Ir ao conteúdo

desligar, hibernar ou suspender o pc?

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Postado

fala pessoa, bom dia. 

vi recentemente uma postagem no reddit falando sobre a questão de desligar, hibernar e suspender. nesse post, um dos usuários respondeu a seguinte resposta "O que estraga componentes é a dilatação térmica. Se teu pc ta quentinho em temperatura de operação e desliga ele, ele vai refrigerar e contrair as peças, faz isso todo dia e tu ta dilatando e contraindo teu PC 365 vezes. Uma hora aparece uma trinca ou algum defeito" 

estou em duvida, pois sempre retirei meu pc da tomada após o uso por medo de que venha a danificar com quedas de energia. 

pertinente a questão do dilatamento térmico, é necessário deixar o pc sempre ligado? se sim, é recomendável deixa-lo em modo de hibernação ou suspenção? 

desde já agradeço. 

Postado

que nóia. talvez a teoria tenha algum fundamento, mas na prática é ridículo. deixar o pc ligado 24/7 estraga mais fácil do que desligando da tomada. trincar componente eletrônico por dilatação? os componentes foram feitos pensando nisso.

• Curtir 1
Postado
31 minutos atrás, NANDOfluis disse:

"O que estraga componentes é a dilatação térmica. Se teu pc ta quentinho em temperatura de operação e desliga ele, ele vai refrigerar e contrair as peças, faz isso todo dia e tu ta dilatando e contraindo teu PC 365 vezes. Uma hora aparece uma trinca ou algum defeito" 

Não parece estar errado, mas acredito que as chances práticas de isso ocorrer são quase que nulas, hardware atualmente é muito resistente (muitos processadores modernos operam em até 90-100ºC sem thermal throttling) eu pelo menos nunca vi um relato aqui ou na gringa sobre um problema gerado por essa tal "dilatação". 

Dependendo de suas configurações a diferença de temperatura deles com a do ambiente dificilmente vai lá muito grande, por exemplo, meu simples i5 3470 fica em ~40ºC em idle enquanto onde moro está ~25ºC.

Não entendo muito sobre isso, @1lokos acredita que isso tenha algum embasamento na prática?

34 minutos atrás, NANDOfluis disse:

estou em duvida, pois sempre retirei meu pc da tomada após o uso por medo de que venha a danificar com quedas de energia. 

Acredito que seja desnecessário, instabilidade na rede elétrica só poderá trazer danos à máquina ao estar operando (ligada), quase toda semana têm um pico ou outro aqui e nunca tive dores de cabeça, mas uso filtro de linha - fica a dica, caso não tenha compre um iClamper.

Lembro de ter visto um vídeo que abordava este assunto, só não sei qual parte dele que o cara estava falando fatos ou "abobrinhas", caso tenha interesse, abaixo.

Postado
29 minutos atrás, lionlucas disse:

que nóia. talvez a teoria tenha algum fundamento, mas na prática é ridículo. deixar o pc ligado 24/7 estraga mais fácil do que desligando da tomada. trincar componente eletrônico por dilatação? os componentes foram feitos pensando nisso.

também pensei nisso. recentemente eu vendi meu antigo pc que tinha já faz 5 anos. sempre desliguei ele. mas atualmente estou com hardware novo e fiquei em duvida após ver este post. 

9 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Não parece estar errado, mas acredito que as chances práticas de isso ocorrer são quase que nulas, hardware atualmente é muito resistente (muitos processadores modernos operam em até 90-100ºC sem thermal throttling) eu pelo menos nunca vi um relato aqui ou na gringa sobre um problema gerado por essa tal "dilatação". 

Dependendo de suas configurações a diferença de temperatura deles com a do ambiente dificilmente vai lá muito grande, por exemplo, meu simples i5 3470 fica em ~40ºC em idle enquanto onde moro está ~25ºC.

Não entendo muito sobre isso, @1lokos acredita que isso tenha algum embasamento na prática?

