Ir ao conteúdo

Fonte XPG Core Reactor 650W é boa para Ryzen 7 5700X3D e GeForce RTX 4060?

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

• Moderador
Postado

@Ernesto Aragão Essa fonte é excelente na verdade. Pegue a primeira, porque também tem a Core Reactor II que não é tão boa quanto.

29 minutos atrás, Ernesto Aragão disse:

RTX 4060

Se possível eu pegaria uma placa de vídeo mais potente, ou com pelo menos mais VRAM. Até porque 650W é overkill pra uma 4060.

• Batata Defumada alterou o título para Fonte XPG Core Reactor 650W é boa?
Postado
54 minutos atrás, Ernesto Aragão disse:

Estou montando um pc pra um amigo e gostaria de saber se a Core Reactor de 650W é boa.

Excelente fonte, mas é melhor passar essa grana que iria investir nela para o restante da máquina, uma boa fonte como a Galax Omega provavelmente será mais que suficiente.

Quanto seu amigo pode gastar no desktop?

E de uso, ele têm algum específico em mente?

Se for jogos, quais? Saber a resolução que pretende rodá-los também ajuda.

Postado
1 hora atrás, Ernesto Aragão disse:

Estou montando um pc pra um amigo e gostaria de saber se a Core Reactor de 650W é boa.

Em tese até é, mas não dê dinheiro para fontes da XPG, não dá mais para confiar depois das gafes deles. Pegue a Gamemax GX650 no lugar.

1 hora atrás, Ernesto Aragão disse:

A config é:
R7 5700X3D

RTX 4060

B550M PRO-VDH WIFI

Troque a placa de vídeo pela 3070. Mesmo preço, consideravelmente mais desempenho.

• guilherme_dr alterou o título para Fonte XPG Core Reactor 650W é boa para Ryzen 7 5700X3D e GeForce RTX 4060?
Postado
15 horas atrás, Batata Defumada disse:

Se possível eu pegaria uma placa de vídeo mais potente, ou com pelo menos mais VRAM. Até porque 650W é overkill pra uma 4060.

Era uma das coisas que eu ia mudar, pegar uma mais potente.

15 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Quanto seu amigo pode gastar no desktop?

E de uso, ele têm algum específico em mente?

Se for jogos, quais? Saber a resolução que pretende rodá-los também ajuda.

Cara, não sei um limite exato, mas não é pouco kkk

Ele joga vários jogos, mas principalmente jogos competitivos

14 horas atrás, Imakuni disse:

Em tese até é, mas não dê dinheiro para fontes da XPG, não dá mais para confiar depois das gafes deles.

Eu soube disso, por isso perguntei também, saber se essa ai é de boa.

15 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Excelente fonte, mas é melhor passar essa grana que iria investir nela para o restante da máquina, uma boa fonte como a Galax Omega provavelmente será mais que suficiente.

Creio que uma 4070 seja muito e as 3070 que achei estão com um preço muito acima. Será que colocando uma 4060 TI com essa Fonte Galax Omega dá certo?

Postado
15 minutos atrás, Ernesto Aragão disse:

Não interessa se esse modelo que você listou é bom ou não, os outros que foram decretados ruins também eram... até que foram alterados os componentes. Tem cerrteza que quer confiar que a sua fonte não vai ser uma delas?

16 minutos atrás, Ernesto Aragão disse:

Creio que uma 4070 seja muito e as 3070 que achei estão com um preço muito acima. Será que colocando uma 4060 TI com essa Fonte Galax Omega dá certo?

Por isso que a gente perguntou do tamanho do bolso, para guiar a compra. Diga quanto está disposto a gastar e a gente recomenda algo apropriado.

• Moderador
Postado
28 minutos atrás, Ernesto Aragão disse:

Até onde sabemos somente a XPG Pylon 650W sofreu a famigerada alteração (pra pior) no projeto. Ela nunca foi boa pra começo de conversa, ficou ainda pior, embora também não dê pra dizer que se tornou uma bomba. De certo que se nosso mercado fosse mais eclético quando se trata de fontes de alta qualidade eu evitaria recomendar XPG, pelo menos desde esse ocorrido com a Pylon eu só recomendo se for Core Reactor, e somente a primeira porque as sucessoras são inferiores.

