua RAM possa ser acessada pela placa de vídeo, mas isso somente se ela já tiver utilizado toda a sua memória de vídeo, por isso aparece lá no gerenciador de tarefas uma tal de "memória compartilhada". No meu PC também aparece isso (esse é um print antigo que eu tenho guardado)

Screenshot_26.png.6fb0462ad4f537115f1f8aa733956098.png

Quando você tem vídeo integrado, você pode ir na BIOS e reservar uma parte da sua memória RAM exclusivamente para o gráfico integrado, e depois disso essa parte reservada fica indisponível para você utilizar como memória RAM. No seu caso, o Ryzen 5 3600 não tem vídeo integrado, então isso não seria possível. Então seu problema não parece ter nenhuma relação com isso.

Qual é modelo do(s) seu(s) módulo(s) de memória RAM?

eu tenho uma da patriot e uma da corsair, não são de tão boa qualidade eu já coloquei memórias novas nos meus planos de upgrade.

Postado

@GuilhermeGB cara assim quando eu comprei o meu pc veio so com uma de 8gb, que era da patriot, e eu queria aumentar e vi que a velocidade era de 2133 eu achei ate estranho mas vi no gerenciador de tarefas e na BIOS, pesquisei uma de 2133 tambem  e so achei da corsair, comprei e coloquei no pc, quando peguei a memória da patriot tinha uma etiqueta na memória dizendo que era 3000 MHz, não entendi mas as 2 funcionou certinho, ligou deu Vídeo e tudo e to usando assim a mais de 2 anos, e sim uso xmp de 3000m MHz. você acha que pode ser isso o problema? porque eu uso assim a mais de 2 anos e nunca tive esse problema veio a acontecer agora

• Solução
Postado

@Lokyuss 3000MHz é via XMP, mas o perfil XMP é ajustado para aquele modelo de memória especificamente, nem sempre funcionará direito em memórias de modelos diferentes. Mas pelo jeito para você estava funcionando bem, pelo menos até agora. Sugiro você desativar o XMP e ver se continua com o mesmo problema.

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Lokyuss 3000MHz é via XMP, mas o perfil XMP é ajustado para aquele modelo de memória especificamente, nem sempre funcionará direito em memórias de modelos diferentes. Mas pelo jeito para você estava funcionando bem, pelo menos até agora. Sugiro você desativar o XMP e ver se continua com o mesmo problema.

fiz isso, vou ver se continua, obrigado pelo suporte. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...