Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal! Tudo bem com vocês?

Atualmente, estou usando um roteador antigo, o Multilaser RE160V, que é bastante limitado. O roteador está a cerca de 6 metros do meu computador, com apenas uma parede no meio. A velocidade máxima dele é de 30 Mbps para download e 40 Mbps para upload. Fiz alguns testes próximos ao roteador e a velocidade máxima foi de 65 Mbps/70 Mbps. Quando jogo CS2, às vezes tenho alguns lags, mas ainda assim é melhor do que jogar no meu computador principal, que está a 6 metros de distância do roteador. Testei usando um cabo, e a velocidade e estabilidade foram muito melhores, com 450 Mbps para download e 300 Mbps para upload.

Acredito que o principal problema é que o roteador é antigo e limitado. Por isso, gostaria de recomendações para roteadores de até R$ 300, que tenham um bom alcance e qualidade, pensei no Wi-Force W5-2100G aparenta ser um roteador bem parrudo, mas não entendo muito.

Outra dúvida que tenho é sobre a tecnologia 6G. No momento, não tenho nenhum dispositivo que suporte 6G. Usar um roteador que apenas suporta 5G ainda pode melhorar significativamente minha conexão?

Obrigado pela ajuda!

Postado

Bom dia, bem vindo ao Clube do Hardware.

Vamos lá,

A velocidade que você vê em mega (upload e download) de nada importam para o seu jogo, o que importa para seu jogo online é a latência, ou seja, o tempo de resposta entre as partes. (chamado de ping), se sua internet fosse de 1 mega e tivesse uma boa latência, jogaria muito melhor que um cara com 500 mega e uma latência pífia.

Esse valor de upload e download, em realidade, só faz diferença em streaming (depende da qualidade do streaming) e downloads (reduz o tempo de download). Mas mesmo assim não muda muito, afinal os servidores limitam o quanto você pode usar deles.

A latência é determinada pelo tempo em que os pacotes demoram para ir e vir entre os 2, você pode acelerar isso usando tecnologias melhores e não pagando um plano melhor.

Acredito que na faixa dos 300 reais, um Huawei AX3 quad core que é wifi 6E e tem 5 portas GE para cabo de rede seja uma boa opção (não sei se ainda está nessa faixa de preço dps que o taxxad colocou as taxas).

O seu roteador é seu ou da sua ISP(provedora de internet)?

quantos aparelhos tem entre você e sua conexão com a internet?

O saida é fibra ou coaxial?

Se tiver mais de um roteador, qual tipo de cabo de rede é usado entre os roteadores? (cat5, cat5E, cat5e blindado, cat6, cat6e, cat7, cat8, etc..)

Postado

@Swalls o texto que mandei acima saiu incompleto, divido a Internet com um vizinho, é um casal de idosos, a Internet é 750mb fibra ótica da vivo, eles possuem um roteador principal com wifi6 que a operadora disponibilizou para eles, daí eu passo um cabo do roteador deles para o meu roteador, o cabo é cat5e blindado

Sobre os testes, o único jogo que sinto lag é cs, outros jogos online como battlefield 2042, e rust eu jogo tranquilo sem lag,

Segundo os testes que eu fiz usando no pc principal, mais distante, jogar cs fica impossível, lag a cada 20 segundos, jogando próximo ao roteador fica bem mais estável, de vez em quando dá um lag ou outro

Tem um porém,  quando minha mãe vai assistir algo na TV, em full HD o jogo fica meio instavel mesmo ao lado do aparelho, testei jogando cs ao lado do aparelho, jogando por 1hora só eu usando, sem nenhum lag na partida, ao ligar a TV, ou colocar um vídeo em full HD começa a dar uns lags chatos  queria saber se trocar o aparelho pode melhorar a situação.

Postado

Qual a distância que esse cabo de rede percorre entre seu roteador e seu vizinho?

Esse cabo está encostando em algo que possa produzir interferência? como lâmpadas, cabos de energia, etc? (mesmo sendo blindado ainda deve ficar longe)

pelo que entendi você está usando wifi no seu pc, o recomendado para jogos fps é usar cabo de rede.

Recomendo você trocar esse cat5e por um cat6, se tiver boas condições troque por um cat8 (minha casa é totalmente cat8 blindado da ugreen e valeu muito a pena). Isso se estiver na distância correta.

No mais, o Master @arfneto deve saber qual o melhor roteador nessa faixa dos 300 reais.

Postado

@Swalls @Eder Neumann Atualizando, adquiri um roteador novo o EX511 AX3000 da TP link, usando a internet 5g no meu computador principal o problema de lag parou, rara as vezes que da uma lagadas mas está muito melhor que antes, agora usando o 2.4g fica apresentando lentidão constantemente, não sei o motivo pois a distancia é curta e a velocidade das duas redes está alta 300MB/350MB NA 5G E 90/100 Na 2.4g, testei também o dBm que na 5g fica 64 e na 2.4g fica 33, sobre a distancia do cabo que vai da casa do meu vizinho para a minha, fica a 10 metros de distancia, a casa dele é quase colada com a minha, o cabo passa pelo telhado até um quarto que está fazio só tem uma mesa com o roteador em cima

mas futuramente vou trocar o cabo para um de melhor qualidade ou até mesmo assinar uma internet só para mim, mas por enquanto já revolveu 95% do meu problema, obrigado pela ajuda de vcs.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...