Ir ao conteúdo

Rede em modo bridged no proxmox

Ir à solução Resolvido por Gustavo L1m4,

Posts recomendados

Postado

Estou construindo um servidor proxmox, por questões de limitação tenho apenas um link de rede no escritorio, a minha ideia é utilizar duas placa de rede no servidor proxmox, uma ligada ao roteador(gateway) e outra ligando o proxmox ao meu computador(windows 11), até o momento não consegui que o computador windows 11 tenha acesso a internet, consigo acessar o proxmox por meio do windows 11 mas não acessar o roteador ou a internet. No proxmox uso uma placa de rede externa pci 10/1000 e uma placa integrada 10/100, a placa de rede externa 10/1000 é identificada como enp3s0, essa está ligada ao roteador, a 10/100 é identificada com vmbr0 ligado ao desktop win11. Detalhe que se eu configurar apenas uma placa cansigo acessar a internet, mas o meu comptador(win 11) não enxerga o servidor e não acessa a internet.
Segue a  configuração das minhas interfaces de rede:

# Configuração da interface externa (conectada ao roteador)
auto enp3s0
iface enp3s0 inet static
    address 10.0.0.71   # IP estático atribuído à interface externa
    netmask 255.255.255.0
    gateway 10.0.0.1     # IP do roteador
    dns-nameservers 8.8.8.8 8.8.4.4  # Servidores DNS

# Configuração da interface interna (conectada ao Windows 11)
auto vmbr0
iface vmbr0 inet static
    address 10.0.0.72   # IP da interface interna do Proxmox
    netmask 255.255.255.0
    bridge_ports none
    bridge_stp off
    bridge_fd 0

Não fiz nenhuma alteração a mais

Desde ja agradeço a ajuda

• Membro VIP
Postado

@Gustavo L1m4

Você pode fazer esse compartilhamento tanto por linha de comando como por interface gráfica (Network Manager), este último sendo mais inteligível, prático e fácil:

Comece por conectando seu computador à uma rede com acesso à internet. Em seguida, conecte o cabo Ethernet entre ambos e em seguida navegue ao menu "Network Connections"

Navigate-to-Network-Connections.webp.b5c1292184eb0095355232e77bd6ec0c.webp

Obs.: este "Network Manager" você também pode abrir pelo prompt do Linux com o comando "sudo nmtui" (sem as aspas).

Selecione a conexão "Cabeada/Ethernet" à partir janela e prossiga às "Configurações/Settings" como na imagem abaixo:

Wired-connection-settings.webp.ec2e15566594f2a38be525a363c7cbb3.webp

Em seguida navegue às opções de "IPv4 Settings" nas Configurações de Conexão:

IPv4-settings.webp.67f5c5a32105992d681bf1a40e61c987.webp

Defina o "Método" de "Shared/Compartilhado" para outros computadores nas configurações de IPv4 como na imagem abaixo. Opcionalmente você definir um endereço IP para escolher qual rede/network usar. Então clique no botão "Salvar/Save":

Shared-to-other-computers.webp.5e553fd727992a4ca51b643abdaa24c0.webp

Agora ligue/desligue a conexão ativa para reativá-la. Então, como visto na imagem, abra-a em "Network Settings/Configurações de Rede". Agora deve estar configurada para compartilhar internet.

Wired-hotspot.webp.8160d984bce2602a61b41f08096e429f.webp

A opção de configuração via prompt/linha de comando exige um trabalho maior e reconfigurações que podem se tornar complexas, por isso recomendo mais que siga o procedimento citado acima, mas para caso queira ter conhecimento da opção alternativa é a seguinte:

Primeiro você precisa habilitar o "packet forwarding" ou "encaminhamento de pacote" no seu PC com Linux:

net.ipv4.ip_forward = 1

E então rodar esse outro comando para tornar as mudanças efetivas:

/sbin/sysctl -p

Em seguida você pode rodar esses comandos:

sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o interface_conectada_internet -j MASQUERADE --random sudo iptables -A FORWARD -i interface_lan_win11 -o my_modem_interface -j ACCEPT

sudo iptables -A FORWARD -i interface_conectada_internet -o interface_lan_win11 -m conntrack --ctstate RELATED,ESTABLISHED -j ACCEPT

sudo iptables -A FORWARD -j DROP

Estas configurações porém se vão sempre que o servidor com Linux for reinicializado, assim caso opte por esta, tenha em mente isto ou faça um script para que essas mudanças sempre ocorram após a reinicialização.

Tenha em mente manter o plano de endereçamento IPv4 coerente bem como certifique-se de que as configurações de DNS estejam alinhadas para todos os hosts corretamente.

• Solução
Postado

Agradeço a ajuda de todos, Deixarei minha solução detalhada abaixo abaixo caso um dia alguém tenha o mesmo problema,

Primeiramente eu me confundi, a interface de rede vmbr0 é uma interface virtual que o proxmox cria automaticamente,
As interfaces fisicas começam com enp, por exemplo as minhas eu tinha a enp3s0 e a enp0s7,  para identificar cada uma das interfaces, utilizei os comandos

lspci | grep -i ethernet

ethtool enp3s0

após identificar cada uma configurei as interfaces de rede em 

nano /etc/network/interfaces

auto lo
iface lo inet loopback

#iface  enp3s0 inet manual

auto enp3s0
iface enp3s0 inet static
        address 10.0.0.71
        gateway 10.0.0.1
        netmask 255.255.255.0
        dns-nameservers 10.0.0.1 8.8.8.8
auto enp0s7
iface enp0s7 inet static
        address 192.168.1.1
        netmask 255.255.255.0

o que o @Linio Alan falou acima está correto.

Em 11/08/2024 às 20:54, Linio Alan disse:

Primeiro você precisa habilitar o "packet forwarding" ou "encaminhamento de pacote" no seu PC com Linux:

net.ipv4.ip_forward = 1

E então rodar esse outro comando para tornar as mudanças efetivas:

/sbin/sysctl -p

Em seguida você pode rodar esses comandos:

sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o interface_conectada_internet -j MASQUERADE --random sudo iptables -A FORWARD -i interface_lan_win11 -o my_modem_interface -j ACCEPT

sudo iptables -A FORWARD -i interface_conectada_internet -o interface_lan_win11 -m conntrack --ctstate RELATED,ESTABLISHED -j ACCEPT

sudo iptables -A FORWARD -j DROP

Estas configurações porém se vão sempre que o servidor com Linux for reinicializado, assim caso opte por esta, tenha em mente isto ou faça um script para que essas mudanças sempre ocorram após a reinicialização.

Tenha em mente manter o plano de endereçamento IPv4 coerente bem como certifique-se de que as configurações de DNS estejam alinhadas para todos os hosts corretamente.

Depois disso, foi só configurar o ip fixo no computador, apontando o gateway para o enp0s7, e a internet funcionou

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!