Ir ao conteúdo

Fiz undervolt no Ryzen 5 3600, é seguro?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Utilizo a b450m steel legend com o Ryzen 5 3600, e vi que tava chegando ate 1.4v de tensão e dava umas reiniciada do nada no PC, "Erro fatal no núcleo do processador", notei que quando o perfil de energia estava em economia de energia isso não acontecia (ou não deu tempo de acontecer) e resolvi fazer um undervolt.

- Nessa placa-mãe, coloquei o clock do processador em 4200mhz

- SoC/Uncore OC voltage (VID) 1.100

- dram voltage xmp 3000mhz 1.35

- Cpu Fixed voltage 1.100

- Cpu load calibration level 4

Aparentemente ta estavel, processador não passa de 40c jogando.

A minha duvida é, igual ao titulo, é seguro?

Postado
4 minutos atrás, cesarfi disse:

A minha duvida é, igual ao titulo, é seguro?

"Seguro" é.

"Estável", aí é outra história, só testando para saber... mas pela experiência, não.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
2 minutos atrás, Imakuni disse:

"Seguro" é.

"Estável", aí é outra história, só testando para saber... mas pela experiência, não.

Entendi, vou continuar nos testes então, ja faz alguns dias que esta assim até agora ok.
a baixo BF 4 suave
calisto protocol tb
Qualquer coisa, volto aqui

Captura de tela 2024-08-06 142824.png

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Pedroou disse:

O mais fácil de se fazer é baixar o Ryzen Master e ativar o Auto OC. Ele deve deixar em um ajuste agradável para seu chip.

Esse programa não abre no meu PC, não sei porque.

• Triste 1
  • Solução
Postado

@cesarfi você não corre nenhum risco de segurança, só de instabilidade. 

Uso undervolting no meu Ryzen 5 3600 já tem quase 3 anos (completa mês que vem). Ao longo desse tempo já experimentei diversas combinações de overclock + undervolting, atualmente estou experimentando 4.43GHz a 1.25V, e pelos meus testes o CPU ainda assim está um pouco mais frio que em stock. Eu considero que o melhor resultado (o mais equilibrado) que eu já consegui foi 4.28GHz a 1.18V, mas usei também 4.2GHz a 1.15V e 4.0GHz a 1.07V.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!