Ir ao conteúdo

Clock do Ryzen 7 5700X fica no máximo o tempo inteiro, gerando superaquecimento

Ir à solução Resolvido por dudaskank,

Posts recomendados

Postado

Olá gente, queria pedir uma ajuda pra tirar umas duvidas que não encontrei aqui.
Minha CPU (Ryzen 7 5700X) está sempre chegando até mais que o clock máximo dela (4.6) até quando o processador não está fazendo tarefas de estresse.
Queria saber se isso é normal ou se devo me preocupar e se é preocupante o que eu posso fazer para consertar isso.

E também outra coisa mesmo com watercooler240 ele fica sempre a 70°C, coloquei pasta térmica pré aplicada do watercooler mas será que vale a pena trocar por uma pasta térmica especializada?

• Solução
Postado

Se ele fica sem variar nessa velocidade mesmo sem trabalhar em algo espcífico, é estranho e desnecessário, se fica variando e no boost chega nisso, tudo certo.

Sobre a pasta térmica, pode ficar com a que está aplicada mesmo, está bem tranquilo a temperatura.

Postado
26 minutos atrás, dudaskank disse:

está bem tranquilo a temperatura.

Tranquilo se ele estivesse com uso alto do CPU, não? Pelo que entendi do que ele relatou, sem uso pesado, está nessa temperatura. Ainda mais pra ser refrigerado por um water cooler, sem muita carga no processador.

• Curtir 1
Postado
Em 01/08/2024 às 18:52, Neto_SCruz disse:

Tranquilo se ele estivesse com uso alto do CPU, não?

Isso, achei que era durante algum jogo ou tarefa, se está sempre nos 70 ºC pode ser que esteja fazendo algo no fundo e não esteja sabendo, ou até o software que está usando pode estar errado, sempre a 70 sem variar é bem estranho...

• Curtir 1
Postado
38 minutos atrás, dudaskank disse:

Isso, achei que era durante algum jogo ou tarefa, se está sempre nos 70 ºC pode ser que esteja fazendo algo no fundo e não esteja sabendo, ou até o software que está usando pode estar errado, sempre a 70 sem variar é bem estranho...

É. Vou marcar o @KairanD, que tem o mesmo processador, pra dar uma força aqui se ele puder.

• Coordenador
Postado

O comportamento do Ryzen 7 5700X, em termos de temperatura, é diferente do que estamos acostumados. Isso porque a distância entre o clock boost máximo (para tarefas que usam menos núcleos) e o clock boost mínimo (para tarefas que usam mais núcleos) é bem grande no caso dele, e a variação de tensão é ainda maior. Isso se deve, principalmente, à barreira de alimentação imposta (para se manter no TDP) e à separação de mercado entre ele e o Ryzen 7 5800X.

Isso significa que o Ryzen 7 5700X vai alcançar picos de temperatura em tarefas como jogos, que colocam uma carga muito alta em menos núcleos (elevando o clock e a tensão ao patamar máximo), e não em tarefas que usam muitos núcleos (como renderizações, etc.). Em stock, a temperatura dele usando os 16 threads a 100% tende a ser muito mais baixa que a temperatura ao rodar Battlefield 1, por exemplo.

É normal que o clock boost máximo de 4.65 GHz apareça momentaneamente até mesmo ao abrir programas, mas não deve permanecer assim em idle. Se isso está acontecendo, há algum problema. A primeira coisa é verificar se o Windows não está mal configurado (ou seja, se não está em modo de "alto desempenho", por exemplo).

É importante observar também se o Windows não está atualizando em segundo plano, já que isso também vai elevar o clock do R7 para o máximo e manter a temperatura alta. Programas como a Steam processando shaders em segundo plano também podem surtir esse efeito.

No mais, seria importante saber o modelo exato desse watercooler, bem como do gabinete. Há coolers ruins, assim como gabinetes com a frente totalmente fechada, que conseguem causar superaquecimento com relativa facilidade.

Eu diria que o ideal é manter o processador abaixo dos 85ºC mesmo no pior cenário (jogo pesado, portanto com clock e tensão maximizados, no calor do verão brasileiro).

Outro ponto interessante é o Curve Optimizer do PBO2. Recomendo que pesquise sobre ele. Estou rodando o meu Ryzen 7 5700X com -15 passos de offset na curva para todos os núcleos. Ficou bem estável e a temperatura caiu bastante, além do desempenho subir um pouquinho. Meu chip não é muito bom, mas se tiver sorte e pegar um "golden chip" você consegue operar até mesmo com -30 de offset:

Tomando meu gabinete como base (frente toda em mesh, com uma ventoinha na frente, uma atrás e duas superiores, todas de 120 mm), com um air cooler de duas torres (Zalman CNPS 9900 MAX) e todas as ventoinhas em modo ultra silencioso, meu R7 5700X fica confortavelmente abaixo dos 85ºC mesmo no pior cenário e a temperatura em idle gira em torno dos 40ºC (diria que entre 30ºC e 50ºC, a depender do dia e das tarefas de navegação).

Exemplo do clock e da temperatura em idle neste momento (hoje está mais frio):

image.png

• Curtir 2
  • Amei 1
  • KairanD alterou o título para Clock do Ryzen 7 5700X fica no máximo o tempo inteiro, gerando superaquecimento

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!