Acredito que seja desnecessário, instabilidade na rede elétrica só poderá trazer danos à máquina ao estar operando (ligada), quase toda semana têm um pico ou outro aqui e nunca tive dores de cabeça, mas uso filtro de linha - fica a dica, caso não tenha compre um iClamper.

Lembro de ter visto um vídeo que abordava este assunto, só não sei qual parte dele que o cara estava falando fatos ou "abobrinhas", caso tenha interesse, abaixo.

eu cheguei a assistir esse vídeo já. ele não deixa claro o que é benéfico e o que não é. eu possuo um iclamper energia 5. aqui acontece umas quedas de energia, mas não tem sido recorrente. uma hora ou outra, principalmente durante chuvas fortes. 

• Curtir 1
Postado

Desligar é muito bom.
Desligar o computador ajuda a reiniciar todos os processos com memória limpa, é necesário quando para atualizações do Windows ou para quando quero fazer dualboot. ONde eu moro é comum ter oscilação de energia e, as vezes, queda. Como eu não tenho no break eu sempre me preparo para desligar.

A sorte em ter pego os melhores chips da linha de montagem faz mais diferença que isso. Se eu der o azar de ter um componente com silício mais frágil, daqui uns anos comprarei apenas esse componente.

O pior de tudo é que para manter o computador quente, você vai gastar mais energia, algo que vai sair bem caro aqui no Brasil.

• Curtir 1
Postado

É bom calcular o quanto de energia vai gastar à toa por não desligar o PC. Não vejo problema nenhum em desligar. Na empresa existem vários computadores ligados 24h, mas também é refrigerado 24h...

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Tseva disse:

Desligar o computador ajuda a reiniciar todos os processos com memória limpa, ...

O ícone DESLIGAR do Windows não desliga o computador, mas coloca num estado de hibernação hibrida para permitir o carregamento rápido do Windows.

Para realmente desligar, precisa Segurar Shift e clicar no ícone desligar, ou desabilitar o "carregamento rápido" nas configurações de energia. Ou - obvio; desconectar

da tomada ou desligar filtro de linha.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

O ícone DESLIGAR do Windows não desliga o computador, mas coloca num estado de hibernação hibrida para permitir o carregamento rápido do Windows.

Para realmente desligar, precisa Segurar Shift e clicar no ícone desligar, ou desabilitar o "carregamento rápido" nas configurações de energia. Ou - obvio; desconectar

da tomada ou desligar filtro de linha.

essa opção de inicialização rápida já está desativada. 

3 horas atrás, Diogo Morais disse:

É bom calcular o quanto de energia vai gastar à toa por não desligar o PC. Não vejo problema nenhum em desligar. Na empresa existem vários computadores ligados 24h, mas também é refrigerado 24h...

meu problema não é nem quanto ai gastar, porque no modo suspenção o pc não deve usar praticamente nada.  tenho duvidas em como prosseguir... se devo desligar completamente e retira-lo da tomada, ou deixa-lo em modo de hibernação/suspenção etc

6 horas atrás, Tseva disse:

Desligar é muito bom.
Desligar o computador ajuda a reiniciar todos os processos com memória limpa, é necesário quando para atualizações do Windows ou para quando quero fazer dualboot. ONde eu moro é comum ter oscilação de energia e, as vezes, queda. Como eu não tenho no break eu sempre me preparo para desligar.

A sorte em ter pego os melhores chips da linha de montagem faz mais diferença que isso. Se eu der o azar de ter um componente com silício mais frágil, daqui uns anos comprarei apenas esse componente.

O pior de tudo é que para manter o computador quente, você vai gastar mais energia, algo que vai sair bem caro aqui no Brasil.

sim, também vejo desta maneira. mas enfim, agradeço por ter respondido. vou continuar desligando o pc normalmente. você tem costume de tira-lo da tomada? eu tenho filtro de linha da clamper, mas não sei se realmente funciona, visto que na minha casa não tem aterramento, contudo as quedas de energia são difíceis de ocorrer. 

