Ir ao conteúdo

PC com Ryzen 5 5500 e GTX 1650 pegando apenas 180 FPS no Valorant e outros jogos

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá, comprei este computador e de alguns meses pra cá ele perdeu bastante desempenho em jogos, tinha uma época que ele congelava o windows ai parou do nada, agora só congela o jogo por alguns momentos e depois volta, além de ter perdido muito desempenho, rodava valorant a 250 à 300 fps, agora n passa de 200, fica ali no 180 etc... Já o elden ring ficava cravado no 60 fps no alto, agora o fps cai muito e tem hora que o jogo congela por alguns segundos e volta, o valorant é um bom exemplo, toda hora o fps vai pra 5, ai volta ao normal ai congela o jogo na tela principal ou dentro do game, pd ser 10 segundos, 20 segundos, vai sempre mudando.

Meu pc tem as seguintes Peças:

Ryzen 5 5500

placa-mãe Duex a320

GTX 1650

16 gb de ram, 2 memórias de 8gb da Kingston e a frequência e 1330mhz

e uma fonte fortrek crusader 500w (não sei se é boa)

Postado

@Lucasil Bom dia!

Tenho um amigo que tinha problemas bem parecidos ao seu, principalmente no Valorant e no Palword.

No caso dele, verifiquei que o SSD estava com a vida útil abaixo dos 40% de saúde, tal qual foi trocado e não surgiram mais os problemas de congelamento, inclusive, o FPS parou de morrer do nada.

Recomendo que baixe o Crystal Disk Info e bata uma print para vermos como está a situação.

Caso esteja boa, recomendo que baixe um programa de monitoramento de temperatura do computador, e estressando a máquina, nos mande uma print de como está, processador.. Placa de vídeo... placa-mãe e etc..

7 minutos atrás, Lucasil disse:

e uma fonte fortrek crusader 500w (não sei se é boa)

Não é das melhores, e a placa-mãe também não, mas eu ACHO que esse não é o real problema.

• Curtir 1
Postado

image.png.6ad34e3b4f6c047f7c65a2b780d2be8a.pngVale a pena falar n sei se é do mesmo problema, porém quando eu to baixando algo o computador trava mt, quanto to baixando um jogo por exemplo, é um saco isso

outra coisa, quando estou jogando elden ring a placa de vídeo chega a 81 graus, no valorant n esquenta tanto

Postado
14 minutos atrás, Middoken disse:

Não é das melhores, e a placa-mãe também não, mas eu ACHO que esse não é o real problema.

Pra ser sincero, acho que tem uma pequena chance de ser o problema, mas é melhor ir eliminando outras alternativas primeiro.

@Lucasil qual é o modelo do seu gabinete? Quantas ventoinhas tem? Só pela temperatura da sua GTX 1650, que geralmente não é uma placa que esquenta tanto, eu já estou achando que seu gabinete não oferece boas condições de circulação de ar.

Eu também tenho desconfianças em relação a sua placa-mãe, olhando pra ela parece uma placa-mãe de notebook adaptada pra desktop, não passa confiança. O VRM também parece ser fraco, e a falta de circulação de ar pode até piorar a situação. 

• Curtir 1
Postado

Gabinete Gamer Hayom GB1729, tem 3 ventoinhas

vou listar aqui os problemas que tem: Ele congela em jogos por alguns segundos, o desempenho caiu comparado aos primeiros meses dele, no elden ring vai a 80 graus a placa de vídeo, quanto to baixando algum jogo o pc começa a travar até terminar o download

Postado
agora, Lucasil disse:

Gabinete Gamer Hayom GB1729, tem 3 ventoinhas

Justamente um gabinete com péssima refrigeração, como imaginei. Ele é bonito, mas esse vidro no painel frontal é o que ferra completamente com o desempenho dele. Acaba que essas 3 ventoinhas na frente só ficam de enfeite, não tem de onde puxar o ar pra dentro. Felizmente parece que esse painel frontal pode ser removido, pelo que vi nas imagens, então é o que você deve fazer.

Talvez isso ajude a placa-mãe a manter o VRM um pouco mais frio, e se o seu problema for esse, talvez resolva a situação. Talvez seja necessário adicionar mais uma ou duas ventoinhas na parte de trás e na parte superior do gabinete, em cima do local do VRM, para dar uma ajuda. Essas ventoinhas fariam a função de tirar o ar quente de dentro pra fora, justamente o ar quente que tende a se acumular na região onde fica o VRM da placa-mãe.

