Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, eu tenho uma b550m aoros elite e um Ryzen 5 5600x onde tento ativar o xmp da minha memória 1x16gb redragon 3200mhz. Quando ativo cmp na BIOS o Pc reinicia 4 vezes e depois volta. Na BIOS mostra q o xmp está ativo, porém a frequência da memória continua a mesma 2666mhz. Alguém pode me ajudar?

Postado

@Tigas812 , olá

Se na BIOS está ativo, o XMP está funcionando. Mas com a frequência diferente no 2666mhz.

image.png.85d5242c60c647f20d305d8c82415b12.png

• se fica reiniciando você pode estar com problemas na memória não suportando a frequência 3200mhz. 
  • Ou placa-mãe não tem suporte para memória, verificou na lista de memórias testadas no site da placa-mãe?
  • Pode ser que resolva com atualização da BIOS para versão mais recente.

Tenta remover o XMP e ajustar manualmente. Na Aba "Tweaker"  - depois na opção "Extreme Memory profile" - depois pefirl "profile1".

image.thumb.png.9acda89cfff9f2135bb0c04ec792db5d.png

Aí deve mostrar o modelo da sua memória com valores.

• Membro VIP
Postado

@Tigas812 Bom dia e bem vindo.

Primeiro de tudo atualize a BIOS.

Algumas memórias sempre que você habilita o XMP a placa-mãe precisa elevar um pouco a tensão de 1.2V para 1.35V porém nem sempre a placa-mãe consegui fazer isso de maneira automática.

Aumente a tensão manualmente para 1.35 volts e depois habilite o XMP, se não funcionar tente fazer a memória trabalhar a 3200Mhz ou até mais sem usar o XMP..

cpuz2.png

maxresdefault.jpg

Postado

@Tigas812 se o PC reinicia 4 vezes e volta com o XMP desativado, é porque seu conjunto não está conseguindo estabilizar esse XMP. Primeiramente, verificar se a memória RAM está encaixada no local recomendado pelo fabricante. Você tem apenas 1 módulo de memória, consulte no manual da sua placa qual dos 4 slots é recomendado usar para apenas 1 módulo.

Mas você tem um conjunto meio complicadinho mesmo, a B550M Aorus Elite é meio conhecida por dar alguns B.O.s com memórias RAM, e você também optou por uma memória mais barata, da Redragon, o que contribui um pouco mais para a chance de conflito. Talvez você terá que apelar para os ajustes manuais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!