Se você não quer ir com a Core Reactor por desconfiança com a XPG, escolha uma Super Flower Leadex III, como por exemplo essa daqui: SF Leadex III 750W 80 Plus Gold. Isso pensando em manter o mesmo nível de fonte. Um alerta, algumas Leadex III tem ARGB e eu não sei se é possível desligar esses LEDs caso não sejam do seu agrado.

Agora, se formos pensar em fontes que não sejam tão boas quanto uma Core Reactor ou Leadex III da vida, então você poderia estar optando pela Galax mencionada acima pelo colega, é um custo-benefício excelente. Meu único receio com ela é por causa do relatório Cybenetics, que aferiu um nível de ruído bem indesejável, como você pode ver no gráfico abaixo:

image.png

Entretanto, questionando pessoas que compraram e utilizam a fonte, ninguém corroborou essa informação, dizendo que na verdade ela era silenciosa, então até o momento eu não faço ideia se é ou não é barulhenta.

Dito isso, uma recomendação alternativa que eu te dou é a seguinte: Cooler Master MWE 550 V2 ACAAB-BR. Ela não tem o custo-benefício da Galax GL500S, mas passou por mais reviews, tem uma boa posição na Tier List de fontes no site Cultists Network e apresentou bons resultados nos testes Cybenetics.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Batata Defumada disse:

Um alerta, algumas Leadex III tem ARGB e eu não sei se é possível desligar esses LEDs caso não sejam do seu agrado.

Esta pergunta vinha pairando minha mente há algum tempo, ralei um pouco para encontrar alguém que fale da fonte e demonstre a falta ou não desta funcionalidade, o russo demonstra no minuto 8:40 que há sim a possibilidade de desligar o amado RGB por meio de um botão traseiro.

9 horas atrás, Batata Defumada disse:

Entretanto, questionando pessoas que compraram e utilizam a fonte, ninguém corroborou essa informação, dizendo que na verdade ela era silenciosa, então até o momento eu não faço ideia se é ou não é barulhenta.

É possível que o modelo que avaliaram é defeituoso, ou que ou que o pessoal não têm uma audição das melhores.

Falando sério, provavelmente é sim um defeito dela, mas na prática vai ficar com a ventoinha virada para baixo no canto inferior do gabinete, realisticamente o desktop não vai estar em cima da mesa e o usuário estará utilizando fones de ouvido e o ambiente provavelmente terá alguma outra coisa emitindo ruído, difícil ouvir 45dbA nessas circunstâncias. 

Tenho uma fonte (bombástica) que possui uma fan de 80mm, por ser uma máquina destinada ao uso de escritório a fonte fica na parte superior do gabinete, acredito que por ser um projeto simples não deve haver controle de rotação e a vizinha fique sempre a 100%, se fechar as janelas e pôr meus intra auriculares ouço direitinho o barulho dela, estou até pensando em abrir ela para trocar essa maldita ventoinha. Infelizmente (ainda) não tenho um decibelímetro, mas chuto que deva emitir uns 60+dbA. Mas também tenho de considerar a fan do cooler box, mas não quero gastar tanto nesse troca-troca.

• Obrigado 1
  • Moderador
Postado
11 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Esta pergunta vinha pairando minha mente há algum tempo, ralei um pouco para encontrar alguém que fale da fonte e demonstre a falta ou não desta funcionalidade, o russo demonstra no minuto 8:40 que há sim a possibilidade de desligar o amado RGB por meio de um botão traseiro.

Muito obrigado pela informação! Faz todo sentido ter essa opção, mas eu não queria afirmar nada sem ver uma demonstração disso. É o tipo de coisa que a fabricante já devia deixar bem claro que é possível também.

11 horas atrás, RonaldoXbox disse:

É possível que o modelo que avaliaram é defeituoso

Cheguei a pensar nisso, mas nos relatórios Cybenetics todas as fontes da Galax apresentaram alto ruído e a única que tinha um fan profile decente foi a GL650S. Então seria bem improvável que todas tivessem com defeito. Dito isso, não dá pra negar que ela é um excelente custo-benefício e que não dá pra deixar de recomendá-la por causa disso.