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Não jogue energia fora deixando a máquina ligada sempre. O impacto na durabilidade será ínfimo. As coisas foram feitas para serem ligadas e desligadas. 😅 Se for desligar, hibernar ou suspender é sua escolha. Cada um tem suas características.

O Windows não mostra mais a opção "Hibernar" no menu iniciar faz tempo, pois meio que perdeu o sentido com a inicialização rápida (ao desligar, hiberna o kernel -- programas do espaço de usuário são finalizados) e suspensão híbrida (suspende e hiberna ao mesmo tempo -- habilitado por padrão em desktops, não em notebooks).

A minha política é a seguinte:

• Quando ficarei poucas horas sem usar, suspendo. Em desktops, corresponde à suspensão híbrida. Mesmo que falte luz no meio, ao ligar novamente, tudo que estava em execução será retomado, inclusive aplicativos com dados não salvos.
  • Quando ficarei mais tempo sem usar (como no fim do dia), desligo.

Não tenho o hábito de tirar da tomada pois aqui nunca perdi nada por descargas elétricas. Conheço gente, porém, em regiões em que o risco de descargas perigosas é maior; pessoal que já perdeu vários equipamentos por causa disso. Daí você tem que defender de tudo que é jeito, tirando da tomada, usando protetor contra surtos, centelhador a gás, vela de sete dias, etc.

• Curtir 4
Postado
1 hora atrás, NANDOfluis disse:

... tem costume de tira-lo da tomada? 

Por muitos anos sempre desliguei o PC da tomada sempre que parava de usar e desconectava o cabo da Internet porque aqui na cidade é comum a ocorrência de raios* e já vi casos dos PC da rua inteira serem danificados. De vez em quando tinha que trocar o cabo de rede do modem porque o conecta - desconecta acabava quebrando a trava.

* Já tomei choque moderado porque estava com o ombro encostado na parede perto de uma tomada quando caiu um raio perto.

Numa ocasião um galho de árvore caiu sobre a rede elétrica aqui da rua dando curto, o PC estava ligado e a fonte se foi, e pouco tempo depois a GPU - suponho que relacionado.

Se não se importa com o carregamento rápido do Windows, desligue apertando Shift e desligue ou desconecte o filtro de linha. Mas para proteger de raios em época de chuva tem que desconectar também o cabo de rede entre o PC e o model ADSL.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
14 horas atrás, 1lokos disse:

Por muitos anos sempre desliguei o PC da tomada sempre que parava de usar e desconectava o cabo da Internet porque aqui na cidade é comum a ocorrência de raios* e já vi casos dos PC da rua inteira serem danificados. De vez em quando tinha que trocar o cabo de rede do modem porque o conecta - desconecta acabava quebrando a trava.

* Já tomei choque moderado porque estava com o ombro encostado na parede perto de uma tomada quando caiu um raio perto.

Numa ocasião um galho de árvore caiu sobre a rede elétrica aqui da rua dando curto, o PC estava ligado e a fonte se foi, e pouco tempo depois a GPU - suponho que relacionado.

Se não se importa com o carregamento rápido do Windows, desligue apertando Shift e desligue ou desconecte o filtro de linha. Mas para proteger de raios em época de chuva tem que desconectar também o cabo de rede entre o PC e o model ADSL.       

entendi. queda de energia é *****. quando vi esse "tópico" eu fiquei em duvida, porque eu sempre desliguei meu pc e inclusive eu tirava ele da tomada. vendi esse pc esses dias. mas obrigado por responder. 

• 2 meses depois...
Postado
Em 28/07/2024 às 16:11, Diogo Morais disse:

Importante usar DPS e/ou um protetor da Clamper. Meu PC está em uma régua do Clamper e eu desligo o botão quando não estou mais usando. Ligo ele e o PS5 nessa régua.

Também  estou usando uma régua da clamper energia 5. meu conector é três pinos, mas minha casa não tem aterramento. contudo, a clamper diz que protege mesmo assim...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!