Ir ao conteúdo

Qual é o melhor Windows para dualboot junto de Linux: Win7 ou Win10?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Há bastante tempo eu pensava "um dia vou usar Linux", mas depois do Windows 11 eu percebi que WIndows 10 será minha ultima versão do Windows. Preciso do Windows para jogos e para trabalho, A minha dúvida é se eu continuo com Windows 10 ou volto para o Windows 7.

Windows 7 tem vulnerabilidades graves (comparado com o 10)?
Não vou usar crack para "ativar" o Windows (isso costuma ser perigoso), se usar uma chave de outra pessoa, o servidor avisa pro PC que a ativação está invalida?
Além da falta de DIrectx 12, tem outra coisa atrapalhe usar Win 7 para jogos?
Como está a situação do fim do suporte da Valve pro Steam?

Informações extras:
Não tenho chave do windows 7 (e não achei loja confiavel vendendo), tenho chave para Windows 10.
Não quero ficar apenas no Linux, alguns anticheat só rodam em Windows.
Não pode ser Maquina virtual, o mesmo anticheat pode banir a minha conta.
Não vou ficar apenas no Windows, cansei de ver propaganda no Software que eu já paguei (entre outras coisas chatas).
Não vou parar de usar MS Office, se não usar em casa, eu terei que usar no trabalho.

Tenho um SSD com WIndows e outro com Linux, não recomendo que instalem os dois no mesmo drive.

Postado

O melhor é Windows 10 pro ou Windows 10 long term.

Windows 7, infelizmente, é um sistema defasado na questão de segurança e compatibilidade. Uma pena pois ele era bastante superior em interface, integração com painel de controle e botão iniciar mais útil.

Se você burlar o sistema com a chave de outra pessoa, isso ainda configura como crime se ela não for transferida diretamente a você, então dos males o menor, simplesmente use o Windows 10 sem ativar pois irá funcionar normal. 

A Valve não dá mais suporte para Win7 nem 8 nem 8.1.

Apenas a partir do 10 há suporte, o que é um descaso para o consumidor que comprou por exemplo jogos que só rodam nessas versões (bully por exemplo não roda no Win10 sem mods).

Minha recomendação de loja é a GOG.

• Curtir 1
  • Coordenador
  • Solução
Postado

Olá, @Tseva.

Você deve esquecer o Windows 7. O suporte oficial da Microsoft para ele já foi encerrado, e, além de alguns programas também terem acompanhado (ou seja, cada vez menos desenvolvedores darão suporte a ele), ele se tornou inseguro:

Também tenho um carinho especial pelo Windows 7, que foi um dos sistemas mais belos e mais fáceis de usar já feitos. Contudo, ele realmente está "morto".

A recomendação é continuar usando o Windows 10 que você já tem e está ativado. Ele terá suporte até outubro de 2025. Após esse prazo, será importante trocá-lo para se manter seguro e para que os programas continuem funcionando (eventualmente ele terá o mesmo destino do Windows 7).

Sobre o MS Office, atualmente há, para Linux, opções como o OnlyOffice, que oferece interface semelhante e altíssima compatibilidade com os formatos da Microsoft. O mais clássico é o LibreOffice, mas a interface dele é um pouco diferente e, apesar da compatibilidade com formatos da Microsoft ser ótima, ainda há pontos onde o espaçamento, por exemplo, pode mudar um pouco.

Se você não gosta do Windows 11, pode usar uma distribuição Linux fazendo dual boot com Windows 11, usando ele o mínimo possível (apenas para contornar as limitações do Linux, como jogos com anti-cheat a nível de kernel, caso isso ainda não tenha sido resolvido até lá. Sendo bem sincero, pessoalmente eu jamais instalaria um jogo com esse tipo de malware mesmo no Windows, tendo em vista a enorme ameaça que representam para a segurança).

Em 21/08/2024 às 21:41, Necklace disse:

Apenas a partir do 10 há suporte, o que é um descaso para o consumidor que comprou por exemplo jogos que só rodam nessas versões (bully por exemplo não roda no Win10 sem mods).

Para esses jogos antigos, testá-los no Linux é interessante. Por conta da camada de compatibilidade do WINE, diversos jogos de Windows que não funcionam nas versões mais atuais (10 e 11) conseguem rodar normalmente no Linux. Outro ponto forte é a emulação de consoles. 😉

Postado
Em 23/08/2024 às 06:58, KairanD disse:

Sobre o MS Office, atualmente há, para Linux, opções como [...]

Quando ativei o Office na minha conta Microsoft (2017), as alternativas não eram boas o suficiente, mas hoje não faço questão de ter no PC. O office online é o suficiente para conferir como vai ficar no PC dos outros, mas usar nos computadores do trabalho é inevitável, não vou conseguir educar todos mos meus colegas sobre as vantagens de trocar de Office.

Em 23/08/2024 às 06:58, KairanD disse:

Se você não gosta do Windows 11, pode usar uma distribuição Linux fazendo dual boot com Windows 11, usando ele o mínimo possível [...]

Quando o suporte acabar, acho que vou ficar no windows 10 mesmo. A Microsoft "declarou guerra" com quem quer software sem propaganda e sem rastreamento, vou admiir derrota pegar minhas coisas e ir embora.

Já estou migrando pro Linux há uns 2 anos, eu ia usar esse Downgrade só para conseguir um Windows 100% offline, mas anticheat com acesso ao Kernel é poderoso demais para ficar com um Sistema tão inseguro.

Eu escolho usar distribuções que instalaria no computadores dos outros, antes de começar a migração, eu instalava Ubuntu ou Mint. Hoje estou estou com Kubuntu e com Zorin. O Zorin hoje é minha recomendação padrão, é muito fácil escolher a aperncia com apenas cliques do mouse esse tipo de liberdade nunca existiu em Windows ou em MacOS, sendo muito didatico sobre o poder que o usuario tem.

Obrigado aos envolvidos pelo desencorajamento, voltar pro Win 7 parecia arriscada demais para eu tentar fazer isso sem alguém confirmando que a ideia é boa 😄

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!