• Curtir 1
Postado
22 horas atrás, Imakuni disse:

Por isso que a gente perguntou do tamanho do bolso, para guiar a compra. Diga quanto está disposto a gastar e a gente recomenda algo apropriado.

Falei com ele aqui, ele diria que por volta de uns 8/9k.

22 horas atrás, Batata Defumada disse:

Dito isso, uma recomendação alternativa que eu te dou é a seguinte: Cooler Master MWE 550 V2 ACAAB-BR

Uma das minhas indicações para ele foi essa, só que, como não é exatamente ele quem tem controle da compra, foi decidido pela pessoa que ia comprar que queria um montado e também a loja onde a compra será feita, que é a kabum, então a montagem tem algumas limitações, infelizmente.

As opções que tenho de fontes 550W são: CX550, A550BN e um Cooler Master MWE Bronze V2 Full Range 550W
Não sei se a CX550 é boa, não conheço essa da Cooler Master, pois me parece um modelo diferente das MWE V2 e a A550BN.... Não teve um caso parecido com a da XPG num passado recente?

Eu acho que, pelo valor que as coisas estão aqui, até uma 4060 TI vai... Mas eu não sei se o consumo delas tem uma diferença muito grande, seria 650W muito pra ela também?

• Moderador
  • Solução
Postado
37 minutos atrás, Ernesto Aragão disse:

foi decidido pela pessoa que ia comprar que queria um montado e também a loja onde a compra será feita, que é a kabum, então a montagem tem algumas limitações, infelizmente.

Ou seja a pessoa quer rasgar dinheiro com essas limitações arbitrárias que vão impedir de ter o melhor PC possível para o orçamento disponível..

Mas seguindo essas orientações, utilizando a ferramenta do "Monte seu PC" da Kabum eu cheguei à seguinte configuração: https://www.kabum.com.br/monte-seu-pc/b3a9042be5680569712e8b1a51d9b096

image.png

image.png

Reitero que existem muitas limitações utilizando essa ferramenta, por algum motivo a loja não te permite escolher certas peças, às vezes aleatoriamente. Isso aí foi uma build AM4, com esse orçamento dá até pra buscar AM5 também se tiver interesse.

Depois eu fui de novo no "Monte seu PC" e percebi que o SSD Kingston Fury Renegade 1TB com dissipador está mais barato que o sem dissipador, então é uma opção melhor.

Postado
24 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Ou seja a pessoa quer rasgar dinheiro com essas limitações arbitrárias que vão impedir de ter o melhor PC possível para o orçamento disponível..

É, infelizmente é isso. Ele já tentou conversar para mudar, mas sem sucesso.

24 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Mas seguindo essas orientações, utilizando a ferramenta do "Monte seu PC" da Kabum eu cheguei à seguinte configuração: https://www.kabum.com.br/monte-seu-pc/b3a9042be5680569712e8b1a51d9b096

As fontes CX são ruins? Não conheço muito sobre, sinceramente.

Engraçado, esse gabinete não aparece aqui. Tem uma recomendação de outro?

• Moderador
Postado
10 minutos atrás, Ernesto Aragão disse:

As fontes CX são ruins? Não conheço muito sobre, sinceramente.

Não são ruins, entretanto eu nem recomendo mais Corsair porque geralmente as fontes deles estão com preços bem ruins no nosso mercado. Aí acaba que opções de outras fabricantes se tornam muito mais interessantes. De qualquer forma as CX não estão no mesmo patamar de qualidade de uma Core Reactor, por exemplo.

12 minutos atrás, Ernesto Aragão disse:

Engraçado, esse gabinete não aparece aqui. Tem uma recomendação de outro?

Tenho que dar uma olhada. Infelizmente a Kabum tem sido decepcionante em relação a gabinetes há algum tempo. Mas algumas coisas pra você ter em mente quando tiver buscando um gabinete é ele possuir entradas de ar frontais através de uma frente mesh, não pode ser aqueles com vidro na frente que tampa tudo e piora substancialmente o air flow. Além disso é interessante que ele já venha com fans e dar uma olhada na qualidade desses fans. Se o gabinete não vier com fans aí você vai ter que comprar eles separadamente e não acho que vão ter muitas opções boas nessa ferramenta da Kabum.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...