• Curtir 1
Postado

Eu já tava pensando em trocar meu gabinete mesmo, achei que ele esquenta jogando fora também que tem versões diferentes dele, tanto que o meu atrás só cabe 1 ventoinha e em cima n tem aquela grade pra por mais ventoinhas

• Bruno Mendonça Andrade alterou o título para PC com Ryzen 5 5500 e GTX 1650 pegando apenas 180 FPS no Valorant e outros jogos
Postado

Qual fonte você me recomenda? eu iria comprar as famigeradas Pichau Nidus, já que foi testada pelo teclab e foi recomendada pra uso, ia pegar uma de 620w

Postado

Não entendo muito bem dessas coisas, mas n seria interessante pegar essa nidus 650w já que aparentemente ela é mais potente e me da uma ampla abertura pra futuros upgrades?

Postado

@Lucasil qualidade vem antes de potência. Seu PC não precisa nem de 450W, menos ainda de 650W, isso só seria gasto a toa. A Pichau Nidus é uma boa fonte de entrada, mas não se compara com o nível de qualidade da fonte que indiquei, que já está bem estabelecida no mercado há vários anos.

Postado

Eu tava pensando em fazer o seguinte na ordemzinha:

Trocar de fonte

Comprar memórias novas

Comprar um SSD NVMe porque dizem ser bastante potentes

Comprar um gabinete novo, ventoinhas e um water cooler ( essa ordem do SSD NVMe pode trocar com o gabinete n sei bem ainda)

Comprar uma placa-mãe nova e meter uma 3060 12gb

Era os upgrades que eu tava pensando no decorrer desse final de ano e até o meio do ano que vem. alguma dica também? de algo que n seria necessário trocar que tem ai ou algo que precisaria trocar também pra deixar o pc potente

Postado
agora, Lucasil disse:

Trocar de fonte

Certo

agora, Lucasil disse:

Comprar memórias novas

Não sei se seria tão interessante...talvez você possa tentar um overclock na sua RAM atual.

agora, Lucasil disse:

Comprar um SSD NVMe porque dizem ser bastante potentes

Na prática não faz diferença, mas você vai precisar de um SSD maior para colocar mais games, e os NVMe são mais viáveis hoje.

agora, Lucasil disse:

Comprar um gabinete novo, ventoinhas e um water cooler ( essa ordem do SSD NVMe pode trocar com o gabinete n sei bem ainda)

Gabinete OK, mas water cooler será gasto completamente desnecessário, fará zero diferença para seu processador em relação a um air cooler barato.

1 minuto atrás, Lucasil disse:

Comprar uma placa-mãe nova e meter uma 3060 12gb

Placa-mãe é uma boa caso você esteja tendo problemas a sua atual, mas a RTX 3060 não é uma placa para se comprar hoje, ela é vendida muito fora de valor.  Existem placas melhores na faixa de preço dela, como a RX 7600 da AMD, que é uma placa até mais potente. 

2 minutos atrás, Lucasil disse:

Era os upgrades que eu tava pensando no decorrer desse final de ano e até o meio do ano que vem. alguma dica também? de algo que n seria necessário trocar que tem ai ou algo que precisaria trocar também pra deixar o pc potente

Esse negócio de upgrade é complicado. Não sei se foi você mesmo que montou esse PC ou se comprou pronto, mas acho que deu pra ter uma noção o resultado que dá não estudar direito o que vai comprar. Acabou com você já querendo trocar mais da metade do seu PC, ou seja, quase tudo que você comprou acabou sendo só desperdício de dinheiro, então analise as opções com cuidado. Talvez no fim das contas compense mais você juntar dinheiro e montar de uma vez só configuração melhor, sem ficar remendando a que já tem, você só vende pra recuperar parte do investimento.

E tem outra, tem casos em que a pessoa já tem um PC bom, mas fica com vício em fazer upgrades sem necessidade, isso também não é saudável.

Postado

Eu acho que meu problema e vício em upgrade mesmo, talvez eu n precise trocar algumas coisas mesmo, valeu pela dica mn, porém n fui eu que montei n, eu ganhei de presente, Acho que mais importante mesmo é só a fonte e o gabinete pra melhorar o fluxo de Ar então, obgd 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...